NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Restaurante Tavares
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Ricardo

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Very Happy Tem toda a razão. A montante.

nuno61 escreveu:

...
No Tavares tem um grande chefe de sala que sabe de certeza muito de vinhos. No 100 Maneiras estava o Manuel Moreira que me deu a conhecer algum bons vinhos.
...

Infelizmente não conheço (pelo menos de ter lá ido) o chefe de sala do Tavares, mas não será fácil saber mais de vinhos que o MM.
jsalavessa

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho tido pouco vagar para participar neste fórum como gostava, mas desde meados de Agosto que o tempo não me chega, infelizmente por motivos ligados à saúde da minha filha bebé, que felizmente está agora melhor.

Mas ao terem abordado um tema que me é tão grato como a qualidade da carne, gostava de aqui deixar umas dicas.

A carne mais escura que chega da América do Sul, é mais escura porque vem embalada a vácuo, também é mais maturada mas isso é devido ao tempo que passou desde a data de abate até a confecção culinária.

Uma vez aberta a embalagem a carne recupera a cor vermelha característica, por acção do oxigénio sobre a mioglobina (pigmento da carne).

O marmoreado da carne é sem dúvida um sinal de carne mais suculenta, não é porém muito consensual a sua aceitação por parte do consumidor, e por si só não é sinal de melhor qualidade pois depende muito da composição em ácidos gordos que constituem essa fracção gorda.

Imaginem que em vez de bom pasto e bolota essa gordura é proveniente de óleos de fritura usados, visualmente o efeito era semelhante, em termos de suculência também, mas o sabor e o cheiro....

Por último geralmente só compro carne de bovino importada, peças de Angus Beef da Irlanda, que mantenho na embalagem original a vácuo até quase o final da validade (30 ou mais dias), altura em que as desmancho e consumo ou congelo.

Também existe muito boa carne de raças portuguesas como a Arouquêsa, Maronêsa, Barrosão, mas é difícil de encontra cá por Lisboa onde abunda a comercialização de músculos e escasseia a carne!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação

jsalavessa escreveu:
Tenho tido pouco vagar para participar neste fórum como gostava, mas desde meados de Agosto que o tempo não me chega, infelizmente por motivos ligados à saúde da minha filha bebé, que felizmente está agora melhor.

Mas ao terem abordado um tema que me é tão grato como a qualidade da carne, gostava de aqui deixar umas dicas.

A carne mais escura que chega da América do Sul, é mais escura porque vem embalada a vácuo, também é mais maturada mas isso é devido ao tempo que passou desde a data de abate até a confecção culinária.

Uma vez aberta a embalagem a carne recupera a cor vermelha característica, por acção do oxigénio sobre a mioglobina (pigmento da carne).

O marmoreado da carne é sem dúvida um sinal de carne mais suculenta, não é porém muito consensual a sua aceitação por parte do consumidor, e por si só não é sinal de melhor qualidade pois depende muito da composição em ácidos gordos que constituem essa fracção gorda.

Imaginem que em vez de bom pasto e bolota essa gordura é proveniente de óleos de fritura usados, visualmente o efeito era semelhante, em termos de suculência também, mas o sabor e o cheiro....

Por último geralmente só compro carne de bovino importada, peças de Angus Beef da Irlanda, que mantenho na embalagem original a vácuo até quase o final da validade (30 ou mais dias), altura em que as desmancho e consumo ou congelo.

Também existe muito boa carne de raças portuguesas como a Arouquêsa, Maronêsa, Barrosão, mas é difícil de encontra cá por Lisboa onde abunda a comercialização de músculos e escasseia a carne!

Obrigado pela explicação, e votos de melhoras da sua filha.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Paulo Ramos

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas vossas dicas!
Acabei por optar pelo 100Maneiras! Mas como vou estar de volta a Lisboa no fim de semana da feira de vinhos pode ser que consiga também ir ao Tavares! Fiquei curioso!

Já agora para os lados de Sesimbra que restaurantes aconselham? Só conheço o Ribamar, que gostei, mas procuro outras alternativas!
Obrigado!
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 11:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
(...)

Mas para admirar o trabalho do Zé Avilez, para falar sobre ele, não é necessário sistematicamente compará-lo com outros. Sobretudo quando são comparações que não têm sequer lógica muitas vezes. E não é necessário insultar quem tem opinião contrária, como por vezes acontece. Não é também necessário reagir de uma forma não proporcional ao que foi dito. Algumas vezes até sem argumentação. É só isto que eu critico.

Não é correcto, não tem lógica, não é bom para ninguém. Esta é a minha opinião.

