NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Um Jantar Muito Especial

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 12:43 pm    Assunto: Um Jantar Muito Especial Responder com Citação

Confesso que hesitei muito antes de colocar este post !

Hesitei, porque não pretendo de modo algum ferir susceptibilidades em pessoas que possam “não ver com bons olhos” este tipo de “manifestações”, ou suscitar polémicas por via disso.

Decidi colocá-lo, exactamente porque se trata de um forum enogastronómico do qual uma das finalidades é a divulgação de certos “eventos” que, certamente, uma boa parte de foristas mais interessados e conhecedores estará interessada em acompanhar e poder ver o que “por aí se vai fazendo”.

Pois é ! ... O Menino Jesus, por vezes, faz-nos algumas surpresas !!!

E a surpresa deste Natal foi, nem mais nem menos, que a oferta de "Reserva” para um “Jantar de Degustação” em 18 ou 19 de Janeiro, cujo tema é “Portugal no seu melhor” !

Vejam só “Os 9 Aromas” e “Os 9 Sabores” em degustação !!!...
( tudo isto num só jantar ! ) :

Espumante Filipa Pato 3B (Bairrada) c/
Morcela torrada e chouriço de Trás-os-Montes

Colheita 7 de Outubro Branco (Estremadura) c/
Fricassé de morilles com ovo escalfado

Alvarinho Soalheiro 2004 (Vinho Verde) c/
Caldeirada do Mar

Redoma Reserva Branco 2004 (Douro) c/
Bacalhau à “Degusto”

Charme 2004 (Douro) c/
Cabrito à ”Jerónimo”

Herdade dos Grous Reserva 2004 (Alentejo) c/
Secretos de Porco Preto com migas de broa

C.V - Curriculum Vitae 2003 de Cristiano van Zeller (Douro) c/
Folhado Real de caça

J.M.F. Moscatel 1971 (Setúbal) c/
Trouxas de ovos com crocante de amêndoa

Niepoort Vintage 2003 (Douro) c/
Tábua de Queijos Portugueses
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Ramos

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente é de um enorme mau gosto colocar aqui este evento a esta hora da manhã...!!!!! Evil or Very Mad

Boas degustações!!! Very Happy

Paulo Ramos
Luis Camisão

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 12:53 pm    Assunto: Re: Um Jantar Muito Especial Responder com Citação

Rui Vasconcelos escreveu:

Charme 2004 (Douro) c/
Cabrito à ”Jerónimo”

De Sousa?

Mas que bela ementa, e que pena tenho de não poder ir.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Rui

Hoje vai ser o culpado de eu não fazer dieta, mas o seu post fez-me cá uma fome e uma sede...

Bom Jantar

Zé Tomaz
PortoVintage

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

O Rui é de certeza o maior cliente do Degusto. Wink
Bom jantar! Depois conte-nos como foi. Very Happy
Rui Vasconcelos

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2006 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois de umas curtas férias , que impediram a minha presença no encontro dos 5as8 e de acompanhar o forum, o que lamento muito, chego a tempo deste “Jantar Degustação” imperdível (até pela natureza no que a mim dizia respeito).

Porto Vintage disse :
“Depois conte-nos como foi.”

Pois é. O problema é .... por onde começar !... Rolling Eyes Como resumir tudo sem deixar de contar o essencial e sem me tornar fastidioso .... ??? ... de qualquer modo tentem, que vale a pena ! Wink

Convivas 18 (nesta sessão) numa só mesa e sala para o evento, onde se puderam ir trocando opiniões entre todos, em ambiente enogastronófilo descontraído, em que todos passaram de imediato a sentir-se “velhos amigos”, a comungar de um objectivo comum e especial !... O que estas “coisas” conseguem !... Passar algumas horas a viver um “sonho” do imaginário ! Rolling eyes

Imaginem 9 copos Riedel todos diferentes, enfileirados em cada lugar, cada um apropriado a cada um dos vinhos que iam ser servidos !...
Imaginem começar o “jantar degustação” às 20.30 e acabar perto das 3.00 !
Imaginem-se alvo da atenção permanente de quem foi incumbido de que nada nos faltasse, discretamente, em ritmo adequado e com a melhor atenção e intenção de nos proporcionar uma satisfação total !
Foi imperioso chamar o Chef Jerónimo à sala para lhe ser tributada uma sincera e justa salva de palmas ! =D>

