NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sifão

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rui R.

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 12:56 pm    Assunto: Sifão Responder com Citação

Boa tarde,

Sem grande convicção, e por pressão de alguns amigos, concorri ao MasterChef.
Fui chamado, passei a 1ª fase, com um prato frio. Após a entrevista seguinte e passada 1 semana, voltei a ser chamado para audições finais, onde ficaram apenas cerca de 100 concorrentes de um total de 6000 inscritos, segundo me disseram.
Daqui sairam os 30 finais, onde eu não me incluo... justamente, diga-se! Smile Sinceramente, acho que não estaria mesmo preparado para aquela pressão das cameras, entrevistas, etc... Não é o meu feitio, pronto!
Decidi preparar um bacalhau com grão, sendo que o bacalhau foi cozido em azeite e o grão apresentado de 2 formas: num guisado, com tomate, aipo, etc, e numa "mousse", preparada com o grão cozido passado na peneira, depois seria junto um pouco de natas (que me esqueci!) e colocado num sifão com uma carga. Por último salteei uns camarões da costa, temperados com alho, limão e coentros. Estes ficam crocantes e acho que comidos juntamente com a mousse de grão tornam o conjunto agradável. O azeite e gelatina do bacalhau temperam o prato, ervas, pimenta rosa...

O desastre aconteceu no sifão, pois não tive tempo de colocar "aparelho" suficiente dentro do mesmo e com a pressão do tempo nem levou natas. Perante o juri e sem a experiência necessária a coisa correu mal. Correu bem em casa nas 3 vezes que treinei, mas lá não correu... Azar! Smile

Mas aqui a questão (e perante o "massacre" do juri) é se é assim tão perigoso - para nós, amadores - usarmos um sifão. Estou a partir do princípio que seguem, obviamente, as noções básicas de segurança, como fechar bem a tampa, enroscar bem a carga, etc...
Segundo o Ljubomir (que admiro, especialmente pela sua creatividade), pode haver uma explosão, e que sendo amador não deveria ter usado o sifão. Isto é estranho, quando os próprios chefs lançam receitas em livros de cozinha para amadores em que o sifão é utilizado (estou a lembrar-me, por exemplo, da espuma de batata com trufa do Ljubomir, penso que no Grande livro dos chefs - Receitas para amadores).

Por acaso até nem uso muito este utensílio, mas com a batata e com o grão, acho que faz umas espumas com uma textura muito agardável.

Qual a vossa opinião? É assim tão perigoso e choca tanto ao ser usado na nossa cozinha?

PS - Se assim é, tal como ele diz, ainda bem que a minha receita não foi "explosiva"! Se bem que estaria ao nível de um H.Blumenthal e teria conseguido de certeza o avental para seguir em frente na prova! Very Happy Very Happy Obrigado.

Rui Rosário
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 11:04 pm    Assunto: Re: Sifão Responder com Citação

Rui R. escreveu:

Qual a vossa opinião? É assim tão perigoso e choca tanto ao ser usado na nossa cozinha?

Eu acho que não é perigoso. Nunca ouvi falar de nenhuma acidente. Um sifão com uma carga não vejo onde possa ser perigoso.

E quem gosta e está disposto a comprar um sifão e cargas para o sifão, não vejo porque não o possa usar. Basta ler as instruções e aprender a técnica.
paixaodasilva

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 12:09 am    Assunto: Responder com Citação

acho tão perigoso como uma lata de chantilly é a mesma coisa só que descartável.

O máximo que acho que pode acontecer é ficar com a cara, roupa e paredes cheia do que estive lá dentro... e já me aconteceu Smile

Cumprimentos

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rui R.

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2011 6:30 pm    Assunto: Sifão Responder com Citação

Pois... bem me parecia.

Fizeram daquilo um "Festival de Variedades"... Smile
O que não apaga o facto de eu ir para lá sem aquilo preparado em condições. Embarassed Very Happy

Obrigado.

RR
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.