Paulina.

Concordo que não é correcto insultar as pessoas. Eu, não o faço.

Agora, se começarmos por ler o tópico desdo o principio, verificamos que o "joaosa" se inscreveu,para tentar desacreditar o Z. Avillez.
Depois, neste tópico interessante, http://www.novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=7615&postdays=0&postorder=asc&start=0 temos mesmo problema: A partacipante "lenita" que também é cozinheira, a tentar desacreditar o Z. Avillez. Esta participante de nick "lenita" se não me engano, é a mulher do joaosa. Think corrijam-me se estiver errado.
Aliás as suas prestações neste fórum nunca foram construtivas, antes pelo contrário.
Mas estes não foram os únicos, houve mais... todos eles chefes de cozinha, todos eles colegas de profissão do Zé.

Não vejo qualquer razão pela qual não se devam comparar chefes . Sempre que fazemos uma reportagem de um restaurante, o nome do chefe está sempre na primeira linha, e as comparações, são inevitáveis.
E não se esqueçam que eu defendi o Avillez, apenas porque gosto do seu trabalho. Gosto do trabalho do Avillez, como gosto do do Luis Baena, do Ljubomir e de outros. Para o meu gosto, actualmente, é com ele que mais me identifico.

Alguns devem lembrar-se de uma discussão que aqui tive com o chefe Victor Sobral. Eu não concordava com muitas coisas que ele diz, continuo a não concordar, mas admito que é um bom chefe, que deu um grande contributo na evolução da nossa gastronomia.
Uns dias depois da " confusão "...., recomendei o seu restaurante no eGullet, a um alemão que veio visitar Portugal.
Na mesma linha e, acerca da polémica do Santi Santamaria, li uma uma coisa parecida com isto:
Citação:
Respeito a cozinha do Santamaria, mas não sinto qualquer respeito pela pessoa

Há uns dias, um dos membros mais activos, dizia-me que um dos problemas do funcionamento do fórum é, muitas pessoas participarem apenas para tentarem tirar qualquer tipo de proveito pessoal. Basta ler os tópicos regularmente, para podermos verificar que isso acontece muito mais do que poderiamos imaginar.
Os textos com conteúdo, resumem-se a meia dúzia de resistentes, que ainda cá andam, e a uns novos que vão aparecendo, mas que, com o tempo, acabam por se esquecer que isto existe.

IMHO, outro problema, é que muitos não têm conhecimentos ou vivência, para poder participar em alguns dos assuntos discutidos.
No caso que gerou esta polémica, são poucos os que conhecem a cozinha destes restaurantes, mas são muitos os que dão a sua contribuição, nem que seja a dar o seu apoio a A ou B, uns mais explicitamente, outros de uma forma mais filosófica, não acrescentando nada de positivo à discussão.

Spice Girl escreveu:
(...)

Acho bem que relatem as experiências, acho bem que se comentem os pratos argumentando (como o João Sá e o Torreblanca fizeram). Acho bem que se diga do que se gostou, do que pode até melhorar.

Eu estou sempre à espera disso. A minha intenção quando cá ponho fotos, é que o fórum funcione. Agora, comentar, com quem está mesmo interessado em comentar. Sabes bem, que os que realmente estão interessados nesses comentários, são muito poucos. A maioria está apenas interessada em chatear.
Perguntemos aos que foram aos Bulli's, Diverxos e outros, porque é que não puseram cá nada ? Rolling Eyes
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 2:34 am    Assunto: Responder com Citação

jsalavessa escreveu:

João
Espero que a sua filha melhore e que rapidamente tudo esteja ultrapassado.
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 3:28 am    Assunto: Responder com Citação

Paulo

Eu não sei o que motiva cada pessoa a inscrever-se no forum. Mas razões diferentes para todos.

Não vou discutir os casos concretos que referes no teu post pois não quero estar a personalizar a discussão e prefiro fazê-la na generalidade (embora nalguns casos tenha que o fazer um pouco...).

Eventualmente algumas pessoas inscrevem-se para criticar algo. Se a motivação for só essa ficarão por aí. Se foi isso que as motivou, mas a participação ultrapassa essa fase, então é porque não foi só isso que as motivou. Não sei, nem quero saber, o que motivou as pessoas que referes, sei que as suas contribuições têm sido importantes, que admiro a perseverança e a vontade de participar, acredito que nem sempre tenha sido fácil para eles lidar com algumas das coisas que aqui foram ditas sobre eles. Mas estão cá, escrevem e dizem coisas interessantes e importantes. Eu fico contente.

