NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Reservas estranhas

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Outros Temas
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
tombalobos

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2007 4:39 pm    Assunto: Reservas estranhas Responder com Citação

Meus caros,

Tenho recebido reservas por mail deste género,

O que vos parece????? Confused Confused Confused

Hello Mister and Madam,

My name is Mr FRANCIS ROUVIERER manager of IVOIRE SHOP 2000 in IVORY COAST AND I'ld like to make a reservation in your restaurant for a important business reception the 15TH march 2007 , and I'ld like to know if you can receive us this day .

We are 20 persons

In this case make me a proposition of menu for this reception for 20 persons .

My budget for this event is 4000 euros and i want to book 2 hours for the lunch start at midday .

Please tell me if you have a credit card machine to charge on my credit card the total amount of 4000 euros for the reservation .

Thank you for all and i'm waiting for your reply !
regards

FRANCIS ROUVIERE
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2007 5:02 pm    Assunto: Responder com Citação

tombalobos escreveu:
Meus caros,

...................

Tombalobos, isso é spam.

Veja este link:

http://www.gamberorosso.it/cgi-bin/ib3/ikonboard.cgi?act=ST;f=25;t=77940;&#top
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tombalobos

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2007 8:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara Margarida

Obrigada pela dica.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
jms

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2007 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Viva tombalobos!

Eu conheço outros casos também com restaurantes (há outros mais genéricos, envolvendo quase sempre oriundos de Costa do Marfim, Nigéria, sempre envolvendo o conto vigário).

Um que me estou a lembrar e que um amigo dono de um restaurante me contou tinha a ver com uma recepção a propósito de um casamento em França (ele de origem africana, ela de origem portuguesa, perto da Guarda) e da apresentação do noivo à família da noiva. A verba era mais ou menos a mesma, o número de pessoas também. A referância ao cartão de crédito idem.

Com a evolução da "conversa", de repente o assunto passou para a compra em POrtugal de 20 ou 30 telemópveis a enviar já não sei se para França, se para o país de origem do fulano....

Mais que spam, é algo mais parecido com conto do vigário! o melhor é fazer delete

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
tombalobos

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro jms,

Penso que 4000 euros para um jantar de 20 pessoas teria que ir de propósito á trago buscar uns bons vinhos. Já agora em tom de brincadeira o que aconselhava?
jms

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2007 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

tombalobos escreveu:
Caro jms,

Penso que 4000 euros para um jantar de 20 pessoas teria que ir de propósito á trago buscar uns bons vinhos. Já agora em tom de brincadeira o que aconselhava?

E podia levar muitos vinhos, que aqui eles são baratos... Cool

Bem, como o orçamento não é apertado podiam servir-se dois vinhos por prato e assim envolver os clientes na apreciação da comida e da bebida e na sua interacção...

Pomposo, hem? Wink

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
Paulo Ramos

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Atenção que também está a acontecer (com o mesmo tipo de situação inicial) o cliente ficticio efectuar um pré-pagamento através de um numero de cartão de credito e mais tarde anular o evento pedindo a devolução do valor para uma conta bancária.... Cartões desviados claro...
Luis Camisão

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2007 3:04 pm    Assunto: Re: Reservas estranhas Responder com Citação

tombalobos escreveu:
Meus caros,

Aconselho-o vivamente a ler isto:

http://www.policiajudiciaria.pt/htm/noticias/cartas_nigeria.htm
tombalobos

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2007 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado,

Sinto-me mais aliviado, de facto as propostas são realmente aliciantes e tentadoras, mas, fica-se de pé atrás e procura-se ajuda não vá o diabo tecelas, e lá está, o diabo estava mesmo á espreita.

Um grande abraço e um obrigado pelas informações
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Amigo

Há cerca de 2 anos cai nesta numa história desta conscientemente para ver o que dava.

