NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Comidas detestáveis e tradição

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 3:25 pm    Assunto: Comidas detestáveis e tradição Responder com Citação

Não deixa de ser curioso que muitas das comidas e petiscos que damos por normais e legitímas são para muitos outros povos coisas perfeitamente repugnantes.

Primeiro exemplo clássico, o polvo! Para os portugueses em geral um petisco e algo de perfeitamente normal, para a maioria dos europeus (pelo menos os do Norte e de Leste) uma coisa absolutamente repugnante.

Pratos como cachola, sarrabulho também são repugnantes para outros. Moiras, morcelas, chouriços de sangue, a mesma coisa.

Por outro lado o mesmo acontece em sentido inverso! Imaginemos por exemplo o "Haggis", o prato nacional da Escócia! Basicamente não passa de estômago de cabra recheado com pulmões, rins, fígado, bexiga, coração e sangue e cozido lentamente por 7/8 horas... Pelo que me contaram só o cheiro é suficiente para...

Mais exemplos?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

A propósito de polvo, acabei de almoçar uma caldeirada de lulas (entre cefalópodes e decápodes, o diabo escolha...). Um pouco salée, mas bem deliciosa!
Um dos melhores pratos que me foi dado apreciar foi churrasco de polvo, nas Caldas das Taipas (Restaurante do Parque?). Absolutamente indescritível!!! E lembro-me de os ver apanhar na praia (Espinho, Granja, Aguda...) e, de imediato, virá-los do avesso e batê-los na rocha para "amaciarem"...

Sarrabulho, oh..., Ponte de Lima no Manuel Padeiro, Encanada...

Em outro tema,
Joao Paulo escreveu:
Mas não deixa de ser engraçado ver aqui outras pessoas ficarem horrorizadas de comer caracóis e ficarem ansiosos por comerem tripas.

É mesmo uma questão cultural.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Falcão, levantou um tema mt interesante!

Não há mt tempo, no canal Odisseia, vi um programa que fazia uma abordagem mt interessante aos hábitos de comida das pessoas por este mundo fora.

Mostrava os pratos mais horríveis que podemos imaginar, para um simples ocidental! Era as moscas, as formigas, as larvas, os macacos e tudo o que existe de repugnante para nós!

Mas o desenrolar do documentário estava tão bem feito que no fim fiquei com a sensação, tb, de nojo no que respeita à nossa comida: As hormonas, os lipidos, os glicidos em excesso, os óleos, comida em série, excesso de carne, o modo como os animais eram tratados, os acidentes cardiovasculares, as bebidas transformadas.....

Conclusão! É mesmo tudo uma questão de tradições!

O que será mais nojento uma vaca ou um macaco? Embarassed

Não vamos mais longe! A minha mulher olha com repugnância para as minhas queridas "tripinhas" ou "morcelas" e eu olho com nojo para os seus "caracóis" ou determinadas "migas".... Laughing Laughing

Na minha passagem pela Inglaterra, admito que a comida, não foi o que mais despertou curiosidade! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
...Um dos melhores pratos que me foi dado apreciar foi churrasco de polvo, nas Caldas das Taipas (Restaurante do Parque?). Absolutamente indescritível!!! E lembro-me de os ver apanhar na praia (Espinho, Granja, Aguda...) e, de imediato, virá-los do avesso e batê-los na rocha para "amaciarem"...
...

Churrasco de polvo??? E não saía assim um pouco "aborrachado"?
Nunca tal tinha ouvido!

As coisas que se aprendem!
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
...Na minha passagem pela Inglaterra, admito que a comida, não foi o que mais despertou curiosidade! Wink

A gastronomia local não é realmente brilhante, mas hoje, Londres é uma das cidades com a culinária mais interessante da Europa. A chamada cozinha de fusão, levada por vários "chefs" do hemisfério Sul, nomeadamente australianos.

Uma espécie de mistura de cozinha ocidental, com cozinha asiática (sobretudo tailandesa, chinesa e japonesa na apresentação) e algumas ligeiras incursões locais.
E já existem vários restaurantes com estrelas Michelin. Agora os preços... Crying or Very sad
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 4:30 pm    Assunto: Responder com Citação

A ilha de Malta, foi talvez o sitio por onde passei em que a comida era mais agradável e com equilibrio entre todos os componentes.... com um vinho muito agradável! Será dos ares do Mediterraneo? Wink

Agora a Inglaterra, my lord....!Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
A ilha de Malta, foi talvez o sitio por onde passei em que a comida era mais agradável e com equilibrio entre todos os componentes.... com um vinho muito agradável! Será dos ares do Mediterraneo? Wink ...

Provavelmente ajuda... Wink
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
... Churrasco de polvo??? E não saía assim um pouco "aborrachado"?...

De todo!!! Era um simples tentáculo com cerca de 4 ou 5 cm de diâmetro na sua parte mais grossa e 20 ou 30 cm de comprimento, acompanhado de batata e verdura cozidas. O simples espetar e rodar o garfo era suficiente para o abrir e separar as "fibras". Divinal, uma coisa do outro mundo Very Happy ! Foi o único restaurante onde pude apreciar este prato; voltarei lá só para saber se ainda o confeccionam.
Outro, era a habitual vitela assada no forno, prato típico da região.

Ai, a cozinha do Minho... e, como dizia o Miguel Esteves Cardoso, a minhota, mulher de corpo inteiro...
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2003 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Voltando à Inglaterra, fiquei com a sensação que a moda, por lá, era a comida oriental e onde os vegetarianos são cada vez mais! Crying or Very sad

Porque será? Confused

Da primeira vez que lá estive, tive a oportunidade de fazer compras em supermercado (era estudante na UWE) e reparei que na carne e no peixe que se vendia!

Tudo muito artificial, tudo preparado, tudo embalado, um pouco americano! Sad

E se continuasse por lá, quase tenho a certeza de que me tornava vegetariano (sem sentido prejurativo)! Wink
Aliás, na comunidade estudantil da Universidade em que me encontrava, havia uma enorme corrente de adeptos da "filosofia hindu"!Confused

Em Gales, a coisa melhorou um pouco devido às carnes grelhadas! Cool

A cerveja era coisa que nunca faltava, "aquele peixe frito com batatas fritas e cerveja.........." Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
falcao

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2003 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
... Da primeira vez que lá estive, tive a oportunidade de fazer compras em supermercado (era estudante na UWE) e reparei que na carne e no peixe que se vendia!

Tudo muito artificial, tudo preparado, tudo embalado, um pouco americano! Sad ...

Conheço melhor a realidade americana, e essa é na maioria dos casos desoladora. A maioria dos supermercados só vende carne congelada em preparações industriais, secção de carnes embaladas é geralmente minúscula.

Mas há boas excepções, e as mercearias de sucesso e luxo têm produtos, variedades e exposições de deixar água na boca!

É um país de extremos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.