NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Restaurante Assinatura - Lx
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Miguel Ferreira

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Recebi um mail com um conjunto de pratos com trufa branca. A ideia que tinha era de preços muito caros mas estes estão no limite do meu razoável.
Como nunca provei e tinha curiosidade, queria perguntar se justifica?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

Miguel Ferreira escreveu:
Recebi um mail com um conjunto de pratos com trufa branca. A ideia que tinha era de preços muito caros mas estes estão no limite do meu razoável.
Como nunca provei e tinha curiosidade, queria perguntar se justifica?

Caro,

Justifica. Pena é, eu não poder ir. Rolling Eyes

Abílio Neto
Miguel Ferreira

MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2010 11:26 am    Assunto: Responder com Citação

Fui e fiquei fã. Comi a arrozada, que transborba aromas e cheiros. Feita com raízes estranhas (tupinambo, salsifis e cherovia) e cogumelos (vários), muito caldoso mais que malandrinho, é de limpar até ao fim. E há a trufa com o seu perfume em cima de tudo. É um prato tão rico em que o arroz apenas faz a ligação. Tenho vontade de repetir (não sei se a arrozada se experimento outro).
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Fomos 6ª feira. Recebidos pelo Henrique Mouro, e após conversa com o chefe, optámos por 3 pratos diferentes.

Creme de nabo , “presunto” de pato e trufas.
Sem o pato a pedido da Margarida.
Um creme leve onde o sabor da trufa sobressaía.

Sopa de castanhas com asas de morcego( cogumelos trompetas ), lavagante e trufas.
Muito boa

Omelete com queijo da ilha e trufas.
Apenas uma omelete, que foi valorizada pelas trufas. acompanhava uma salada.

Trufas num folhado com pescada.
Muito bom

trufas com outros fungos e raízes numa arrozada.
Muito bom

A maçã, a batata, a vitela maronesa e as trufas.
Para mim, o melhor

A baunilha num gelado e um leite creme de chocolate branco e trufas.
Muito bom

Serviço eficiente e simpático.
Serviço de vinhos bom e com preços razoáveis. Boas escolhas de vinho a copo e temperaturas do vinho sempre correctas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Fui há umas semanas jantar ao Assinatura, por coincidência no mesmo dia que o Toni Onsalo.

Pedimos o menu de 5 pratos (45 euros) com acompanhamento de vinhos (18 euros). Voltarei ao momento de fazer o pedido mais à frente.

Começámos com um couvert de três pães (da Quinoa), uma boa manteiga de ovelha e azeite. Como amouse bouche chegou:

Pézinhos de coentrada com lavagante e bisque que foi servido com um Atalaya do Douro

Gostei, apenas me pareceu que tinha ganho se a temperatura fosse um pouco superior àquela com que chegou à mesa. Estava um pouco frio.

Seguiram-se duas entradas:
Queijo de ovelha com compota de tomate verde
(continuei com o mesmo vinho)

e
Terrina de lebre com boletos, pêra e tosta de pão de alfarroba.
A pêra vinha em 3 formas diferentes, desidratada, em puré e assada.
O vinho que acompanhou foi um Quinta da Lagoalva de Cima, Arinto e Chardonnay.

Seguiu-se o prato de peixe
Filete de Pescada com Todos
que foi acompanhado por um Esporão Private Selection

E o prato de carne
Vitela à Maronesa com batatinhas e cogumelos
Que foi acompanhado por um Quinta das Marias Touriga Nacional

Para terminar veio um Arroz Doce que foi servido com um Abafado da Qt da Alorna

As fotos não estão particularmente boas, falta de jeito minha certamente, mas também muito culpa da luz. Não fazem justiça aos pratos que estavam bem mais bonitos.
Ingredientes. combinações e ténicas usadas, muito de acordo com a época do ano. Em geral gostei de todos os pratos, boa combinação de sabores, produtos de muito boa qualidade e pontos de cozedura certos. Gostei do acompanhamento de vinhos.