Passemos aos “Aromas” e aos “Sabores” : Partyman

Um início de boca com o Espumante 3B (de Baga, de Bical, de Bairrada) de Filipa Pato.
É evidente que, tratando-se do tema “Portugal No Seu Melhor” não poderia tratar-se de um Champagne ! ... Mas como espumante nacional, não tem nada a ver com qualquer outro nacional. Por unanimidade “ganhou” por 10 a 0 a qualquer outro. Extremamente suave, sem deixar, como é habitual, a boca cheia de gás, de uma elegância notável, com bolha finíssima, fez passar despercebida a “curiosidade” da Morcela Torrada doce e Chouriço de Trás os Montes em cama de verduras cruas.

O Fricassé de Morilles (os tais dos 15,5 euros / 28 gr.), com ovo escalfado servido com generosidade, em molho delicioso sobre o qual boiava um ovo escalfado, a que faltou no final uma “buchinha de pão” que gulosamente mergulhada no molho restante seria .... hhhuuum !?
A companhia do Viognier do Colheita 7 de Outubro, de côr muito acentuada para um branco, com os evidentes frutos secos de Natal, damascos e com a sua notória acidez que eu receava, mas que se ajustou muitíssimo bem à gordura do ovo.
É um branco másculo, com belíssimos nariz, boca e estrutura. É um vinho persistente no fim de boca e na memória.

O Soalheiro era o de 2005, suponho que ainda não `a venda (e não o de 2004). Muito jovem para Alvarinho e por isso mesmo com as características dessa juventude bem vincadas: aromas característicos da casta muito acentuados, quase simultaneamente, florais, frutosos, vegetais e minerais e ainda bastante acidez. Este vinho irá melhorar muito com o tempo. A marca é a maior garantia.
A Caldeirada do Mar que o acompanhou estava simplesmente divinal ! Gambas grandes e abundantes q.b., amêijoas negras e rodovalho, com umas poucas ervilhas e outros ingredientes de autor, fazendo deste prato um dos melhores da noite.

Passou-se ao Bacalhau. Uma pequena “almofada” enrolada por uma muito fina fatia de presunto sendo o conjunto enrolado exteriormente em autentico “tricot” de vegetais. Mais apetecia olhar e fotografar do que destruir, comendo.
O Redoma Branco Reserva 2004, ainda não à venda, que o acompanhou, foi quase unanimemente considerado o melhor branco da Península Ibérica. Na minha opinião ainda melhor que o Reserva 2003. Ainda como minha humilde opinião, o “Branco” ibérico mais versátil em termos de harmonização, incluindo muitos tipos de carnes.

O Cabrito, um pequeno “naco” tenrinho, acompanhado com um “pudinzinho” de legumes vários, que dificilmente se reconheciam individualmente, mas cujo conjunto e textura com um paladar delicioso.
Um “Charme” de Vinho ou um Vinho de “Charme” (nunca um vinho teve um nome tão apropriado), um vinho que eu ainda não conhecia na versão 2002, surpreendeu-me pela sua leveza, elegância, taninos tão arredondados, um vinho que em minha opinião poderia ser bebido desde já, embora, suponho só venha para o mercado em Abril.
O estágio em carvalho francês e certamente muitas outras coisas mais, tornam de facto este Tinta Roriz / Touriga Franca, num dos Grandes Tintos Nacionais.

