NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Feira de fumeiro, mas desta vez do Pingo Doce. Vale a pena?
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 3:53 am    Assunto: Responder com Citação

cheeseman escreveu:

...
Assim, se por acaso os encontrarem (e para quem não os conhece) podem apostar no Butelo (já aqui falado) e no Azedo (que é um chouriço de pão), já para não falar nas conhecidas alheiras (também as há de caça).
...

O Butelo deve ser consumido cozido?

E o Azedo, também deve ser cozido?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 4:25 am    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
O Butelo deve ser consumido cozido?

Sim! Isso eu sei...
Uma vez experimentei o Butelo. A "bola" tinha um aspecto agradável, mas passadas três horas ainda não estava lá muito cozida e o desespero atacou... Depois tinha tinha muitos ossos... Foi uma desilusão Sad Crying or Very sad !

Caro Cheeseman, descreva-nos a receita completa, não como se faz o Butelo, mas como se consome Very Happy !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Cheeseman, expliquei-me mal! Quando falei dos maranhos não me estava a referir à marca Bísaro! Wink

Aliás, não conheço aí em cima (não se esqueça que tenho origens aí em cima) enchidos parecidos aos maranhos!

Estes maranhos eram de Vila de Rei, se a minha memória não me engana! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah! Bem me parecia, caro Rui. Depois fiquei esclarecido, uma vez que arranjei o folheto da feira do modelo, em tudo idêntica à do continente (mas mais pequenina).
Mas é bom que saibam bem, porque de aspecto...

Relativamente ao butelo e ao azedo, caros falcão e paiva, o butelo, como já tinha referido é um enchido de ossos, com carne, ou vice-versa. Por isso convém trazer para casa aquele que menos "ossudo" se nos apresentar ao tacto (e mesmo assim vai ter ossos de certeza). Quanto à confecção, normalmente este enchido demora cerca de duas horitas a cozer (dependendo do tamanho e por isso não se devem comprar muito grandes, 2 punhos fechados juntos, mais ou menos) e devem ser cozidos em duas águas. Há também quem os coza na panela de pressão, e aí o tempo desce consideravelmente.

O ideal, como já tinha referido ao falcão, é acompanha-lo com cascas /casulas, que são vagens de feijão secas. Também há quem junte o butelo ao cozido à portuguesa e não destoa nada. Estas são as duas melhores (quanto a mim) formas de o comer. Este enchido é particularmente saboroso porque é feito com costela de porco e carne da suã (também do porco) que são das carnes com melhor paladar. O tempero joga também um papel muito importante (adoba).

Relativamente ao azedo, é um chouriço de pão (com a massa relativamente parecida com a da alheira) e com o formato de um salpicão grande. Este deve primeiro levar um ligeira cozedura e depois ser assado, de preferência na brasa (em alternativa no forno) até ao tostar exterior à vontade de cada um.
E não. Não fica como as alheiras e o paladar nem se assemelha.
Se os conseguirem encontrar experimentem e digam alguma coisa.
Possivelmente também não vai ser fácil encontrar as cascas (que praticamente só são usadas cá em cima).

Só a título de referência, o butelo estava na feira do model/continente a cerca de 7 euros o kg, aqui. Aí embaixo não sei como estará uma vez que estas coisas costuma ser substancialmente mais caras.

Mais alguma questão, digam.

Fiquem bem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Cheeseman, não posso deixar de lhe agradecer os intermináveis esclarecimentos que com toda a paciência nos tem dado sobre os enchidos de Trás-os-Montes.

Uma coisa é certa, despertou-me a curiosidade e a vontade de os experimentar, para além de me ter "educado" sobre o que são Butelos, Azedos, cascas...

Mais uma prova da vitalidade e do interesse deste fórum. O agradecimento extende-se ao Luís Paiva pela sua sugestão, sem a qual este fórum provavelmente não existiria.
cheeseman

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro falcão.
Nem pense em agradecimentos. Para trocar experiências é que existe este fórum e este site tão bem "gerido" (administrado) por si.
Acho que em deve agradecer somos nós por nos proporcionar um "local" onde possamos trocar estes "conhecimentos" e claro está "brincar" um bocadinho.
Bem haja.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
Mais uma prova da vitalidade e do interesse deste fórum. O agradecimento extende-se ao Luís Paiva pela sua sugestão, sem a qual este fórum provavelmente não existiria.

Que sirva para desconto dos meus pecados passados, porque após a existência deste fórum, os futuros serão bem maiores :BIG: !
falcao

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:

...
Que sirva para desconto dos meus pecados passados, porque após a existência deste fórum, os futuros serão bem maiores

Que frase tão enigmática... :lying: Question
mlpaiva

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2003 1:12 am    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
Que frase tão enigmática... :lying: Question

É bom que, no Deve e Haver com o Além, se levem a crédito as boas acções; e porque a gula é pecado... e tenciono continuar a pecar... :evilbat: !
joaquim

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2003 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Fui ao continente do Colombo e não consegui ver nenhum Butelo ou Azedo. A única coisa que vi foram linguiças de Vinhais (marca Bísaro) e outro enchido marca Bísaro que já não me recordo.

Será que já venderam tudo? Anda muita gente a ler este fórum?

Mas a feira pareceu-me aceitável. Pena ser no Colombo, sítio que detesto!
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2003 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

joaquim escreveu:
Fui ao continente do Colombo e não consegui ver nenhum Butelo ou Azedo.

Pois não, o Continente só tem Botelo!
É evidente que estou a brincar mas, quando vi no folheto uma grafia diferente fui "investigar". E é um facto que se usam as duas, quer em Portugal quer na Galiza.
Por outro lado, e não que vá a reboque do Prof. Marcelo, mas seria óptimo que, também neste site, se prestasse mais atenção à ortografia (e já agora à gramática e à semântica). Desculpem, fui educado num ambiente em que se chamava à atenção para o facto dos locutores da RTP não deverem dizer: "Senhores espectadores, não desliguem os vossos televisores", mas sim, "...os seus televisores..." (concordância na 3ª pessoa) Very Happy .

Por graça, transcrevo dois posts de outro fórum e no qual também participo:
- já agora alguem sabe como acabar com isso???? é k torna-se incomudante (esta palavra existe??? se existe como se escreve?).
- não sei se existe a palavra "incomudante" mas incomudo sei ke existe,

Wink Fikem bem Wink !
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.