Quanto à sobremesa tive pena. Num almoço anterior no Assinatura já tinha comido o arroz doce, e na altura estava bem mais bonito e acho que melhor. Na conta tem o nome dos pratos que compuseram o menu, quando se chega à sobremesa diz chocolate. Penso que seria a sobremesa que o Toni Onsalo comeu: Chocolate, aceite de oliva, aceitunas y manzanas. Gostava bem mais de ter tido esta sobremesa, porque gostava de experimentar e porque a minha filha que foi comigo não gosta de arroz doce e nem lhe tocou.

O serviço foi bom (excepto num ponto que já vou referir e que foi crucial)

Estava tudo bom, foi uma boa refeição, mas muito sinceramente não saí completamente satisfeita. E na altura nem percebi bem porquê. E isso não me saíu da cabeça, tenho vindo a reflectir sobre a razão, até porque tudo estava muito bom. Acho que finalmente tudo está claro.

Uma refeição não é feita de pratos individuais, uma refeição é feita de uma combinação, uma sequência. Eu posso ir a um restaurante e pedir os pratos que desejo comer, ou posso pedir o menu de degustação. Penso que o que se deve obter em cada um dos casos é diferente. Há algum tempo, numa entrevista que deu aqui no forum, o Ljubomir Stanisic caracterizou as duas opções de uma forma que vai completamente ao encontro do que penso. Dizia ele mais ou menos isto: Um cliente que opta pelo menu degustação, que é um menu onde não há direito à escolha, vai à descoberta do Chefe e do seu trabalho. Quem opta pela carta, vai à procura de uma refeição e uma segurança de paladar.

Eu vejo as coisas da mesma forma e quando peço o menu de degustação vou para conhecer o trabalho do chefe. Frequentemente, como foi o caso aqui, não há qualquer indicação dos pratos que compõem o menu de degustação. Quem o pede tem que ser aventureiro relativamente à comida.

O que senti aqui, e que disse ao Henrique Mouro no fim da refeição, é que já o tinha visto bem mais aventureiro. Não havia risco nenhum neste menu, nada que surpreendesse, que fosse muito além do clássico. De outras experiências que tive com a cozinha do Henrique, achei que este menu não mostra de todo o chefe, é um bom menu para pessoas que vão à procura de segurança. Como quem vai à procura de segurança não pede um menu de degustação em que não sabe o que vai comer. Do meu ponto de vista, este menu não funciona como menu de degustação. Se tivesse escolhido à carta não tinha escolhido praticamente nenhum daqueles pratos, e pela descrição que li do Toni Onsalo os dele pareceram-me bem mais interessantes e com mais cabimento num menu de degustação.

Disse atrás que voltaria ao pedido. Fui com a minha filha mais velha, ela viu a carta e havia uma série de entradas que gostava de experimentar. Eu gostava de comer o menu de degustação e disse-lhe que achava o ideal para termos uma "montra" do trabalho do Chefe. Combinámos pedir o menu de degustação, mas gostava que ela provasse as entradas que lhe estavam a apetecer, se fosse possível. De, de certa forma, saber se alguns estariam no menu (já que eram uns 4 ou 5). Perguntei o que era o menu de degustação, disseram-me que era o Chefe que decidia na altura. Sugeri que gostaria de falar com o Chefe, não devo ter sido suficientemente assertiva, ou quem me atendeu não quiz chamar o Chefe. Se calhar devia ter insistido, não o fiz. Minha culpa. Disse apenas que havia uma série de entradas que a minha filha gostaria de experimentar e se fosse possível pedia que viessem essas.

Veio uma, a do queijo, não sei se já vinha ou se foi por a ter referido. Mas achei que as duas entradas que vieram não funcionavam em conjunto, as duas doces, as duas com pão... Se era a proposta inicial não funcionou em conjunto apesar das duas serem boas, se não foi, eu gostava que tivessem pensado no que funcionaria em vez de terem substituido uma. Até porque demos 4 ou 5 hipóteses bem diversas. Azar ainda por cima, porque a minha filha não gosta muito de doces, as duas eram doces, e acabou por andar a tirar tudo o que era doce.