Citação:
Não vejo qualquer razão pela qual não se devam comparar chefes .

Porque cada trabalho é um trabalho que tem características diferentes, componentes diferentes, objectivos diferentes... Porque as pessoas têm personalidades diferentes e formas diferentes de encarar a cozinha.
Porqueos contextos de trabalho são diferentes. Porque cada um de nós se poderá identificar mais com um trabalho ou outro.
Qual é melhor Camões ou Pessoa? Não faz sentido, pois não?

Podem-se relatar experiências, fazer avaliações. Mas não vejo qual a relevância de comparar, nem sequer acho que se possa fazer.

Citação:
Há uns dias, um dos membros mais activos, dizia-me que um dos problemas do funcionamento do fórum é, muitas pessoas participarem apenas para tentarem tirar qualquer tipo de proveito pessoal. Basta ler os tópicos regularmente, para podermos verificar que isso acontece muito mais do que poderiamos imaginar.

Num espaço destes é extremamente difícil definir o que é publicidade ou não. As regras do forum são muito gerais e nada disso é de facto contemplado. Não há nenhum impedimento a uma participação desse tipo. E deverá haver? Poderá haver? Eu não tenho certezas. Nenhumas mesmo.

Eu não sei o que cada um procura neste espaço. Eu sei o que procuro e não é mais do que trocar idéias, partilhar experiências, e poder "falar" com pessoas que conheci aqui e que considero amigos. Mas isto é um hobby, serve para descomprimir, para me divertir, para falar de coisas que gosto. Isto não é um caso de vida ou de morte e se for demasiado sério e não houver alguma flexibilidade e sentido de humor não sei se funcionará (para mim não).

Citação:
Os textos com conteúdo, resumem-se a meia dúzia de resistentes, que ainda cá andam, e a uns novos que vão aparecendo, mas que, com o tempo, acabam por se esquecer que isto existe.

Isto consome muito tempo. Nem toda a gente gosta de escrever. E nem toda a gente gosta destes assuntos o suficiente para perder tempo com eles. Há pessoas que acham que não se devem expôr muito... as razões podem ser diversas.
Todos nós certamente já pensámos "Estou cansado, não quero mais, vou deixar de escrever." Alguns (bastantes) conhecemo-nos, encontramo-nos com frequência. Essa é se calhar uma das razões porque aqui continuamos.

Citação:
IMHO, outro problema, é que muitos não têm conhecimentos ou vivência, para poder participar em alguns dos assuntos discutidos.

Paulo, se não participam nuns participam noutros. Se as pessoas aqui vêm é porque gostam de comer e beber. E um bom pão com manteiga pode valer tanto e ser tão o mais interessante que um prato de um 3 estrelas.
Os tópicos cobrem variadíssimos assuntos e há muita coisa interessante para se falar. O grupo de pessoas que aqui participa tem um conjunto de conhecimentos variado. É daí que vem a riqueza. Este não é um forum de discussão de restaurantes, muito menos um forum para discutir restaurantes de topo. Este é um forum para falar de gastronomia, do que se come nos 3 estrelas, mas também do que comemos todos os dias, de foie, mas também, de batatas (falam tão pouco... chatos Evil or Very Mad ).
E sendo assim penso que todos têm coisas a dizer. E muitas vezes a discussão dos vários temas obriga a pensar, organizar ideias, procurar argumentos, a aprender mais. Coisas que sem este estímulo não se fazem.

Citação:
Spice Girl escreveu:
(...)
Acho bem que relatem as experiências, acho bem que se comentem os pratos argumentando (como o João Sá e o Torreblanca fizeram). Acho bem que se diga do que se gostou, do que pode até melhorar.

Eu estou sempre à espera disso. A minha intenção quando cá ponho fotos, é que o fórum funcione. Agora, comentar, com quem está mesmo interessado em comentar. Sabes bem, que os que realmente estão interessados nesses comentários, são muito poucos. A maioria está apenas interessada em chatear.

Desculpa mas não acredito de todo nisso.

Citação:
Perguntemos aos que foram aos Bulli's, Diverxos e outros, porque é que não puseram cá nada ?

Não sei, mas penso que as razões podem ser muito variáveis. Eu para escrever o relato do El Bulli, levei o tempo de muitos jantares no El Bulli (e o meu jantar lá demorou 4 horas)... um relato normal, fazendo o upload das fotos como sabes pode demorar 2 horas ou mais a fazer. Esta pode ser uma razão.
Admito que há pessoas que não gostem de se expôr. Não é confortável. Às vezes não é mesmo nada...
Admito que há pessoas que pura e simplesmente não estão interessadas.

