NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Manteiga empacotada , sim ou não ?

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 10:02 am    Assunto: Manteiga empacotada , sim ou não ? Responder com Citação

Carissimos

Uma vez que este forum é frequentado por muitos profissionais de hotelaria e restauração , assim como muitos consumidores diria chamados de opinion leaders , gostaria de lhes colocar a seguinte questão :
Normalmente nos restaurantes por onde passei (dirigi) coloco sempre no couvert azeite e manteiga empacotada , alem de outros acepipes .
Nas crónicas de criticos gastronómicos vejo sempre apontado como factor negativo o facto da manteiga ser empacotada .
Bem sei que a manteiga empacotada não deve nada à beleza , mas em minha opinião é muito mais fiável e segura para o consumidor .
Qual a vossa opinião sobre este assunto ?

Saudações Gastronómicas

MMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Miguel

A actual legislação comunitária, por razões de higiene e segurança obriga a que a manteiga seja servida embalada. Concordo consigo que estéticamente é pavoroso, mas é a maneira mais higiénica de a servir. Todos os criticos gastronómicos " marram" com a manteiga empacotada razão pela qual alguns establecimentos (entre os quais me incluo) torneiam a lei, e desempacotam-na na altura de a servir.
Mas concordo consigo a manteiga empacotada é muito mais higiénica.

Outra situação identica é a do açucar. A actual legislação proibe os açucareiros e obriga a pacotes, o que também é em minha opinião muito feio, mas... legislação comunitária "dixit"

Um abraço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Talvez não seja higiénico e sanitário, mas confesso que também prefiro que a manteiga não venha empacotada!

Mas na verdade, na verdade, prefiro mesmo que em vez de simples manteiga me sejam proporcionados outro tipo de entrantes. Abaixo a ditadura da manteiga!
Porque não antes um paté (a Charcutaria tem um paté de muito bom nível), uma mousse de beringelas, uma pasta de azeitonas ou qualquer outra coisa menos sensaborona que a simples manteiga?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 2:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Falcão

Aqui além de 3 qualidades de pão, de manteiga, de azeite, todos os dias oferecemos um "amuse gueule" diferente.
filsant

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro José Tomáz

se alguma dúvida tinha, agora tenho a certeza, tenho de passar por aí.... Razz
Confesso não ter azeite, mas de resto em tudo similar no princípio de bem servir, cá chamamos "bouche" à "gueule" .... Wink
Já agora, ainda me lembro aos inúmeros argumentos a favor e contra a cobrança do famoso "couvert", decidimos não cobrar, como também não cobramos os "petits fours" a acompanhar o café... Very Happy
saudações

Filsant
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
...Mas na verdade, na verdade, prefiro mesmo que em vez de simples manteiga me sejam proporcionados outro tipo de entrantes. Abaixo a ditadura da manteiga!
Porque não antes um paté (a Charcutaria tem um paté de muito bom nível), uma mousse de beringelas, uma pasta de azeitonas ou qualquer outra coisa menos sensaborona que a simples manteiga?

Caro Falcão, já provou o pâté de azeitonas da Júlia Vinagre? É do outro mundo...

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Caro Falcão

Aqui além de 3 qualidades de pão, de manteiga, de azeite, todos os dias oferecemos um "amuse gueule" diferente.

Caro JTMB, o que nos espera na ressaca do 4th of July i.e. the 5th ?
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Paiva

A entrada vai ser Mousse de 3 pimentos com queijo fresco. A Sobremesa vai ser um Gaspacho de morangos. Ainda não pensei no prato principal.

Concorda?
mlpaiva

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Paiva

A entrada vai ser Mousse de 3 pimentos com queijo fresco. A Sobremesa vai ser um Gaspacho de morangos. Ainda não pensei no prato principal.

Concorda?

Como não? Confio plenamente, caro JTMB, que será uma noite memorável!

Mas a "cusquice", sabe como é... Smile Wink
Pedro Conde

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2003 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Caro Falcão, já provou o pâté de azeitonas da Júlia Vinagre? É do outro mundo...