Acho que com a qualidade dos produtos, técnica e estética da comida do Henrique Mouro, a refeição podia ter sido muito melhor. Do meu ponto de vista é importante que repensem o que pretendem com os menus de degustação e que estes sejam mais pensados. Um menu de degustação não é um conjunto de pratos, tem que contar uma história, tem que proporcionar uma variedade de sensações, de cores, de sabores, de texturas. Num restaurante destes não pode ser o que apetece ao Chefe no dia, como fiquei com a ideia que era, tem que ser uma coisa bem pensada e planeada. Já me pus até a questão se nesta situação não haverá a tentação de o compôr com o que está a sair menos. Se calhar não, mas que fica a dúvida, fica.

Penso que é importante também um pouco mais de sensibilidade de quem recolhe os pedidos, que seja dada a informação pedida. Que quando vê que há indecisões, dúvidas... as procure esclarecer ou chame quem as possa esclarecer.

Uma boa refeição, num restaurante que tem todas as condições para proporcionar uma refeição excelente...

Editado pela última vez por Spice Girl em Seg Jan 31, 2011 4:12 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
paixaodasilva

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice, não concordo, o restaurante é do Henrique Mouro e é ele que decide o que fazer, se o menu é decidido em função do que lhe apetece, então que seja como lhe apetece, a cozinha do HM é a das cozinhas mais genuínas que conheço, também não acho que deve-se pedir para juntar este ou aquele prato ao menu, não concordo que se vá a um restaurante de cozinha de autor pedir para alterar isto ou aquilo, seria como entrar numa galeria de arte e pedir para alterar a sequência dos quadros.

Cumprimentos

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu também acho isso. Mas um menu de degustação não é uma coisa fechada - começam por perguntar o que não gostamos ou não podemos comer. Não será muito descabido em vez de dizer o que não gostamos, dizer o que gostaríamos muito. E apenas perguntei se era possível, nem sequer disse que queria. Tomaram nota e não me disseram nem que sim, nem que não. Eu aceitei a situação, e teria aceite se não viesse nenhuma das entradas que disse que gostávamos de provar. Mas nesse caso gostaria de saber o que ia comer, para decidir se comia à carta ou o menu.
Não me disseram que podiam, nem que não podiam, nem nunca me disseram o que era o menu. Eu inclusivamente sugeri que gostaria de falar com o Chefe para poder escolher melhor, e quem me atendeu ignorou pura e simplesmente. Eventualemente não entendeu, não fui suficientemente clara, não sei.

É verdade que é cozinha de autor, é verdade que há várias opções de combinação dos pratos. É verdade que os outros pratos também são do Henrique Mouro. É verdade também que eu não fiquei satisfeita com a combinação de pratos. Não achei que funcionasse, nem que fossem a melhor escolha. Mas não discuto que os combinem como o Chefe Henrique Mouro quiser. Aqui é pura e simplesmente a minha opinião.

Voltarei seguramente ao Assinatura, sempre que puder, porque gosto muito do trabalho do Henrque Mouro. Mas da próxima vez vou querer saber o que vai ser o menu de degustação antes de eventualmente o escolher, porque se possível gosto de gastar o meu dinheiro numa refeição que me deixe muito satisfeita. E esta deixou satisfeita, mas não muito. Poderia ter sido melhor com os pratos que havia na carta e sem lhes mudar nada. Ou seja a cozinha do Henrique Mouro poderia ter-me proporcionado uma melhor experiência. E é isso que quero.
Zé Carlos

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

O que senti aqui, e que disse ao Henrique Mouro no fim da refeição, é que já o tinha visto bem mais aventureiro. Não havia risco nenhum neste menu, nada que surpreendesse, que fosse muito além do clássico. De outras experiências que tive com a cozinha do Henrique, achei que este menu não mostra de todo o chefe, é um bom menu para pessoas que vão à procura de segurança. Como quem vai à procura de segurança não pede um menu de degustação em que não sabe o que vai comer. Do meu ponto de vista, este menu não funciona como menu de degustação. ..

