NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Tradições Pascais

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2003 10:21 am    Assunto: Tradições Pascais Responder com Citação

Quais são as tradições gastronómicas tradicionais da Páscoa. Todos conhecemos o tradicional Borrego ou Cabrito assado do dia de Páscoa. Mas o que é que se come mais? Que outras tradições gastronómicas existem? E nas vésperas do dia de Páscoa?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2003 11:50 am    Assunto: Responder com Citação

Uma das de cá de cima, e ao contrário do do Alentejo (segundo o Alentejano), é o folar. Tradicional e imprescindível na Páscoa, esta iguaria (para quem a aprecia) assemelha-se a uma "mimosa" (não sei se sabem o que é) mas recheada com carne de fumeiro (chouriço, salpicão presunto e carne gorda).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2003 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

O Folar transmontano é famoso e conhecido, penso que em todo o país. Infelizmente cá por Lisboa penso que não temos acesso à versão original, mas apenas a sucedâneos mais simples.

A "mimosa" é que já não conheço. Calculo que não esteja a referir-se à flor, meu caro Cheeseman.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Sáb Abr 19, 2003 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação

As mimosas são "exemplares" mais pequenos dos folares, mas sem a carnee com um formato diferente. Em suma, são feitas apenas da mesma massa do folar. São normalmente (nesta época) consumidos na Sexta-feira Santa, uma vez que não se come carne (jejum e abstinência).
Suponho que o nome terá alguma coisa a ver com a flôr, uma vez que são da mesma cor (devido aos ovos, normalmente caseiros).

Boa Páscoa.
Angelo

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2003 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação

O Folar normalmente era a recompensa por mandar "rezar".

Mais alguém fazia o "enganchar, enganchar para no dia de Páscoa mandar rezar"? Será que ainda existe?
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2003 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

As minhas tradições andam muito perto das do Cheeseman! O Folar, com muito salpicão, chouriça, presunto e carnes gordas, como muito bem disse o Cheeseman! Apesar, de já viver alguns anos na zona de Lx, os meus pais e eu sempre tentámos preservar a tradição lá de cima! Wink

O cabrito e/ou borrego (mas pequeno) assado em bom forno, nunca falta, acompanhado com um bom esparregado de nabias! Laughing

As sobremesas, andam muito à volta das tijeladas, leite creme, arroz doce, matrafões, borrachões, mas tudo feito pelas mulheres da família! Laughing
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2003 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Angelo, sinceramente não percebi nada da sua mensagem. Se quiser ter a amabilidade de me explicar melhor... Embarassed

Cumprimentos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.