NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Como se come nas Pousadas de Portugal?

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rui Miguel

MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2003 4:05 pm    Assunto: Como se come nas Pousadas de Portugal? Responder com Citação

Que opinião tem da qualidade da(s) cozinha(s) praticadas nas Pousadas de Portugal?

Têm sido veículos de inovação?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2003 4:41 pm    Assunto: Re: Como se come nas Pousadas de Portugal? Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
Que opinião tem da qualidade da(s) cozinha(s) praticadas nas Pousadas de Portugal?

Caro Rui Miguel

A qualidade da cozinha nas Pousadas de Portugal é muito boa em algumas , boa noutras e menos boa noutras , pois como deve saber são cerca de 40 .
Tem sido uma empresa que muito tem feito pela gastronomia Portuguesa , pois tem-na divulgado por esse mundo fora e muito bem .
Em algumas Pousadas ( muitas) em virtude dos edificios , as cozinhas não estão muito bem situadas ou seja no mesmo piso do Restaurante
o que dificulta muito a qualidade da refeição.
Tem sido uma empresa que tem apostado fortemente na gastronomia regional , e ultimamente para melhorarem a qualidade e inovação , sei que têm contratado o Ilustre Chefe Joaquim Figueiredo , que tem melhorado bastante o serviço de cozinha , tanto na qualidade , como na apresentação da gastronomia regional .

Saudações gastronómicas

MMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Sáb Mai 24, 2003 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Rui, a pergunta faz todo o sentido. As pousadas podem ser excelentes veículos de promoção regional, neste caso na sua vertente gastronómica. Será que as pousadas cumprem este quesito? Nem todas.

Mas em boa hora foi decidido "dar uma volta" à questão, através da contratação do Joaquim Figueiredo, como o Miguel de Melo Breyner referiu. Claro que a necessária renovação é demorada, e não é tarefa fácil. Mas, ao ritmo de uma pousada por mês (mais coisa menos coisa), o Joaquim Figueiredo tem mudado mentalidades, práticas e conceitos. Uma das alterações visíveis é o empratamento.

Boas novas, portanto!

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Joao Paulo

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2003 11:15 am    Assunto: Re: Como se come nas Pousadas de Portugal? Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:

Poucas, muito poucas! A pergunta foi muito bem lançada. E não é só na gastronomia que muitas pousadas têm de melhorar muito, é também (ou sobretudo) no vinho.
Algumas das cartas têm vinhos sem data de colheita, o serviço é fraco e desconhecedor, e os copos a miséria do costume. Formação urgente precisa-se.

As pousadas são do melhor e mais tradicional hotelaria que temos, atraem um tipo de cliente que nos interessa, conhecedor, culto, e depois não temos estruturas de apoio à altura da hotelaria. A gastronomia aparentemente está a ser revista num esforço a louvar. E os vinhos e respectivo serviço, também estão a ser revistos?

PS. Caro Rui Miguel, já estava com saudades de ler as suas opiniões que muito prezo, tem andado desaparecido.
Rui Miguel

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2003 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

Levantei esta questão das pousadas de Portugal, porque recentemente fui almoçar à Pousada de S.Filipe!?! Almoço, este que foi extremamente caro e de uma qualidade que me indignou! O chef deve-se ter esquecido da importância do paladar, do sabor da comida e apostou essencialmente da apresentação. Coisas muito bonitas, mas de fraco sabor, muito pouco complexas. Mas não é a primeira vez que isto me acontece, alguns anos, fui muito mal servido na Pousada do Castelo de Palmela...também muita apresentação e pouco sabor.
Fico com a ideia que essencialmente pagamos, apenas, serviço, que não é nada de especial, porque a comida e a sua confecção deixam muito a desejar! Nem vale a pena falarmos dos preços.....escandalosos para o que nos servem!

Tenho uma lembrança positiva da Pousada de Guimarães!

É pena porque a clientela que vai a estes lugares, detém alguma capacidade económica! Mas se calhar apenas isto! Será que ficam contentes com aquilo que comem e bebem?????? Aliás, dinheiro nunca foi sinómino de cultura....não é verdade?

E isto leva-nos a outro assunto: Seremos bem servidos, gastronómicamente,. nas zonas de maior afluência turística no nosso país?
Eu acho que NÃO! Uma vergonha....

P.S. João Paulo, por vezes, a vida leva-nos para longe das coisas boas .... !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2003 12:27 pm    Assunto: Re: Como se come nas Pousadas de Portugal? Responder com Citação

Joao Paulo escreveu:
Rui Miguel escreveu:

Poucas, muito poucas! A pergunta foi muito bem lançada. E não é só na gastronomia que muitas pousadas têm de melhorar muito, é também (ou sobretudo) no vinho.
Algumas das cartas têm vinhos sem data de colheita, o serviço é fraco e desconhecedor, e os copos a miséria do costume. Formação urgente precisa-se

Caro Joao Paulo

Não posso concordar com o que diz , pois a melhoria na qualidade gastronómica tem-se verificado desde há já alguns anos .
Quanto aos vinhos , já foram substituidos os copos por outros melhores , com mais capacidade ,( embora não concorde muito com a grande influencia que os copos poderão ter na qualidade do vinho) e sei que uma das grandes preocupações tem sido a carta de vinhos onde os mesmos estão datados , e sei tambem que reveram a politica de preços nos vinhos , tendo baixado os preços dos mesmos . Ainda este fim de semana , na Pousada dos Loios em Evora , pude degustar um excelente almoço , já depois do trabalho efectuado pelo grande Chefe Joaquim Figueiredo . Na carta de vinhos notei que o Pera Manca 1997 estava marcado a 75€ , o que em relação aos restantes restaurantes de categoria inferior está bastante mais barato .
Quanto a formação também sei que tem sido uma grande aposta desta empresa , o problema está é que hoje em dia as pessoas recusam-se a trabalhar aos fins de semana , feriados etc ,havendo cada vez mais dificuldades para se conseguir profissionais de hotelaria e restauração . No entanto temos muitos desempregados , provavelmente a receberem subsidios , optando por não trabalharem .
Note que não trabalho nas Pousadas de Portugal , trabalho na concorrencia .

Saudações Gastronómicas

MMB
mlpaiva

MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2003 3:48 pm    Assunto: Re: Como se come nas Pousadas de Portugal? Responder com Citação

Miguel de Melo Breyner escreveu:
... Quanto aos vinhos , já foram substituidos os copos por outros melhores , com mais capacidade ,( embora não concorde muito com a grande influencia que os copos poderão ter na qualidade do vinho)...

Se me permite, caro MMB, uma pequena saillie, os copos não têm influência na qualidade do vinho, mas na sua apreciação.

E é inevitável a comparação com a minha primeira paixão: a audiofilia. Concordará que um dos contornos da apreciação do conteúdo de um mero disco de plástico de 12cm de diâmetro passa pela sua reprodução; há aparelhagens de hi-fi que, miraculosas ou assassinas, podem perverter completamente o seu conteúdo... 8)

Quanto às pousadas, só conheço praticamente a de Dom Diniz, em V. N. Cerveira e a do Castelo de Palmela Embarassed - há já alguns anos e sem grandes razões de queixa... É que sou mais cliente de Paradores...

PS: A Estalagem de Santa Cruz na Horta não pertence às Pousadas de Portugal, pois não? De qq modo, recomendo-a vivamente! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.