Não vejo as coisas assim, antes pelo contrário. O chef que opta por um menú mais clássico ou tradicional corre mais riscos pela simples razão que o cliente tem a memória desses pratos e quase sempre a memória é a das melhores refeições, das que marcam mais.

O Joaquim Figueiredo e a Maria Lourdes Modesto falam deste risco. Fazer comida tradicional ou desconstruí-la é um enorme risco. Uma "orelha crocante de coelho" não tem risco. Ninguém come disso na infância.

O chef que opta por receitas inovadoras reduz o risco a uma coisa simples; o cliente gosta ou não gosta. Pode gostar mais ou gostar menos, mas como não tem nenhuma memória não há outro risco senão o de o cliente não gostar. Como em geral as pessoas gostam de novidades a coisa funciona em geral nas primeiras vezes.

Explicando; por ter vivido muitos anos no hemisfério sul posso garantir a todos aqueles que por cá comem frutas tropicais que o que por aí se vende em 90% dos casos é uma banalidade ou mesmo uma porcaria.

Portanto o chef que arrisca o tradicional, arrisca o ser comparado. E não há maior risco que esse. Já não está em causa se o cliente gosta ou não.

Está em causa se o chef é BOM ou NÃO É BOM.
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

O que diz até têm um fundo de razão. Mas tudo o que elabora à volta disso, já me parece um bocado excessivo... e aplicar-se-a num outro contexto, não neste. Aqui não me parece que se aplique.

Quanto ao resto, quero que fique bem claro que a comida no Assinatura era de um nível elevado e eu gostei muito.

Que para mim o menu assim não funcionará, mas pode funcionar para outros. E o restaurante é que decide o que quer, consoante os seus clientes.

A única coisa que acho de facto importante é darem-me informação sobre o que vou comer para poder fazer a minha escolha, porque se o tivesse sabido teria feito outra neste caso. Isto é de facto o importante. Eu perguntar o que é o menu e dizerem-me. Ou, melhor ainda, dizerem sem eu o perguntar.
André Braga da Cruz

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:39 am    Assunto: Responder com Citação

Há aqui uma questão que se levanta, pelo menos para mim.

Que o menu degustação de um restaurante seja fechado, muito bem, concordo, é o que diz a Paulina, quem opta por ele fá-lo com o objectivo de descobrir a cozinha do chef em questão, "mergulhando" de cabeça.

O que já não acho tão bem é não saber o que compõe o menu. Ou pelo menos não existir um diálogo com o cliente por parte do staff de modo a tentar "maximizar" a experiência, tentando evitar produtos ou preparações que não aprecie, sempre que seja possível (embora por vezes compreendo que não o seja). O objectivo principal de qualquer restaurante, seja clássico ou moderno, tasco ou de top, é que o cliente saia satisfeito. Neste caso concreto da Paulina, se quem recebeu o pedido tivesse tido um diálogo mais fluído com os clientes, com certeza que se teriam evitado certas situações que foram referidas. Especialmente quando se pagam estes preços, que não são para todos os dias. A Paulina já disse que vai voltar, mas se fosse com outro cliente poderia não acontecer o mesmo...

In victory, you deserve Champagne, in defeat, you need it. - Napoleon Bonaparte
Zé Carlos

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 6:48 am    Assunto: Responder com Citação

André

Não sei o que se passou pois não estive lá nesse dia. Mas já fui várias vezes ao almoço e ao jantar.

Sempre que foi menu, ouvi os funcionários antes de cada prato explicarem sucintamente o mesmo aos clientes, quer a mim quer ás mesas do lado.

