NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Menu de Bacalhau na York House

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Mai 12, 2011 12:00 am    Assunto: Menu de Bacalhau na York House Responder com Citação

Há uns dias tive um jantar com dois casais brasileiros (que ia conhecer nesse dia). Pediram-me que marcasse o jantar e eu perguntei do que gostavam. Disseram-me que gostariam de comer bacalhau.

Falei ao Zé Tomaz para saber se teriam / fariam alguns pratos de bacalhau. O Zé Tomaz falou com o Nuno Diniz e disseram-me que preparavam um menu de bacalhau. E assim foi, todos os pratos (excepto o amuse bouche e a sobremesa eram pratos com bacalhau).

Um menu muito interessante, e o jantar foi um sucesso! Um menu em que houve oportunidade de experimentar pratos mais clássicos, outros mais inovadores. Pratos inovadores onde se reconhecia um sabor bem tradicional, embora com outras roupagens, e formas de tratar o bacalhau bem diferentes do que é habitual.

Aqui fica o que comemos, as descrições são de memória e já lá vão mais de 2 semanas... espero que a memória não falhe muito...

Tosta mista de salmão fumado
O pão muito leve e crocante, o recheio muito cremoso e saboroso... estava óptimo e deixou-nos cheios de expectativas para o que aí vinha...

Ceviche de bacalhau
Muito fresco e saboroso, uma variedade de texturas, muito bom!

Bacalhau escalfado em leite (acho) sobre uma fatia de melancia grelhada (nunca tinha comido e é muito interessante, gostei mesmo), couscous e um ovo de codorniz escalfado. Um prato de bacalhau bem diferente, uma variedade de texturas e sabores que funcionaram bem em conjunto.

Quando o prato seguinte surgiu fiquei muito, muito contente...
Há dois anos o Nuno Diniz no Peixe em Lisboa fez umas esferas fritas recheadas com bochecha de bacalhau fumada. Não provei, só vi, mas achei a técnica usada muito interessante.
http://www.novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=8564&postdays=0&postorder=asc&start=30

Desta vez o Nuno fez-nos as mesmas esferas, mas recheadas com Bacalhau à Braz. O bacalhau era um Bacalhau à Braz tradicional, muito cremoso. Vinha uma pequena quantidade dentro desta esfera muito crocante. Adorei! Excelente! Os outros pratos eram mito bons, mas este foi o meu preferido.

Finalmente um bacalhau cozinhado a baixas temperaturas, com uma crosta de broa, acompanhado de legumes. um ponto de cozedura certo, que lhe dava uma textura óptima, muito bom!

Para acabar os meus companheiros de jantar comeram trouxas de ovos, que não conheciam, eu fiquei-me por uma mousse de chocolate com azeite e flor de sal - uma dose pequenina (na conta certa) e muito boa!

Um óptimo jantar! Obrigada Zé Tomaz e, principalmente Nuno, por este menu e por nos terem proporcionado um jantar excelente!
paixaodasilva

MensagemEnviada: Sex Mai 13, 2011 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

Muito bom!

Gostaria de perguntar se sabe se essas esferas recheadas são feitas com manteiga dura (ou no congelador), depois panadas, fritas, despejadas e cheias com o recheio?

Cumprimentos

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Nuno Diniz

MensagemEnviada: Sex Mai 13, 2011 3:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Esferas:
Misturar em pomada, manteiga, sumo de limão e cebolinho.
Com uma espátula forrar semi esferas em silicone com a mistura, numa espessura entre 1 e 2mm.
Colocar no frio.
Retirar da forma as semi esferas de manteiga e rechear uma delas com o bacalhau à braz.
Com um pouco de manteiga, "colar" a segunda semi esfera por cima, de forma a fazer uma esfera.
Frio.
Panar 2 vezes em clara batida e pão ralado fresco, colocando a esfera no frio entre cada uma das vezes.
Fritar a 160º
Alex.S

MensagemEnviada: Sex Mai 13, 2011 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Gosto!

"O sal é o Caviar dos Pobres!" Brillat Savarin
paixaodasilva

MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2011 1:45 am    Assunto: Responder com Citação

Nuno Diniz escreveu:
Esferas:
Misturar em pomada, manteiga, sumo de limão e cebolinho.
Com uma espátula forrar semi esferas em silicone com a mistura, numa espessura entre 1 e 2mm.
Colocar no frio.
Retirar da forma as semi esferas de manteiga e rechear uma delas com o bacalhau à braz.
Com um pouco de manteiga, "colar" a segunda semi esfera por cima, de forma a fazer uma esfera.
Frio.
Panar 2 vezes em clara batida e pão ralado fresco, colocando a esfera no frio entre cada uma das vezes.
Fritar a 160º

Era mais ou menos o que calculava, obrigado Nuno Diniz pela discrição exacta, parece-me excelente, já uma vez tinha experimentado de uma forma parecida (na altura tirei a ideia da Torrie), mas panei também com sésamo preto, em seguida recheei com ouriço do mar, apresentava-se como um falso ouriço, em que o sésamo dava entender serem os picos do ouriço.

Cumprimentos

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2011 8:50 am    Assunto: Responder com Citação

Que maravilha. Caro Nuno Dinis, parabéns. Vou ter de ir aí experimentar todo este menu.
Nuno Diniz

MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2011 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Filipe,
Não tenho este menu. Foi feito especialmente para a Paulina.

Se quiser, pode pedir com antecedência e eu faço.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2011 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Só hoje vi este post que agradeço à Paulina. Tenho estado em casa desde o dia 7 de Maio, pois ao ir a pé para Fátima, caí e parti um pé, pelo que não tenho tido muito acesso à net.
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2011 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Só hoje vi este post que agradeço à Paulina. Tenho estado em casa desde o dia 7 de Maio, pois ao ir a pé para Fátima, caí e parti um pé, pelo que não tenho tido muito acesso à net.

Já estás bem?

Eu bem digo que a religião, como o desporto, faz mal à saúde. Smile
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2011 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Não tens nada que agradecer. Foi bom o jantar, eles também gostaram bastante.

Isso do pé é que é pior... E como vai isso? Estás melhor? Vais que ter que estar parado muito tempo?

Já não tens idade para essas andanças...
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Sex Mai 20, 2011 10:49 am    Assunto: Responder com Citação

Artur Hermenegildo escreveu:

Já estás bem?

Eu bem digo que a religião, como o desporto, faz mal à saúde. Smile

Quanto ao desporto, até posso concordar, em especial se vestido de encarnado. Falando de Religião, já não o acompanho.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.