Recebi um e-mail de um Senhor com nome Francês que se encontrava na Costa do Marfim que me pedia 10 quartos duplos por 10 noites bem como refeições para todos os dias. Reserva fantástica em plena época baixa. Aceitei a reserva e pedi um numero de Cartão de Crédito para a garantir bem como autorização para debitar o Cartão pela totalidade da reserva (18.000 Euros). Recebi um e-mail de resposta a confirmar a reserva e pediam-me que lhes comprasse 20 telemoveis topo de gama da Nokia para estarem disponiveis à chegada do grupo para distribuirem aos participantes da viagem.

Mandaram-me 8 numeros de Cartões de Crédito com os respectivos codigos de segurança para fazer o débito total dividido pelos 8 cartões. Entrei em contacto com a Unicre que me pediu para fazer o débito para os tentarem assim apanhar. Fiz o débito e 1 semana antes da chegada do grupo cancelaram a reserva e pediram-me se enviaria os telemoveis para um enedereço postal em França. Claro está que os nºs dos cartões eram de cartões roubados recentemente e alguns até ainda passavam na máquina.

O Golpe é sempre o mesmo eles reservam e pedem para lhes ser comprada uma mercadoria e a mesma ser-lhes enviada.

O ultimo que recebi foi este igualizinho ao teu com mesmo nome e tudo:

Citação:

----- Original Message -----
From: Francis Rouviere
To: francis.rouviere@gmail.com
Sent: Thursday, March 08, 2007 2:27 PM
Subject: RESERVATION

Hello Mister and Madam,

My name is Mr FRANCIS ROUVIERER manager of IVOIRE SHOP 2000 in IVORY COAST AND I'ld like to make a reservation in your restaurant for a important business reception the 15TH march 2007 , and I'ld like to know if you can receive us this day .

We are 20 persons

In this case make me a proposition of menu for this reception for 20 persons .

My budget for this event is 4000 euros and i want to book 2 hours for the lunch start at midday .

Please tell me if you have a credit card machine to charge on my credit card the total amount of 4000 euros for the reservation .

Thank you for all and i'm waiting for your reply !
regards

FRANCIS ROUVIERE
francis.rouviere@gmail.com

af

MensagemEnviada: Sáb Mar 17, 2007 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:

O Golpe é sempre o mesmo eles reservam e pedem para lhes ser comprada uma mercadoria e a mesma ser-lhes enviada.

Como é muito difícil combater este tipo de actividade, na Net há um grande movimento quase de guerrilha chamado Scam Baiting, contra os Scammers (o nome dado a este tipo de fraude)

http://en.wikipedia.org/wiki/Scam_baiting

Resumidamente passa por enganar os próprios scammers, fazê-los perder tempo e até humilhá-los pedindo-lhes fotografias insólitas para validar a autenticidade das fotografias de documentos de identificação que os scammers muitas vezes enviam, como podem ver aqui nesta galeria:

http://www.419eater.com/html/trophy_room101.htm
http://www.419eater.com/html/hall_of_shame.htm

Muita gente fica dias ou semanas a negociar (no gozo) com eles e acaba por lhes enviar os telemoveis, por exemplo, latas de sardinha ou tijolos em vez dos telemóveis, ou portáteis feitos de cartão, como por exemplo este belo Powerbook

http://www.zug.com/pranks/powerbook/

Quase todas as empresas que têm sites de comércio de equipamentos electrónicos (Informática, TV's, Plasmas, telemóveis, Ipod's, etc) recebe imensas propostas de negócio fraudulentas.

Mas já há quem tenha construído sites fictícios só para enganar os scammers, como por exemplo, a marca ANUS LAPTOPS, que vende vários modelos de portáteis, o ANUS XL e o ANUS XXL Very Happy
http://anuslaptops.com/

Muitos destes Scam Baiters são verdadeiras estrelas na Net tal a quantidade de scammers que humilham, geralmente os seus feitos são relatados em forums como este:

http://www.thescambaiter.com/forum/showthread.php?t=8970
http://www.tfproject.org/tfp/showthread.php?t=105805
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Outros Temas Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.