NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Porco preto?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 4:12 pm    Assunto: Porco preto? Responder com Citação

Será que em Portugal ainda existem outros porcos que não o porco preto ou ibérico?

Hoje é quase impossível ir a um restaurante sem ver um ou outro prato de "porco preto", sejam secretos, lombos, lombinhos, presas, costeletas, bifanas, entrecosto, eu sei lá...

Mas afinal quantos milhóes de porcos pretos é que existem no país? De Norte a Sul?

E quando sabemos que um porco preto tem muito menos carne, muito, mas mesmo muito mais gordura, leva mais tempo a crescer, será que todos são pretos???? Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Será que em Portugal ainda existem outros porcos que não o porco preto ou ibérico?

Obviamente que sim, caro falcão.

Sem entrar em deseperos de causa e sabendo que na moda está agora o porco preto (suponho eu que tudo por causa da famigerada expressão "pata negra" e daí o respectivoi associativismo ao porco preto - é tudo da mesma cor), existem mais algumas raças.
Já aqui tinha referido a raça bísara, a partir do qual é feito o fumeiro de Vinhais e o qual posso garantir que não fica em nada atrás do fumeiro feito com porco preto. O mesmo se passa com a normal gastronomia.

Aqui em cima, os procos são bem cor-de-rosa, sujo, é certo, mas longe do preto.

Se quiser saber um bocadinho mais sobre a raça e sobre a feira do fumeiro, novamente:

http://www.rcl-imagem.pt/feiradofumeiro/

Fiquem bem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rui Miguel

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

O bísaro! é verdade caro Cheeseman! Não fica nada atrás do porco preto!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Cheeseman, obrigado por mais uma excelente referência neste site.

E já agora um reparo, a minha mensagem anterior era escrita em tom irónico e provocador.

É que o porco preto ou ibérico constitui uma minoria mínima no nº de porcos em Portugal. No entanto apesar de quase não existirem porcos pretos em Portugal (inclusive no Alentejo com excepção da margem esquerda do Guadiana), parece que todos andamos a comer porco preto.

Obviamente que andamos é todos a ser enganados que nem tontinhos... É uma moda, e a falta de escrúpulos de restaurantes, comerciantes de carne e talhos induz nas pessoas a ideia que comem carne de proco preto... Pois, pois...

E não passa de um absurdo pensar que só o porco preto é que é bom. Como indicou o porco bísaro também tem uma carne excelente (mas também não é rentável industrialmente). Outros haverá, infelizmente mal aproveitados...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
cheeseman

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
a minha mensagem anterior era escrita em tom irónico e provocador.

Eu percebi a ironia.
A minha resposta também tinha algo de irónico:
Citação:
Aqui em cima, os procos são bem cor-de-rosa, sujo, é certo, mas longe do preto.

principalmente dirigido aqueles que procuram o "preto a todo o custo".
Indubitavelmente o porco preto tem as suas qualidades, mas para além de ser pequena a população de porcos pretos, relativamente aos outros, grande parte ainda vai para os "nossos vizinhos".
Toda esta procura e consequante "comer gato por lebre" é fruto da paranóia da moda do porco preto. Enquanto esta não passar e não "se abrirem os olhos" para as qualidades dos restantes, à boa maneira Portuguesa, havemos de ir aos restaurantes e comer porco preto sem efectivamente lhe sabermos a cor.
Resta-me acrescentar que esta questão é um fenómeno predominante da zona Sul do país. Até à data, ainda não me apercebi de nada aqui par o Norte, até porque não tradição de cores. Aqui os porcos sempre foam cor-de-rosa e provavelmente vão continuar a ser por mais uns séculos.
A única iguaria que suscita "opiniões de cor", continua a ser o famoso presunto pata negra, ao qual o presunto de Chaves não fica nada atrás.

Fiquem bem.

P.S. Só para que conste, não sou produtor de porcos, nem tão pouco tenho nada a ver com o fumeiro de Vinhais nem com a raça bísara. Apenas defendo os padrões de qualidade desenvolvidos com os produtos da nossa terra, seja ela Norte ou Sul.
mlpaiva

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
É que o porco preto ou ibérico constitui uma minoria mínima no nº de porcos em Portugal. No entanto apesar de quase não existirem porcos pretos em Portugal (inclusive no Alentejo com excepção da margem esquerda do Guadiana), parece que todos andamos a comer porco preto.

É um facto que o porco preto está na moda. E acredito que secretos, lombos, etc. embalados e certificados como sendo de porco preto o sejam, até por fiscalização das entidades competentes. Os que compro (Beloteiros) , efectivamente é só pôr na grelha com um pouco de sal... Agora nos restaurantes... ?
Portugal tem duas raças autóctones: o bísaro (na mancha norte de Trás-os-Montes) e o alentejano (na mancha leste do Alto e Baixo Alentejo).
Estive, durante 15 anos, ligado profissionalmente a organismos do Ministério da Agricultura (JNPP/JNF/IAPO/IROMA). Era fácil verificar que a quase totalidade dos porcos apresentados para abate nos matadouros oficiais ou particulares do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral eram da raça "Largewhite". Ver porcos pretos? Só nas deslocações de férias para o Algarve... Very Happy
falcao

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2003 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
É um facto que o porco preto está na moda. E acredito que secretos, lombos, etc. embalados e certificados como sendo de porco preto o sejam, até por fiscalização das entidades competentes. Os que compro (Beloteiros) , efectivamente é só pôr na grelha com um pouco de sal... Agora nos restaurantes... ?

