NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Angulas

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 2:24 pm    Assunto: Angulas Responder com Citação

Quem conhece tal "delicatessen"?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Se é o que eu penso, suponho que sejam enguias muito pequeninas às quais os Espanhois chama "la gula" e mais comunmente conhecida como "la Gula del Norte", não?

De qualquer das formas, se é isto, faz parte do meu fundamentalismo gastronómico (tal como os caracóis) e não obrigado. Dizem que é uma delícia e só tenho ouvido maravilhas de tal pitéu.

Pela minha parte, continuo na minha (só o aspecto...)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

São efectivamente micro-enguias de 4/5 cm de comprimento, bem conhecidas especialmente na Galiza (também como angulas).

Aceito que os dois olhinhos na cabecinha possam ser desmotivantes mas, não é por isso (caro Cheeseman), que não é dos meus petiscos favoritos. Só que... não sou habitué. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação

No estuário do Tejo, mais precisamente em Alcochete, ainda existem algumas pessoas que se dedicam à captura destas enguias em fase quase larvar... Sad

Apesar de ser proibida a sua captura, porque estamos em zona de estuário, onde este funciona como maternidade para esta espécie! :twisted:

No entanto, é uma mina de ouro para estes captores, que a vendem para Espanha.

Mas aqueles olhinhos.... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso mesmo Cheeseman. E o Luís Paiva descreveu-as perfeitamente.

Deliciosas, embora também admita facilmente que podem não ser a coisa mais bonita do mundo... Rolling Eyes

E também não fazem propriamente parte do meu menu habitual, quanto mais não seja pelo seu elevadíssimo preço! Além de que as coisas boas também devem manter um certo factor raridade, precisamente para manterem uma certa aura de mistério e de desejo...
A pior coisa que há é banalizar os grandes ingredientes/produtos da gastronomia.
Angelo

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2003 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

cheeseman escreveu:
Se é o que eu penso, suponho que sejam enguias muito pequeninas às quais os Espanhois chama "la gula" e mais comunmente conhecida como "la Gula del Norte", não?...

Cuidado com a confusão entre gulas e angulas, sobretudo nas embaladas em latas. É que Gulas são coisas artificiais feitas daquela coisa que parece farinha (delicias do mar) chamada surimi e angulas são mesmo as enguias minusculas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.