NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

"Butelo" de Trás-os-Montes

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tiago Teles

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2003 7:40 am    Assunto: "Butelo" de Trás-os-Montes Responder com Citação

Um amigo meu transmontano trouxe-me umas especialidades regionais da sua terra, Mirandela. Tem um primo que montou uma "fabriqueta" de produtos regionais.
Não faltaram as alheiras, mas a surpresa foi o "Butelo". É uma espécie de enchido de carne de porco, com osso à mistura, temperado de uma forma fantástica. Do que eu percebi leva sal, louro e pimentão doce. O formato é em bola de rugby e este que comi pesava perto de 1 Kg.

A sua preparação é simples: cozer em água durante 1.30h. Mas quando vem para a mesa não lembra nenhum cozido.
Nunca tinha experimentado e nem sabia da sua existência. Alguém já provou?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2003 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Tiago,

Enquanto esteve fora, comentou-se o sucesso deste fórum!
"Pesquisar" é já uma ferramenta imprescindível! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Tiago Teles

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2003 2:01 am    Assunto: Responder com Citação

cheeseman escreveu:
Claro que sim. Farei o possível por contar tudo.
O Butelo com cascas é um prato tipicode fumeiro, aqui da região. O Butelo, em si, em um enchido feito com a bexiga do porco e "recheado", à semelhança dos chouriços, com carne em adoba, mas é carne com osso, partida aos bocados pequenos. A carne é da suã (uma das zonas do porco onde a carne é mais saborosa).
Este enchido é cozido (de preferência num pote, ao lume) e servido com as cascas. As cascas são vagens de feijão, secas e que na altura da confecção saõ demolhadas e cozidas também.
Mas o melhor mesmo seria vir cá emcima prova-lo. Não precisa de ser na feira do fumeiro de Vinhais... Cool
Entusiasme-se e venha por aí a cima. Very Happy

As minhas desculpas!!!! Embarassed
falcao

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2003 5:04 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Caro Tiago,

Pois é, o nosso amigo Tiago esteve fora e veja-se o que aconteceu. Será que me vai acontecer o mesmo? Wink
falcao

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2003 5:09 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Caro Tiago,

Pois é, o nosso amigo Tiago esteve fora e veja-se o que aconteceu. Será que me vai acontecer o mesmo? Wink
falcao

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2003 5:45 am    Assunto: Responder com Citação

Eu só posso pensar que o Butelo deve ser mesmo muito bom.

Este fim de semana o Tiago não se calava a dizer como o Butelo era mesmo muito bom... Laughing Farou-se de lhe descobrir virtudes. Confesso que fiquei ainda com mais curiosidade.

Alguém sabe onde se pode encontrar Butelo aqui para os lados de Lisboa?
Rui Miguel

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2003 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Falcão, havia Butelo no Modelo/Continente, por altura da feira dos enchidos e queijos. Não sei se haverá ainda alguma coisa, que valha a pena. Isto, porque geralmente estas cadeias não voltam a repor os produtos que aparecem nestas feiras Crying or Very sad ....nada melhor que ir ver o que ainda há! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2003 5:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Falcão:

Depois de tanto gabar as virtudes deste enchido, só me resta oferecer-me para lhe enviar um aí para Lisboa.
Se assim o quiser, envie-me uma mp com um endereço, que eu farei o possível para lhe desencantar um.

Fiquem bem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2003 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu caro Cheeseman, só lhe posso agradecer a sua disponibilidade e a sua simpatia. Penso que vou mesmo aproveitar a oportunidade!

Vou-lhe enviar a morada em mp e o Cheeseman faz-me então o favor de me enviar o Butelo à cobrança.

Obrigado!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.