NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Cartas de sobremesas

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Vitis Lambrusco

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2003 10:45 pm    Assunto: Cartas de sobremesas Responder com Citação

O restaurante Galeria tem sobremesas com sugestões de vinhos doces que são excelentes acompanhamentos das sobremesas. Muitos são vinhos originais que de outra forma nem teria provado. Quem é que pode abrir uma garrafa inteira para a sobremesa?
Porque é que não há restaurantes a servir vinho a copo pelo menos nas sobremesas? Moscatel, Madeira, Porto ou outros vinhos doces?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Pedro Conde

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2003 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Vitis Lambrusco, isso é o exemplo da nossa menoridade como clientes da restauração (não é só culpa dos agentes de restauração pois eles tentam satisfazer as necessidades que os seus clientes reclamam). Aliás este tema começa a ser recorrente, pois já teve um tópico em relação aos "vinhos de refeição a copo". Penso que seria boa ideia sabermos o que pensam os participantes do fórum ligados à restauração (É um desafio para JTMB,MMb,Filsant e outros).
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 10:40 am    Assunto: Re: Cartas de sobremesas Responder com Citação

Vitis Lambrusco escreveu:

Porque é que não há restaurantes a servir vinho a copo pelo menos nas sobremesas? Moscatel, Madeira, Porto ou outros vinhos doces?

Caro Vitis Lambrusco e Pedro Conde

Nos Restaurantes que dirigi e no que dirijo actualmente , tenho tido sempre vinhos a copo ( Portos Madeira , Moscatel e sempre os da região como por exemplo o licoroso do Esporão )
Inclusivamente tenho Vintage a copo .
Esta oferta está na carta de sobremesas .
O que acontece hoje em dia é que a maior parte dos restaurantes optou pelas sobremesas em Buffet , não só por razões economicistas mas também para atrair mais os consumidores às sobremesas . Com a existencia dos buffets a maior parte dos clientes não se apercebem da oferta de vinhos para acompanhar as mesmas .
Por ultimo infelizmente a maior parte dos clientes nacionais não estão motivados para este tipo de vinhos a acompanhar as sobremesas . Crei que é uma questão de cultura , habituaram-se aos Whiskies e aguardentes .

Saudações Gastronómicas

MMB
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2003 8:57 am    Assunto: Responder com Citação

Caros Amigos

Tal como o meu Irmão Miguel tb aqui na YH na carta de sobremesas aparecem os respectivos vinhos de sobremesas a copo.

Sou um apreciador e defensor do Vinho do Porto e fui educado desde miudo a fazer " saudes" com Porto, pois era assim que se fazia em Portugal até há pouco tempo ( +/- 30 anos ) altura em que começou a ser moda fazê-lo com Espumante e depois com Champagne. Por mim prefiro continuar a fazê-las com Porto, e nesse sentido e como tive a sorte dos meus 2 Filhos terem nascido em Anos Vintage logo que sairam comprei garrafas de Vinho do Porto do ano em que eles nasceram para as abrir no dia do seu casamento e fazer as saudes com Porto.

Um abraço

JTMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 9:46 am    Assunto: Re: Cartas de sobremesas Responder com Citação

Miguel de Melo Breyner escreveu:
... Inclusivamente tenho Vintage a copo ...

Caro Miguel de Melo Breyner, é sempre bom saber que existe uma parte da restauração que se preocupa com o bem estar dos seus clientes e com a promoção do vinho.
Sendo eu um completo ignorante na gestão de restaurantes, sempre tive a ideia que a gestão do Porto Vintage deve ser um autêntico quebra-cabeças. Sabendo que um Vintage, depois de aberto, deve ser consumido num período temporal muito diminuto (os "experts" variam entre o fundamentalismo de 12 horas e o laxismo de 96 horas, antes de começar a perder qualidades), nem imagino a dificuldade que será gerir o seu consumo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.