Não sei o que se terá passado com a Paulina, mas faço a interpretação positiva.

Se nada lhe disseram foi para provocar o efeito surpresa e nunca para a desconsiderarem. Gostava que a Paulina explicasse se, quando os pratos foram vindo a um a um, não os descreveram.

O serviço do restaurante é atencioso e esforçado e tem vindo a subir de qualidade com a rotina.

Tenho feeling para os restaurantes sobre o seu futuro. Sei ver quando há trabalho e projecto sério e o mais importante uma cozinha sólida de um chef
com experiência.

O que Henrique está a fazer, não caiu do céu, nem é marketing; é o resultado de um longo processo de aprendizagem e claro, talento. Como todos os chefs que sabem o que andam a fazer ele "cria" e não anda a "inventar" na acepção negativa do termo.

Veja que de todo o mundo as críticas no Trip Advisor são fantásticas; 16 excelentes, 2 muito bons e 3 médios o que dá uma média fantástica para um restaurante QUE ABRIU HÁ POUCOS MESES ATRÁS. Muita atenção a este aspecto.
Spice Girl

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação

O restaurante é bom, a cozinha é muito boa, o serviço foi bom. Não tenho nada a criticar.

Antes de cada prato explicaram-me o que era o prato. Tudo muito bem.

O problema foi na altura do pedido. Assumo as minhas culpas, possivelmente devia ter sido mais assertiva. Partilho a responsabilidade.

A minha filha gostava muito de provar algumas das entradas, e ela até vive em Inglaterra e eu nem tenho oportunidade de jantar com ela tantas vezes como gostaria, e era o última refeição com ela antes de se ir embora. Nem ela tem muitas oportunidades de comer algumas coisas de que gosta, e eu gostava de lhe ter proporcionado isso. Tentei saber o que vinha no menu basicamente para ver se incluía o que ela queria, não me disseram. Disseram apenas que era o chefe que decidia. Sugeri, embora até possa admitir, como fiz logo no primeiro post que posso não ter sido suficientemente clara, que gostava de falar com o Chefe. Achei que havia alguma flexibilidade, disse as 4 ou 5 entradas que ela gostaria de pedir.

Gostei do que comi, mas acho que para mim a experiência não foi o que podia ter sido, pelo que já disse.

Possivelmente o problema foi das minhas expectativas, da situação, ou da forma como eu vejo um menu de degustação. No fim, apesar de bom, "sabia-me a pouco" e só já dias depois tomei consciência de todo o processo e da influência que isso teve.

Um diálogo mais fluido na altura do pedido, ou terem-me dito (em resposta ao que perguntei) o que era de facto o menu de degustação, poderia ter alterado tudo.

Não vejo qualquer razão para não voltar. Volto sim e com muito gosto, vejo apenas razão para eu ter mais cuidado quando pedir. E da próxima não pedir o menu de degustação sem saber o que é. E ter o cuidado de garantir que vou comer o que gostar de comer.

Como o Toni Onsalo disse o restaurante estava cheio nesse dia.

Não façam destes comentários o que não são. Não acho importante a perfeição em nenhum lugar. Tinha preferido um jantar diferente, mas este estava bom. O importante está lá, isto são pormenores fáceis de corrigir. E ainda mais se o restaurante tomar consciência disso.

Não tem que ser tudo perfeito sempre. Eu não sou. E muitas vezes podia fazer melhor. E se souber o que posso fazer melhor, ou como fazer fico muito contente.

O importante neste restaurante está lá. Tem todas as características para ter sucesso. O Henrique Mouro está a fazer um excelente trabalho.
CP

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 9:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Não queria estar a enfatizar o facto, mas das duas últimas vezes que fui ao Assinatura, o menu não me convenceu, ou por repetição de elementos, ou por falta de um prato que elevasse o nível global do menu e se destacasse.

Por isso, das próximas vezes que lá for, também irei comer à carta.