Eu quando entro numa turma de alunos, tenho um grupo de pessoas com quem vou trabalhar. E são aqueles, não são outros. Tenho que perceber as características deles, o que sabem e é aí que eu começo e vou até onde pudermos. Isto porque acredito que se eu os tratar como o conjunto de alunos que eu gostaria de ter, com o nível que eu gostaria que eles tivessem, não vamos a lado nenhum. Eles não percebem nada, aquilo é uma seca e uma frustração para eles e para mim, porque eles não vão passar do nível em que estão. Com o método que sigo não me tenho dado mal, acabamos por passar um tempo agradável juntos e por vezes (não acontece sempre Laughing ) é muito gratificante ver a evolução.

Aqui a situação é idêntica. É com as pessoas que aqui estão que temos que lidar, não são outras... E os aspectos positivos e as contribições interessantes são tantas que se nos focamos apenas no que idealizámos, perdemos o que aqui temos.
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 3:42 am    Assunto: Responder com Citação

Completamente off-topic

E estou com um agradável sabor a ostras na boca. Algo que comi enquanto escrevia isto... Ostras? Nem por isso...

Mas vai ter que ficar para outra altura (e outro tópico) que são quase 4 da manhã....

E lá marchou outra "ostra"...
jms

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

Muitas vezes a pressão do trabalho sobre as pessoas, o ritmo intenso a que as obriga, alguma falta de descanso, consegue elevá-las para níveis de produção e de capacidade acima do normal, ainda que esse 'normal' já seja elevado.

Parece-me ser o que se está a passar com a Spice!

O nível de um conjunto de artigos que por aqui tem escrito é digno de registo. Sejam descritivos ou opinativos, reactivos ou de iniciativa própria.
Saibamos aproveitá-los.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

jms escreveu:
Muitas vezes a pressão do trabalho sobre as pessoas, o ritmo intenso a que as obriga, alguma falta de descanso, consegue elevá-las para níveis de produção e de capacidade acima do normal, ainda que esse 'normal' já seja elevado.

Parece-me ser o que se está a passar com a Spice!

O nível de um conjunto de artigos que por aqui tem escrito é digno de registo. Sejam descritivos ou opinativos, reactivos ou de iniciativa própria.
Saibamos aproveitá-los.

O facto de a Paulina escrever excelentes textos, há já muito tempo que o faz, não implica que tenhamos que concordar sempre com ela. Isto é um fórum de discussão, não é um blog da Spice.
A divergência de opiniões, desde que devidamente fundamentadas, é decisiva para o interesse deste tipo de espaços.

Spice Girl escreveu:
(..)

Porque cada trabalho é um trabalho que tem características diferentes, componentes diferentes, objectivos diferentes... Porque as pessoas têm personalidades diferentes e formas diferentes de encarar a cozinha.
Porqueos contextos de trabalho são diferentes. Porque cada um de nós se poderá identificar mais com um trabalho ou outro.
Qual é melhor Camões ou Pessoa? Não faz sentido, pois não?

Podem-se relatar experiências, fazer avaliações. Mas não vejo qual a relevância de comparar, nem sequer acho que se possa fazer.

(,,,).

Quando uma pessoa diz que gostou mais da comida do restaurante A, que do B, está a fazer comparações. A este tipo de comparações, como é evidente, está implícito o nome do chefe de cozinha.

Spice Girl escreveu:

Paulo, se não participam nuns participam noutros. Se as pessoas aqui vêm é porque gostam de comer e beber. E um bom pão com manteiga pode valer tanto e ser tão o mais interessante que um prato de um 3 estrelas.
Os tópicos cobrem variadíssimos assuntos e há muita coisa interessante para se falar. O grupo de pessoas que aqui participa tem um conjunto de conhecimentos variado. É daí que vem a riqueza. Este não é um forum de discussão de restaurantes, muito menos um forum para discutir restaurantes de topo. Este é um forum para falar de gastronomia, do que se come nos 3 estrelas, mas também do que comemos todos os dias, de foie, mas também, de batatas (falam tão pouco... chatos Evil or Very Mad ).
E sendo assim penso que todos têm coisas a dizer. E muitas vezes a discussão dos vários temas obriga a pensar, organizar ideias, procurar argumentos, a aprender mais. Coisas que sem este estímulo não se fazem.

.

