NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Gaspacho
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Distribuidor

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2003 11:38 am    Assunto: Responder com Citação

No meio desta discussão perdemos o essencial, a opinião sobre o gaspacho e sobre os melhores vinhos para o acompanhar.

Gostava de saber quais as vossas sugestões sobre a melhor forma de acompanhar o gaspacho. Eu já deixei a minha opinião, penso que um Jerez seco é o melhor acompanhamento.

Quanto ao gaspacho, para mim é uma sopa genial, original e muito bem adaptada ao clima. Voltando ao tema da internacionalização da gastronomia portuguesa este pode ser um bom exemplo do prato tipico a exportar e mostrar ao mundo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2003 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Distribuidor escreveu:
No meio desta discussão perdemos o essencial, a opinião sobre o gaspacho e sobre os melhores vinhos para o acompanhar.
...
Quanto ao gaspacho, para mim é uma sopa genial, original e muito bem adaptada ao clima.

As nortadas que sempre se fazem sentir em Espinho e a gastronomia local nunca andaram de mão dadas com o gaspacho...

Confesso até que a primeira vez que saboreei um bom gaspacho foi em... Luanda Cool !
Sabe-me bem quando estou no sul e o termómetro mo sugere.

Mas... vinho para o acompanhar Rolling Eyes ? Desculpem a minha ignorância enciclopédica neste tema Embarassed Embarassed e esclareçam-me sobre vinhos para acompanhar sopas. Um caldo verde ou canja de galinha também têm vinho(s) recomendado(s)?

(Pensava que, excluindo a gloriosa sopa de pedra, só na "Loja das Sopas" é que a sopa é uma refeição... Wink )
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Pedro Conde

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2003 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Em relação ao vinho concordo com o Paiva, pois não costumo acompanhar o gaspacho com nenhum tipo de vinho.
cheeseman

MensagemEnviada: Sáb Jun 28, 2003 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Distribuidor escreveu:
... Voltando ao tema da internacionalização da gastronomia portuguesa este pode ser um bom exemplo do prato tipico a exportar e mostrar ao mundo.

Acho que já alguém se lembrou... e não fomos nós (os do Norte e do Sul, juntos) Very Happy

Como sempre andamos alguns passinhos atrasados em relação a alguém e neste caso relativamente aos "nuestros hermanos".

Fiquem bem.
falcao

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Distribuidor escreveu:
Quanto ao gaspacho, para mim é uma sopa genial, original e muito bem adaptada ao clima.

Mas... vinho para o acompanhar Rolling Eyes ? Desculpem a minha ignorância enciclopédica neste tema Embarassed Embarassed e esclareçam-me sobre vinhos para acompanhar sopas. Um caldo verde ou canja de galinha também têm vinho(s) recomendado(s)?

Não me impressiona que cada prato tenha um acompanhamento ideal e que esse acompanhamento possa ser usado na refeição. No caso do Gaspacho (que por sinal considero ser uma excelente sopa, bem adaptada a climas quentes) concordo com o Distribuidor na sua escolha. Um Fino ou Manzanilla fazem maravilhas no complemento e harmonia entre sopa e vinho. No entanto, para mim, existe uma outra ligação ainda mais "apurada" entre Gaspacho e vinho - um Sercial da Madeira. A harmonia é excelente, isto claro IMHO!

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 10:02 am    Assunto: Re: Gaspacho Responder com Citação

João Rato escreveu:
Qual a vossa opinião sobree o Gaspacho?

Aqui pelo sul é uma excelente solução para ajudar a suportar o calor.

O meu preferido é aquele com cubos de pão frito, avo cozido, presunto de Barrancos - o lombo também vai bem- tomate, pimento , pepino, sal, azeite, vinagre, oregãos e água gelada.

Caro João Rato, considero o Gaspacho uma sopa inteligente (pela simplicidade e pela enorme liberdade de execução), agradável, refrescante e sobretudo uma excelente adaptação ao clima. Não será uma sopa consensual, nem fácil de exportar para climas menos agressivos, mas na minha opinião pessoal é um bom reflexo do Alentejo e Extremadura e Andaluzia espanholas.

Há pouco tempo tive oportunidade de provar um Gaspacho divinal, uma concepção muito original e pessoal da sopa. Duas grandes alterações marcavam este Gaspacho, os legumes estavam todos passados e assentavam sobre uma geleia de mexilhões. Uma combinação espantosa e harmoniosa de paladares...

mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
mlpaiva escreveu:
...Desculpem a minha ignorância enciclopédica neste tema Embarassed Embarassed e esclareçam-me sobre vinhos para acompanhar sopas. Um caldo verde ou canja de galinha também têm vinho(s) recomendado(s)?

Não me impressiona que cada prato tenha um acompanhamento ideal e que esse acompanhamento possa ser usado na refeição... 

Correcto!

Estava a pensar na sopa como um prato sofisticado, actualmente de consistência ligeira que, como entrada, tem o papel de abrir o apetite para um repasto abundante...

Esqueci-me, embora tendo ressalvado a sopa de pedra, do seu estatuto de prato único de consistência rica, em uso no campo e nas famílias modestas... e suas derivações Embarassed
falcao

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 9:26 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Estava a pensar na sopa como um prato sofisticado, actualmente de consistência ligeira que, como entrada, tem o papel de abrir o apetite para um repasto abundante...

Inteiramente de acordo!

Pedro Conde

MensagemEnviada: Dom Jun 29, 2003 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
mlpaiva escreveu:

Inteiramente de acordo!

Concordo plenamente que a sopa é uma abertura, e é um defeito meu ou mais provavelmente um falha, mas quando como a sopa, o que faço todos os dias para que os meus pequenotes não reclamem, não sou tentado a beber vinho deixando-o para o prato que vem a seguir.
No entanto vou tentar experimentar as sugestões sugeridas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.