Mas diga-se a verdade, aí, sai bem mais caro...

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Chapim

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Ontem fui ao Assinatura jantar. Já tinha lá estado mas só ao almoço e tinha gostado bastante.
Ontem o motivo era experimentar o Assinatura ao jantar e já agora experimentar o menu de 5 pratos já com os elementos da nova carta anunciados esta semana penso eu.

Após nos sentarmos foi-nos perguntado se haveria algo que não fosse do nosso agrado ou que não podíamos comer. Como já tinha visto a nova carta antes de ir e sabendo que a minha mulher não é fã nem de tripas nem de cabidelas informámos que gostaríamos de saltar estes 2 pratos.
O Chefe Henrique veio então à mesa para nos dar as boas vindas e sabendo já desta nossa solicitação veio desafiar-nos a experimentar sem compromisso as tripas. O tratamento por parte do pessoal e Chefe foi 5 estrelas.
Há aqui uma questão que foi abordada nos post acima e parece-me que ficou meio confuso que é o facto de se saber de antemão o que se vai comer. Ao contrário de outros restaurantes o menú é aqui visto como colocarmo-nos nas mãos do chefe só sendo desvendado o conteúdo de cada prato quando o mesmo é servido. Acho que este facto também acontece porque é possível o menú variar de mesa para mesa. Pareceu-me pela descrição do blog Ardeu a padaria que ontem por exemplo as entradas variaram entre a minha mesa e a mesa do João Pedro Diniz. Se é a melhor opção face a apresentar a totalidade do menú no início é questionável. Haverá de certeza quem o prefira assim e quem prefira saber de antemão o que irá comer.

Bom voltando à refeição:
Amuse de bouche: Uma esmagada de batata com ameijoas. Extremamente saboroso.
1ª entrada - "O nosso caldo verde que por cá vai andando, com o fumo da cavala" - um caldo verde reinterpretado muito bom com a conjugação da cavala fumada no restaurante a ser bem conseguida. Prato preferido da Inês.
2ª entrada - "O lavagante suado e pezinhos, bisque e coentrada" - para mim o prato da noite. A ligação do lavagante aos pezinhos (aqui cheios de carne e com muito pouca cartilagem) funcionou muito bem bem ligado pelo bisque e azeite com coentros pareceu-me.

Antes de passar aos pratos principais chegou-nos então à mesa uma simpatia do chefe: "As tripas à moda do Assinatura... a tradição presente" - uma reinterpretação das tripas à moda do Porto com a tripa mais um enchido e pareceu-me feijão em puré condimentado com cominhos. Gostei muito, a Inês nem tanto (a tripa não a emociona Very Happy ). Como diz o prato é diferente é à moda do Assinatura.

Prato de Peixe - "Bacalhau desfiado e gratinado com queijo do Paul, azeite e alho" - Muito boa a ligação entre o bacalhau, queijo e tomate assado, tudo super saboroso pareceu-me só ligeiramente salgado mas muito bom.
Prato de carne - "Cabrito assado com arroz de miúdos no forno e grelos" - uma bela peça de cabrito muito bem cozinhado mas o destaque vai para o arroz de forno com miúdos que estava delicioso. Para mim o segundo prato mais conseguido.
Sobremesa - Aletria doce, pudim de azeite e canela - bom mas não é a minha praia. A minha memória de aletria é muito diferente do apresentado. Esta apresentava-se com uma textura proxima do pudim de azeite enquanto a minha referência na aletria é para algo mais líquido e saboroso (só costumo comer a aletria feita pela minha avó Very Happy ). Os frutos do bosque no topo contrabalançavam a riqueza e "gordura" desta conjugação.

