NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Casamento do Vinho com a Comida
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
João Quintela

MensagemEnviada: Qui Fev 06, 2003 11:12 pm    Assunto: Casamento do Vinho com a Comida Responder com Citação

Aproveito este novo espaço para lançar o desafio da combinação do vinho com a comida. Por exemplo, o aconcelhar do acompanhamento de um vinho que gostamos, com algum petisco e vice-versa, curiosidades e provocações.
Está aberto o debate!!! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Rui Miguel

MensagemEnviada: Sex Fev 07, 2003 1:35 pm    Assunto: Responder com Citação

João tal como disse no encontro, gosto muito de um cabrito ou borrego assado no forno com um vinho do Dão com 20/30 anos?

Ou uns peixinhos do rio assados nas brasas e temperados com um molho picante com erva peixeira com um Encruzado...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Sex Fev 07, 2003 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

João, queres então combinações entre vinhos e comida?

Assim de repente lembrei-me logo de uma combinação, talve pouco usual, mas que para mim resulta perfeita, a de salmão grelhado com um bom Pinot Noir.

E muito, muito cuidado, não estou a falar de salmão de supermercado, de viveiro. A maioria (quase totalidade) dos salmóes que comemos são de viveiro e a pouco sabem.

Não, estou a falar de salmão verdadeiro (para quem ainda sabe o que é)! E salmão com um bom Pinot Noir (e convém que seja bom) é uma combinação perfeita! Está claro, para mim...

Normalmente não alinho muito na moda de comer peixe com vinho tinto, a maioria das combinações são pouco harmoniosas. Mas o salmão é uma excepção, e o vinho também ajuda.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Sex Fev 07, 2003 3:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Outra combinação para mim perfeita e penso que pouco usual (pelo menos entre nós) é ganso assado e recheado, acompanhado por vinho branco. Claro que não é um vinho qualquer, estou a falar de um Riesling, de preferência alemão ligeiramente doce. Porquê alemão? Porque os Riesling franceses são demasiado encorpados e secos e os austríacos demasiado secos. De preferência um Spatlese, embora um Auslese também possa por vezes resultar bem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2003 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

E avanço com mais outra combinação que para mim funciona muito bem, Wiener Schnitzel (ou em português, uma espécie de escalope panado) com Sauvignon Blanc.

Não com qualquer Sauvignon Blanc, sobretudo não com um neozelandês. A melhor aposta são os Sauvignon Blanc da Estíria, ou mesmo da Califórnia.

Estou curioso na razão porque ninguém pega neste tema?
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2003 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Medo, medo...

Como o Falcão já reparou sou pouco conhecedor dos vinhos estrangeiros, tintos e brancos!

Mas dou-lhe um exemplo, de um prato que fiz ontem em minha casa e que combinou muito bem o vinho com a comida.

Fiz uma agulha de vaca estufada com legumes (sendo depois desfeitos pela varinha mágica para que o molho fique grosso) e espargos que eram frescos, temperados com ramos de cheiros. Apurou com um pouco de vinho do porto. A agulha ficou com um aroma muito fresco e complexo originado principalmente pelo ramo de cheiros e pelos espargos...

Acompanhei com um Malvasia Fina QMaias 2000
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2003 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
Medo, medo...

Como o Falcão já reparou sou pouco conhecedor dos vinhos estrangeiros, tintos e brancos!

...

Mas Rui Miguel (e outros), o tema deste tópico é o "Casamento do Vinho com a Comida", independentemente da nacionalidade do vinho ou do prato!
João Quintela

MensagemEnviada: Sex Fev 14, 2003 4:19 am    Assunto: Mais algumas combinações ... Responder com Citação

Como bom português que sou aqui vão algumas sugestões para um bom "Bacalhau à Lagareiro", mas claro, com um bom azeite, região: Dão ( em várias provas cegas, os tintos desta região são quase sempre imbativeis ) Quinta da Pellada, principalmente os Tourigas ( 100% - 96, 99 ou 2000 ), os Tinta Roriz ( 98 ou 2000), Quinta dos Roques Touriga ( 96 ou 97 ), Casa de Santar ( Rserva 96 ou 98 ), Quinta de Carvalhais reserva 96, etc...

Com uma grande vantagem, é que todos estes vinhos ( quando da ausência de um Vintage ) ligam perfeitamente com um bom queijo da Serra da Estrela.
Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2003 8:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Ontem ao jantar, comi um pato caseiro e acompanhei com um Quinta das Maias Malvasia Fina 2001!

Combinou muito bem! Wink

PS É que a minha filha fez uma ano! Cool
falcao

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2003 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:

...
PS É que a minha filha fez uma ano! Cool

Então muitos parabéns ao pai babado! E sobretudo à filha, claro! Very Happy
Joao Paulo

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Dou-me muito bem com a combinação clássica entre espumante e morangos.

E é um excelente afrodisíaco Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cheeseman

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2003 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoalmente acho que nesta combinação "mítica", o afrodiíaco é mesmo a companhia que também bebe o champanhe e come os morangos. A mistura em si...
Já se falarmos na inumeras utilizações do champanhe e dos morangos...

Enfim, a conversa a descer de nível e a subir de interesse...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rui Miguel

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2003 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Combinações entre marisco e vinho?

Tem que ser "sempre" com vinho verde?

Que sugestões têm para dar? Wink
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2003 8:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
Combinações entre marisco e vinho?

Tem que ser "sempre" com vinho verde?

Que sugestões têm para dar? Wink

Nem "sempre" nem nunca! Onde é que eu já li isto? Será que foi num filme do James Bond ou num dos muitos livros da Condessa de Ségur que proliferavam na nossa casa (de meus pais...) ?
De qualquer modo, grandes momentos sempre presentes na minha memória são ostras quer nas esplanadas dos Champ Elysées quer no Golfe du Morbihan em que o champagne não tem (nem pode ter) qualquer rival, mas que me levavam as ajudas de custo + the pocket money!

Uma lagosta suada, uma mexilhão gratinado ou uma gamba grelhada não "podem" ter o mesmo vinho a acompanhar!
Farei uma resenha, uma súmula, um epítome (God knows...) das melhores combinações, quando tiver tempo... Mas, como dizia Galois na véspera do duelo, tempo é coisa que eu não tenho: e as equações polinomiais a partir do 4º grau ficaram por não ter fórmula resolvente! Wink Crying or Very sad
falcao

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2003 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:

...
De qualquer modo, grandes momentos sempre presentes na minha memória são ostras quer nas esplanadas dos Champ Elysées quer no Golfe du Morbihan em que o champagne não tem (nem pode ter) qualquer rival, mas que me levavam as ajudas de custo + the pocket money!
...

A combinação é sem dúvida atraente e funciona na perfeição.
Mas com ostras (e várias outras conchinhas), um Sancerre de Loire é também uma combinação "made in heaven"...

Com camarão grelhado, o Sauvignon Blanc (mais num estilo europeu que novo-mundo) liga muito bem.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.