Seguiu-se o Herdade dos Grous Reserva 2004. Depois dos excelentes vinhos da Malhadinha do enólogo Luis Duarte, surge agora este seu novo projecto com o Touriga Nacional, Syrah, Aragonês e Alicante Bouschet. Neste vinho, as amoras, a ameixa, as compotas de fruta madura, estão bem presentes, assim como a pimenta e o fumado. Um equilíbrio perfeito entre acidez, álcool e taninos, tornando-o um tinto extremamente equilibrado. Todavia, em minha opinião ainda é cedo para o apreciar devidamente na sua plenitude, mas que será um grande vinho, não hajam dúvidas. A Confraria dos Enólogos do Alentejo já o distinguiu com a medalha de ouro, em disputa com os vinhos mais consagrados da região. Um vinho a não perder.
Nos Secretos de Porco Preto com Migas de Broa que o acompanharam, um destaque para o acompanhamento das migas, com broa, legumes e feijão muito bem conjugados e também para o excelente tempero da carne, que exalava odores extremamente agradáveis desde o prato ao nariz.

O Folhado Real de Caça, um dos pratos mais conseguidos, suponho que só de aves (perdiz, pato bravo, etc.) acompanhou um vinho fora de série.
O CV – Curriculum Vitae 2003 de Cristiano Van Zeller e de Sandra Tavares da Silva, de uma pujança e excelente exploração aromática. Uma estrutura e um equilíbrio notáveis, destas 1200 garrafas da Quinta do Vale D. Maria, infelizmente já não à venda isoladamente.

A grande surpresa da noite ainda estava para vir ! O J.M.F. Moscatel 1971, era o J.M.F. MOSCATEL ROXO SUPERIOR de 1971 !!! Ainda não tinha bebido nenhum Roxo e não encontro palavras para o descrever. Só posso dizer que “não morri sem beber esta preciosidade” !
As belíssimas Trouxas de Ovos com Crocante de Amêndoa é que ficaram a perder pelo desvio da atenção para a bebida.

Já passava das 2.00 h. e ainda faltava a Tábua de Queijos e o Niepoort Vintage 2003.
Dadas as circunstâncias limitei-me a comer um pouco do Creme do Queijo de Azeitão, acompanhado pelo Vintage . Porquê descrevê-lo se sei de fonte segura que seria o Vintage que o próprio Dirk escolheria para apresentar a um grupo dos maiores “experts” do mundo, se tivesse que apresentar um e só um !

Obs. Não sei se repararam que a intenção foi servirem-nos vinhos muito recentes, alguns ainda não no mercado e adaptarem "pratos" (excelentes)para acompanhar esses vinhos !

UM JANTAR INESQUECIVEL !!! Applause Applause Applause
Leitão

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2006 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Vasconcelos escreveu:

(...) O Fricassé de Morilles (os tais dos 15,5 euros / 28 gr.) (...)

Touché Laughing

Leitão
joaorose

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2006 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Grande jantarada!

Para falar só de um (na verdade acho difícil encontrar tantos "o melhor", sendo certo que a ocasião faz o vinho), e começando pelo primeiro, considerar o 3b o melhor espumante de Portugal parece-me exagerado, agora ganhar por 10 a 0 isso já nem futsal acontece.
Nem a Filipa concordaria! A não ser k seja alguma cuvée especial a que o comum dos mortais não tem acesso. Que ano vinha a seguir ao L de lote?
saludos
joão
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Hildérico Coutinho

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2006 4:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Para falar só de um (na verdade acho difícil encontrar tantos "o melhor", sendo certo que a ocasião faz o vinho), e começando pelo primeiro, considerar o 3b o melhor espumante de Portugal parece-me exagerado, agora ganhar por 10 a 0 isso já nem futsal acontece.
Nem a Filipa concordaria! A não ser k seja alguma cuvée especial a que o comum dos mortais não tem acesso. Que ano vinha a seguir ao L de lote?

De facto, ao ler o artigo do amigo Rui (de vez em quando fica contagiado pela exuberância circundante...) não pude deixar de dizer que teria de criticar este súbito (será acaso?) exaltar do espumante da Filipa, que por sinal tem saído mt bem aqui na garrafeira e não raras vezes aconselhado por mim, mas isto já começa a ser de mais e acho que existe de facto uma campanha para o colocar a um nível a que nem a Filipa (atrevo-me a dizer) alguma vez aspirou.

O espumante é de facto bom, mas nem sequer é consensual quanto mais considerá-lo como o melhor espumante nacional!!!! Os senhores da Murganheira e das Caves Transmontanas dvem estar a ficar com formigueiro.... Razz
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.