Eu sei que o que interessa não são só os restaurantes estrelados. O facto de muitas pessoas não participarem, deve-se a factores como os que eu enumerei. ( off tópics sem interesse, pessoas a falar mal dos colegas, ataques dissimulados.... )
Uma vez falei aqui nas batatas do Perú, que grande confusão...Cheguei a ser insultado. Evil or Very Mad
joaosa

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro paulo nao fiz a minha inscrição no forum para desacreditar no avillez... mas mais uma vez um mal entendido.
Voçê já reparou quantos cozinheiros escrevem neste forum?
Sabe quantas pessoas do meio me vem dizer que eu devia de estar quieto e não escrever nada?
Mas se calhar neste mundo da cozinha a hipocrisia reina e o melhor é estar calado para nao ficar mal visto
Na verdade era o que eu devia de fazer quando toca a chefs, e deixar-me ficar pelos temas menos quentes.

-Invejosos, podemos ser
-Criticos, também
-Ciumentos, se quizerem chamar...
Apenas lhe digo que somos um pequeno grupo convicto que se calhar nao tem medo de falar nem de referir onde trabalha, e onde defende as suas ideias "neste aspecto admiro o zé tomas".
Não queremos deitar ninguem a baixo, mas os usuários veêm de um prisma de cliente, nós vemos de um prisma de trabalho. Se calhar somos mais a pensar assim so que nao dizem nada.
Nunca me ouviu dizer que o avillez nao presta, sempre referi que ele ainda tinha muito a provar, e não era mentira nenhuma.
Se tivesse reparado a minha opinião sobre o avillez já mudou um pouco desde essa altura, muito se calhar por aquilo que por aqui vi e li, e por também com quem tenho falado.
O suspiro o ano passado no congresso criticou e chamou a esta cozinha a "cozinha mariquinhas", se concordo digo-lhe logo que não. Mas admirei alguem ir a um palco cheio de chefs ter coragem de dizer o que acha sem se preocupar do que os outros vão pensar.
Quando decidi começar a escrever neste forum sabia que havia coisas que diria que se iriam tornar polémicas, não só para os usuários que escrevem mas para quem lê.
Para voçê ver o ljubo ontem virou-se para mim e disse que eu não devia de me expor tanto neste forum, respondi-lhe que o que eu penso é aquilo que eu escrevo, e não vou mudar só porque todos os chefes lêm, e podem ficar chateados comigo.
Como disse admiro o trabalho de todos, se gosto mais de uns ou de outros, sim, especialmente daqueles com quem já trabalhei, não ponho nenhum num altar porque sei que cada um tem os seus skills e a sua maneira de ser.
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Completamente off-topic

E estou com um agradável sabor a ostras na boca. Algo que comi enquanto escrevia isto... Ostras? Nem por isso...

Mas vai ter que ficar para outra altura (e outro tópico) que são quase 4 da manhã....

E lá marchou outra "ostra"...

"Folhinhas escocesas"? Razz
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Em resposta ao joaosa, quero ainda acrescentar o seguinte:
Eu tenho a certeza que uma competição saudável entre os chefes, é positivo. Saudável, para mim, significa um chefe querer fazer melhor que o outro, não tentar demonstrar que o outro é pior que ele, que é o que fazem os Santamarias de todo o mundo.
Em relação aos chefes serem melhores, como já disse, cada pessoa tem o seu gosto e as suas preferências. Eu gosto do Avillez, do Ljubomir, do Paulo Pinto, do Luis Baena, do Nuno Diniz (muitos não conheço ).... mas, actualmente, a comida que mais aprecio, é a do Avillez.
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo Rodrigues escreveu:
Em resposta ao joaosa, quero ainda acrescentar o seguinte:
Eu tenho a certeza que uma competição saudável entre os chefes, é positivo. Saudável, para mim, significa um chefe querer fazer melhor que o outro, não tentar demonstrar que o outro é pior que ele, que é o que fazem os Santamarias de todo o mundo.
Em relação aos chefes serem melhores, como já disse, cada pessoa tem o seu gosto e as suas preferências. Eu gosto do Avillez, do Ljubomir, do Paulo Pinto, do Luis Baena, do Nuno Diniz (muitos não conheço ).... mas, actualmente, a comida que mais aprecio, é a do Avillez.

Caro paulo, infekizmente vivemos num país provinciano que o que é bom é desfazer que que os outros fazem bem feito enão trabalhar para conseguir ser melhor. É assim em tudo. Alguém faz algo bem feito e aparece um batalhão de criticas destrutivas com o objectivo de defender sabe-se lá o quê!
joaosa

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo consigo paulo.
Quanto ao facto de os meus post´s não serem constutivos vou tentar mudar....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Próximo
Página 5 de 12

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.