Bebemos a copo tendo recaído as escolhas no escanção. Não queríamos um menú completo de vinhos tendo-se optado por um branco e um tinto.
O Branco foi o Crooked Vines Douro 2008 e o tinto o varietal Aragones da Herdade do Esporão 2007. Vinhos servidos em muito bons copos, temperaturas super correctas e as escolhas resultaram muito bem.
Saliento a amabilidade do escanção em nos oferecer um copo de abafado 5 anos da Alorna para acompanhar a sobremesa.

Resumo: Gostei muito da experiência no Assinatura. Nota-se que a cozinha é personalizada apostando na reinterpretação dos sabores portugueses. Nota-se uma predilecção pelo azeite e por pratos trabalhados, fortes e saborosos. Pessoalmente gostei muito. A Inês achou que os pratos eram todos muito bons mas como menú havia uma preponderância de pratos com sabores muito fortes, com o azeite sempre presente do amuse de bouche à sobremesa. Acho que ela gostaria de ter tido alguns sabores mais frescos que contrariassem esta tónica dominante.
Serviço de alto nível, Chefe sempre presente e de uma simpatia inexcedível.
Casa com 1/3 das mesas no máximo ocupadas.
Curioso o pequeno inquérito de satisfação do cliente no final.
No final pagámos 107 € 2 pessoas. Acho o preço mais do que justo. Saliento que aproveitámos o facto de se a reserva fosse feita online no site do restaurante (muito bom por sinal com toda a informação correcta, preços nas cartas e nos vinhos sistema de reserva praticamente instantâneo e actualização permanente) o menú de 5 pratos ficaria por 35 euros.

Conclusão : a voltar claramente, agradeço a toda a equipa o excelente serviço e foi uma bela maneira de comemorar os meus 30 anos Wink

Boas provas

pelo vinho!
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Mai 31, 2011 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje voltei ao Assinatura para almoçar. Eu gosto muito dos almoços do Assinatura, acho que têm uma boa relação qualidade preço e acho que têm propostas muito interessantes (todas as que comi lá eram).

Éramos 3, deu para provarmos as 3 entradas, todos escolhemos o mesmo prato e depois dividimos o doce.

O almoço foi assim.

Creme de aboborinha com a flor em polme

Um creme muito saboroso, a flor introduzia um contraste de texturas e mais componentes de sabor e cor. Este era também o papel que desempenhavam umas tirinhas finíssimas da pele da courgete.

Nêspera em chá com queijo fresco de cabra
Bem! Para mim o prato do almoço! (e os outros todos eram muito bons)
Meias nêsperas, dentro um queijo de cabra temperado cremoso e muito saboroso. O conjunto vai a gratinar. O doce da nêspera, o sabor forte e salgado do queijo de cabra... UMM! Delicioso!

Entrecosto na grelha e amêijoas e coentros
Muito bom. Uns cubinho muito pequeninos de batata frita davam-lhe imensa graça. Um prato muito ao gosto português.

Chambão na sertã em arroz de caracóis e orégãos
A carne muito saborosa, desfiada e enformada (penso que ligada pela própria gelatina do molho) - uma forma de apresentar a carne original e que dava uma grande sofisticação ao prato. O arroz muito saboroso.

Depois de termos comido pão com uma boa manteiga de ovelha, de termos partilhado as entradas todas, e de termos comido o prato, tudo acompanhado por Soalheiro Primeiras Vinhas , já não tinhamos muita fome... Mas não resistimos a partilhar uma sobremesa...

Pão-de-ló de chocolate e kiwi gelado
Adorei! O pão de ló era cozido dentro de massa filo e estava muito líquido no interior. Era óptimo o contraste da textura estaladiça da massa filo, o bolo com um forte sabor a chocolate e depois o creme quente que saía do interior. O gelado de kiwi, ácido qb e pouco doce, dava uma componente de frescura e contrastava com o pão de ló quente. Tão bom!

Não sou uma grande fã de cozinhas à vista, mas desta mesa do Assinatura gosto muito.

Parabéns! Se eu andasse por ali perto, ia ser complicado não ir lá almoçar muitas, muitas vezes... todas as semanas de certeza.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.