NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Cartas de restaurante e sugestões de vinho

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 12:13 pm    Assunto: Cartas de restaurante e sugestões de vinho Responder com Citação

Deixem-me lançar mais um desafio.

Porque é que não há praticamente nenhum restaurante a sugerir, no seu menu, o vinho (ou vinhos) melhor indicados para acompanhar cada prato?
Não tem necessariamente de indicar produtores (provavelmente nem deve), mas pode pelo menos sugerir um estilo de vinhos, ou mesmo um conjunto de referências interessantes para aquele prato.

Que pensam?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 12:59 pm    Assunto: carta de restaurante e sugestões de vinhos Responder com Citação

Caro Falcão

Tem toda a razão havemos de lá chegar , é um trabalho minucioso , que exige uma relação muito forte entre Chefe de Restaurante e Chefe de Cozinha , alem de terem de possuir um grande conhecimento de vinhos para poderem casar com a comida .
Passo a publicidade , no Hotel da Cartuxa em Evora estamos neste momento em inicio de trabalhos com o objectivo da nossa carta de Restaurante passar a ter os vinhos mais adequados aos respectivos pratos .

Saudações gastronómicas

MMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Angelo

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

A ideia é original. Só me lembro de ver isso em cartas de sobremesas e lembro-me que na altura achei a ideia genial.

Realmente porque é que não pode e deve ser adoptado para todo o menu? Boa sugestão Falcão!
Antonio Cardador

MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2003 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Finalmente inscrevi-me. Sigo o site á mês e meio como utilizador passivo e agora decidi dar o grande passo. Espero que tenham paciência comigo!

A sugestão do Falcão por mim parece-me excelente! Parece-me ser uma espécie de ovo de colombo e gostava muito que fosse implementada. Existe algum restaurante que tenha uma lista assim?
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2003 12:26 am    Assunto: Responder com Citação

E ainda há quem se queixe que o fórum não mexe ou mexe pouco!... :twisted:

A mim, falta-me tempo para o ler, efectuar por vezes uma pesquisa mínima (à cause de alguns neurónios curto-circuitados) e "postar o meu post".

Não podia ficar indiferente a este tópico bem do meu agrado e que entrelaça com outros deste fórum, em que me bati e me bato pelo papel que os profissionais da restauração têm no casamento de paladares.

Aprecio, cada vez mais, as situações em que me limito a sentar num restaurante e dizer: "surpreendam-me"... Na sua ausência e sem interferir com o chef, escolho o que me parece ser a melhor combinação.

falcao escreveu:
... Não tem necessariamente de indicar produtores (provavelmente nem deve), mas pode pelo menos sugerir um estilo de vinhos, ou mesmo um conjunto de referências interessantes para aquele prato.

Não estou a ver por que não pode ou não deve! Os vinhos da carta já não são um compromisso com distribuidores? Os cafés ou os gelados disponíveis não pressupõem um vínculo?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Ainda sobre este assunto, recordo uma intervenção de João Geirinhas em que falou do suplemento Fugas do Público, do Nogueira Gil (NG), do Porto e da Foz; em 2003-03-29, mas na Ribeira, o mesmo NG escreveu sobre o "À Mesa com Bacchus".

Aqui o conceito é diferente: o Mário Teixeira de Sousa propõe-nos provas de azeites e ementas com vinhos sugeridos, tentando que os comensais, pela prova, identifiquem a sua origem...

Ainda não tive oportunidade, mas amigos que já lá foram recomendam vivamente! Haja estômago...

OBS: Não podia ignorar a última frase do artigo de NG: "E parta, entoando à maneira grega uma ode - báquica, necessariamente."
Baco era o deus dos romanos; o seu equivalente grego era Dioniso, logo deveria ter escrito uma ode dionisíaca...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Vitis Lambrusco

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2003 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Já há quem siga o conceito em Portugal, mas infelizmente ainda é raro. Digo infelizmente porque a ideia é muito boa e conveniente.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.