NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Uma nova cozinha portuguesa
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
João Geirinhas

MensagemEnviada: Seg Mai 05, 2003 6:23 pm    Assunto: Nova cozinha portuguesa Responder com Citação

Rui Miguel escreveu
Citação:
Ooops, já estou a falar de tradição

Eu concordo com as observações do Falcão mas gostaria de precisar que nade me move contra a tradição. Tem todo o mérito o esforço feito por muitos para inventariar essas tradições gastronómicas e dou todo o mérito aos restaurantes que fazem as suas próprias pesquisas e recolhas baseadas nas tradições populares da sua zona, por exemplo. Muitos e valiosos pratos perder-se-iam irremediavelmente se não tivesse havido esse esforço de recolha. Lembro-me por exemplo do saudoso chefe Zeferino e da obra exemplar que ele fez neste domínio no Cortiço em Viseu.

Posto isto, defendo também firmemente que a oferta gastronómica de um país será muito pobre e bastante limitada se se resumir à repetição acritica (e acéfala) da mesma receita vezes sem conta. Uma receita deve ser reinventada continuamente, construida e descontruida, permitindo a afirmação da criatividade de cada cozinheiro. Se essa criatividade se se manifestar numa nova interpretação dos nossos sabores tradicionais, é a prova que temos uma gastronomia viva e não apenas um museu.

Vejam os exemplos pujantes da nova gastronomia espanhola e italiana, só para dar dois exemplos bem próximos de nós. Inovação, criatividade, originalidade nas soluções, beleza na apresentação mas ao mesmo tempo respeito pelos sabores e aromas tradicionais. Por isso acumulam estrelas Michelin enquanto nós, as poucas que temos, são de restaurantes franceses ou aparentados e que ainda por cima não reunem os favores dos portugueses que «gostam de comer bem»
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Seg Mai 05, 2003 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Tema bem largo e cujo debate espero não fique por aqui, ia precisamente, numa curta thread em hora de lanche, questionar as diferenças que os participantes acham que existe ou devia existir entre (um)a cozinha tradicional e (um)a nova cozinha portuguesa bem como aclarar a diferença entre a cozinha tradicional e a dita tradicional e entre a nova cozinha e a dita...

João Geirinhas, entretanto, respondeu. Parabéns pela largueza e clareza.

PS: Não tão seguro que as estrelas Michelin reflictam o que seria (ou não) suposto reflectirem. Confused
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2003 10:08 am    Assunto: Re: Um nova cozinha portuguesa Responder com Citação

falcao escreveu:

Imagine só a heresia que deve ter sido a primeira vez que alguém se "lembrou" de juntar míscaros com o cabrito. Ou de juntar amêijoas à carne de porco!
Será que na altura alguém gritou que a carne de porco devia continuar a ser comida apenas com batatas porque era essa a tradição? Ou que a junção de amêijoas não passava de uma modernice, de um crime, de um atentado ao património culinário? Wink

Caro Rui Miguel, desculpe, não me leve a mal a brincadeira, mas não consegui resistir! Wink Very Happy Cool

Falcão, esta foi bem metida e deixou-me sem palavras! Em tertúlia com amigos, as brincadeiras não são levadas a mal. Razz Wink

Já agora e dentro da linha que o Falcão disse, que terão pensado os meus antepassados quando substituíram a castanha pela batata na confecção de muitos pratos, pelo interior norte do nosso país! Rolling Eyes Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Angelo

MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2003 4:57 pm    Assunto: Re: Nova cozinha portuguesa Responder com Citação

João Geirinhas escreveu:
Eu concordo com as observações do Falcão mas gostaria de precisar que nade me move contra a tradição. Tem todo o mérito o esforço feito por muitos para inventariar essas tradições gastronómicas e dou todo o mérito aos restaurantes que fazem as suas próprias pesquisas e recolhas baseadas nas tradições populares da sua zona, por exemplo. Muitos e valiosos pratos perder-se-iam irremediavelmente se não tivesse havido esse esforço de recolha.

Inteiramente de acordo. A tradição por si só não é uma desgraça. Só o é se a tradição se resumir a ser um entrave ao desenvolvimento.
E a cozinha regional não deve ser rejeitada ou esquecida. Tem o seu lugar e faz parte da nossa memória colectiva.

João Geirinhas escreveu:
Posto isto, defendo também firmemente que a oferta gastronómica de um país será muito pobre e bastante limitada se se resumir à repetição acritica (e acéfala) da mesma receita vezes sem conta. Uma receita deve ser reinventada continuamente, construida e descontruida, permitindo a afirmação da criatividade de cada cozinheiro. Se essa criatividade se se manifestar numa nova interpretação dos nossos sabores tradicionais, é a prova que temos uma gastronomia viva e não apenas um museu.

Mais uma vez concordo inteiramente. Tradição pode rimar com inovação. E como o Joaó Geirinhas disse basta ver o exemplo espanhol para percebermos que isso é possível.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.