Exactamente! E não sei se acaba nos restaurantes, tenho dúvidas razoáveis sobre muitos talhos. Não sei se é costume em Espinho ou noutras regiões do país, mas em Lisboa e arredores não há talho que se preze que não tenha excelente carne de porco preto. Sempre certificado, claro!

Mas ou os porcos ibéricos tiveram enormes e surpreendentes melhoramentos genéticos ou então nem todos podem ser genuínos...

mlpaiva escreveu:
Portugal tem duas raças autóctones: o bísaro (na mancha norte de Trás-os-Montes) e o alentejano (na mancha leste do Alto e Baixo Alentejo).
Estive, durante 15 anos, ligado profissionalmente a organismos do Ministério da Agricultura (JNPP/JNF/IAPO/IROMA). Era fácil verificar que a quase totalidade dos porcos apresentados para abate nos matadouros oficiais ou particulares do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral eram da raça "Largewhite". Ver porcos pretos? Só nas deslocações de férias para o Algarve... Very Happy

E ainda temos que considerar que a maioria dos "nossos" porcos pretos acabam do outro lado da fronteira, transformados em maravilhosos presuntos e enchidos de origem certificada.

Tanto quanto sei o preço do outro lado da fronteira é muito mais atractivo que deste lado. Além que aspectos burocráticos (e de disponibilidade de matadouros) incentivam os produtores a atravessar a fronteira...
alentejano

MensagemEnviada: Sáb Fev 08, 2003 4:54 am    Assunto: Responder com Citação

Keria dizer apenas como nota que `PATA NEGRA´ é nome registado de uma marca portuguesa com origem em Campo Maior e neste momento tudo oq era Pata Negra ou passou para Iberico ou entao Beloteiros, os Espanhois que o digam hehe.
Já agora esta empresa dispoe de produtos de altissima qualidade, muito procurados por todo o país, não só presuntos como enchidos.
A nivel de carne, vem quer de porco preto e de porco branco.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mlpaiva

MensagemEnviada: Sáb Fev 08, 2003 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:
Keria dizer apenas como nota que `PATA NEGRA´ é nome registado de uma marca portuguesa com origem em Campo Maior ...

Foi concerteza, na altura, um golpe de mestre do Dr. Roquette, mas nem todos tomarão a nuvem por Juno :new-alien: !
joaquim

MensagemEnviada: Qua Fev 12, 2003 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
[E ainda temos que considerar que a maioria dos "nossos" porcos pretos acabam do outro lado da fronteira, transformados em maravilhosos presuntos e enchidos de origem certificada.

Tanto quanto sei o preço do outro lado da fronteira é muito mais atractivo que deste lado. Além que aspectos burocráticos (e de disponibilidade de matadouros) incentivam os produtores a atravessar a fronteira...

Quer dizer que o presunto que compramos em Espanha como sendo Espanhol é Português?
falcao

MensagemEnviada: Qua Fev 12, 2003 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

joaquim escreveu:
falcao escreveu:
[E ainda temos que considerar que a maioria dos "nossos" porcos pretos acabam do outro lado da fronteira, transformados em maravilhosos presuntos e enchidos de origem certificada.

Quer dizer que o presunto que compramos em Espanha como sendo Espanhol é Português?

Algum é! E sobretudo no de melhor qualidade!

Presumo que sobretudo de zonas mais aproximadas da fronteira, como Jabugo e mesmo Huelva. Penso que Salamanca não será tão "afectada".

A principal razão é que os porcos pretos alentejanos aparentemente são melhores e criados mais em regime de montado. E a qualidade das bolotas é melhor e mais abundante!
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qua Fev 26, 2003 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

No prazo de uma semana já comi tanto "porco preto" em restaurantes que fiquei admirado com a quantidade de porquinhos escuros que andam por aí.... Confused
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2003 1:55 am    Assunto: Responder com Citação

Caros Amigos

Então verifiquem, e depois vão provar porque vale a pena:

www.porcopreto.com

Um abraço

JTMB
falcao

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2003 2:12 am    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Caros Amigos

Então verifiquem, e depois vão provar porque vale a pena:

www.porcopreto.com

Um abraço

JTMB

José Tomáz Mello Breyner, recomenda então este restaurante?

O nome já me tinha sido facultado por um conhecido que lhe teceu largos elogios. É genuíno?
Joao Paulo

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2003 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Lá vou eu ter de experimentar mais um restaurante novo... Sacrifícios! Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.