NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Subida do IVA na restauração
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pedro Aragão Freitas

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Artur,

Entendo perfeitamente os teus argumentos e concordo que para ultrapassar esta fase difícil todos têm que ter capacidade de sacrifício. Mas a minha questão não está aí. A minha questão, à qual ainda não respondeste, é: Achas que um aumento do IVA na restauração vai levar a uma diminuição do défice público?

Lembra-te que mesmo que haja um aumento da receita fiscal (que pessoalmente não acredito porque acho que a retracção no consumo será superior à receita fiscal gerada), haverá garantidamente um aumento de despesa da segurança social devido ao desemprego gerado pela medida.

Mesmo que consideres que, por uma questão de justiça, o IVA na restauração deva ser à taxa normal, se neste momento isso contribuir para um aumento do défice, então não será altura para fazê-lo.

Um abraço,
Pedro
Pedro Aragão Freitas

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Pedro Aragão Freitas escreveu:

A Espanha, França e a Grécia aplicam a taxa reduzida uma vez que consideram a gastronomia um sector estratégico de promoção turística.

Uma abraço,
Pedro

A França aplica a taxa máxima sobre os vinhos à refeição.

Isso também seria um meio-termo interessante a aplicar em Portugal.

Não sabia mas concordo.
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Pedro Aragão Freitas escreveu:

A Espanha, França e a Grécia aplicam a taxa reduzida uma vez que consideram a gastronomia um sector estratégico de promoção turística.

Uma abraço,
Pedro

A França aplica a taxa máxima sobre os vinhos à refeição.

Isso também seria um meio-termo interessante a aplicar em Portugal.

Quanto à taxa dos vinhos à refeição, por cá e na generalidade, os restauradores encarregam-se bem das taxas e sobretaxas...

O exercício de um cenário hipotético de pagar o iva vínico a 13% e depois cobrar a 23% não deixa de ser interessante.

PS: É por isso que, a haver taxa, eu sou apologista de uma taxa única... Cool

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Pedro Aragão Freitas

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
O exercício de um cenário hipotético de pagar o iva vínico a 13% e depois cobrar a 23% não deixa de ser interessante.

O inverso acontece nos espumantes e fortificados Sad
CP

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2011 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem dúvida que um aumento do Iva na restauração não a irá beneficiar.

No entanto, assustam-me mais os aumentos de preços que ando a verificar nalguns restaurantes, como se fosse o tudo ou nada.

O H3, a que costumo ir habitualmente, aumentou um menu de 6,5 para 6,95 euros. Parece nada mas são cerca de 7%.

O do Cordeiro, a que costumava ir muitas vezes, aumentou os menus de 40 para 50 euros (25%) e o de 50 para 75 euros (50%).

Se o Iva aumentar, estou para ver se isso irá ainda reflectir-se sobre este aumentos.

Está tudo doido? Ou serei eu que não estou a captar alguma coisa?

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:

No entanto, assustam-me mais os aumentos de preços que ando a verificar nalguns restaurantes, como se fosse o tudo ou nada.

O H3, a que costumo ir habitualmente, aumentou um menu de 6,5 para 6,95 euros. Parece nada mas são cerca de 7%.

O do Cordeiro, a que costumava ir muitas vezes, aumentou os menus de 40 para 50 euros (25%) e o de 50 para 75 euros (50%).

Se o Iva aumentar, estou para ver se isso irá ainda reflectir-se sobre este aumentos.

Faz-me lembrar os meus tempos de nadador-salvador tipo série Marés Vivas, nos finais dos idos de 60 aqui em Espinho, quando o náufrago se agarra ao pescoço de quem o está a tentar salvar. No mar, uma simples cotovelada na boca do estômago do náufrago resolve. Na restauração, não faço ideia... Confused

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
CP

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
CP escreveu:

Faz-me lembrar os meus tempos de nadador-salvador tipo série Marés Vivas, nos finais dos idos de 60 aqui em Espinho, quando o náufrago se agarra ao pescoço de quem o está a tentar salvar. No mar, uma simples cotovelada na boca do estômago do náufrago resolve. Na restauração, não faço ideia... Confused

Gives thy a finger

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.