Caro Paiva,
concordo completamente consigo, o pate de azeitonas da Julia Vinagre e algo inesquecivel.
Quanto ao acucar, e porque tenho responsabilidades no ramo, se os restauradores o desejarem podem ter saquetas mais apraziveis a vista (admito que nada e comparavel a um bonito acucareiro), e claro que isso depende do custo bem como pode depender do acordo que tem com os vossos fornecedores de cafe, mas isso ja e outra questao.
(como repararam continuo sem possibilidades de honrar a gramatica Portuguesa por forca dos teclados no UK, as minhas desculpas...
falcao

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2003 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Conde escreveu:
mlpaiva escreveu:

Caro Paiva,
concordo completamente consigo, o pate de azeitonas da Julia Vinagre e algo inesquecivel...

E lá aparece outro a concordar com a excelsa qualidade da pasta de azeitonas da Júlia Vinagre!

Angelo

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2003 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Falcão

Prova o que um restaurante deve fazer. O uso sistemático da manteiga (em pacote ou fora do pacote) apenas revela total falta de imaginação, falta de investimento na cozinha, tentativa de baixar o custo colocando um produto sem valor acrescentado para o cliente.

Pode-se comparar o uso de manteiga em pacote ao uso de batatas fritas congeladas. Não há valor acrescentado do restaurante, apenas se limita a abrir (ou nem isso) o mesmo produto que compro no supermercado. É pouco. S e quiserem usar manteiga, em optem por exemlo por aromatizar a manteiga, como faz o Meson Andaluz ou alguns outros. Mas concordo com o Falcão, experimentem outras coisas. Por amor de deus, é tão fácil fazer patês de milhares de coisas, animais e vegetais, basta querer!

Mas é muito mais fácil e barato limitar-se a comprar pacotes de manteiga. Evil or Very Mad
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2003 10:10 am    Assunto: Responder com Citação

Angelo escreveu:

Prova o que um restaurante deve fazer. O uso sistemático da manteiga (em pacote ou fora do pacote) apenas revela total falta de imaginação, falta de investimento na cozinha, tentativa de baixar o custo colocando um produto sem valor acrescentado para o cliente.
Pode-se comparar o uso de manteiga em pacote ao uso de batatas fritas congeladas. Não há valor acrescentado do restaurante, apenas se limita a abrir (ou nem isso) o mesmo produto que compro no supermercado. É pouco. S e quiserem usar manteiga, em optem por exemlo por aromatizar a manteiga, como faz o Meson Andaluz ou alguns outros. Mas concordo com o Falcão, experimentem outras coisas. Por amor de deus, é tão fácil fazer patês de milhares de coisas, animais e vegetais, basta querer!
Mas é muito mais fácil e barato limitar-se a comprar pacotes de manteiga. Evil or Very Mad

Caro Angelo

Há aqui alguma confusão , eu se coloco manteiga( e disse que não colocava apenas manteiga ) é porque alem de tudo o que nós colocarmos nas mesas , normalmente o cliente quer sempre tambem manteiga .
A questão que coloquei é que não entendia a critica dos gastrónomos no facto de a manteiga ser empacotada , em vez de vir desempacotada , independentemente de colocar mais ofertas na mesa ( patês , .....etc etc etc)

Saudações Gastronómicas

MMB
pepe

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2003 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Infelizmente tenho estado ausente do fórum por estar carregado de trabalho. E ainda pior, o caso vai continuar nas próximas semanas. Tenho enormes saudades da disponibilidade de acesso ao site, mas melhores tempos virão.

Quanto a este tema, sou dos incondicionais da manteiga desempacotada. E sou dos que gostam da manteiga aromatizada.

Bem sei que não faz parte da pergunta inicial, mas concordo com o Falcão e outros quando "reclamam" outros tipos de entradas. Temos de diversificar. Como o JTMB disse, o azeite é uma óptima alternativa e uma boa "modernidade".
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.