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Mau serviço em restaurantes
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falcao



Registrado: Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2002
Mensagens: 5553
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2003 5:20 pm    Assunto: Mau serviço em restaurantes Responder com Citação

Neste fim de semana estive no restaurante Furnas do Guincho e tive um almoço quase desastroso, pelo menos no que toca ao serviço.

Empregados demasiado à vontade, com tratamento demasiado familiar, como se me conhecessem há anos, do tipo - "olá como está, prazer em vê-lo!" e "então adeus, gostei muito de o ver e de o ter cá"... Um tratamento viscoso, falso, de lambuzeira gratuita que me incomoda particularmente.

Serviço demoradíssimo, lento, lerdo, onde é preciso pedir tudo, desde a lista de vinhos à lista de sobremesas, onde é preciso perguntar duas vezes se as sobremesas estão muito demoradas... Um desastre.

Serviço que apesar de cobrar margens escandalosas nos vinhos, põe a uso copos mais dignos de uma tasca que de um restaurante médio. Serviço que fica escandalizado por pedir um copo diferente e por acabar por beber um branco num copo de prova (sacrilégio, o branco deve ser bebido em copos baixos, minúsculos e muito, muito largos, tipo taças de champagne Maria Antonieta"!). Serviço que me enche literalmente o copo, a um dedo do bordo! Mas que não se importa de me vender o vinho a preços loucos...

Tudo isto numa refeição de qualidade média, sem qualquer valor acrescentado (basicamente peixe grelhado ou ao sal) e cobrada a preços demenciais.

Faço uma analogia com o Aldebarán (restaurante com 1 estrela Michelin em Badajoz) recentemente re-visitado. O preço é igual ou mais favorável ao Aldebarán, a cozinha não é comparável sobre qualquer prisma, o serviço está em galáxias diferentes. As margens do vinho são incomparáveis, justas no Aldebarán (preços muito pouco superiores ao preço de garrafeira), especuladoras nas Furnas. Serviço de copos decente, temperaturas adequadas e lista bem elaborada com datas de colheita e tudo o mais, desastre no lado do Guincho!

Há algo de estranho!
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José Tomáz Mello Breyner



Registrado: Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2002
Mensagens: 5472
Localização: Estoril

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2003 9:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu Caro Falcão

Infelizmente tenho de concordar que por vezes é mesmo assim. Empregados servis e a fazerem-se à gorjeta abundam por este País. O pior é que a nova geração, ou a "geração Pepsi" como lhes chamo, também não é grande coisa e a grande preocupação deles são os hórários de trabalho, e saber se podem folgar aos fins de semana. Faltam ao trabalho por "dá cá aquela palha" . As Escolas Hoteleiras continuam a formar fornadas de Directores Hoteleiros ( para o desemprego) e os cursos de mesa/bar ficam vazios pois ninguem quer ser empregado de mesa. Penso que ninguém explica a dignidade desta profissão, e infelizmente neste País os empregados de mesa ainda são vistos como uma profissão sem prestigio. Por outro lado para abrir um restaurante basta ter dinheiro e não é necessário fazer prova de conhecimentos técnicos ou obrigatoriedade de contratar quem os tenha. Finalmente meu Caro Falcão a maior culpa é em minha opinião dos consumidores que são pouco exigentes e em 99% dos casos não têm o menor conhecimento, só têm dinheiro. Daí a razão de existirem restaurantes como as Furnas.

Aceite um abraço

JTMB
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falcao



Registrado: Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2002
Mensagens: 5553
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 10:30 am    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Meu Caro Falcão
...
Finalmente meu Caro Falcão a maior culpa é em minha opinião dos consumidores que são pouco exigentes e em 99% dos casos não têm o menor conhecimento, só têm dinheiro. Daí a razão de existirem restaurantes como as Furnas.
...


Tem toda a razão JTMB, tem toda a razão!

A comparação com restaurantes tipo Aldebarán só confirma a sua afirmação. A ignorância, aliada à falta de cultura de exigência ajudam na proliferação deste tipo de restaurantes... Crying or Very sad

E cria-se uma pescadinha de rabo na boca, muitos projectos com pés e cabeça e com qualidade não têm sucesso, e outros que apostam só na imagem, na aparência vivem felizes... Estranho mundo este!
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Rui Miguel



Registrado: Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2002
Mensagens: 601

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

É por essas razões, que às vezes vale mais uma tasca honesta do que um pretenso restaurante de luxo.... :twisted:
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falcao



Registrado: Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2002
Mensagens: 5553
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 11:50 am    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
É por essas razões, que às vezes vale mais uma tasca honesta do que um pretenso restaurante de luxo.... :twisted:


Ó Rui, mas este de luxo só mesmo os preços, que o resto... Crying or Very sad
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Rui Miguel



Registrado: Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2002
Mensagens: 601

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Era mesmo isso que me estava a referir, Falcão!

Em Alcochete abriu, não há muito tempo, um restaurante, que prentensamente é de luxo, mas o serviço é tão snob, tão impertigado, tão mal educado e que o preço que pedem pelas refeições e pelos vinhos é escandaloso! :twisted: :twisted:

O vinho é multiplicado por 10!!!!!!!!!!!!!!! E ainda por cima têm a mania de saber servir o mesmo! Geralmente a temperaturas elevadíssimas, nos tintos e nos brancos a gelar!

Mas o mais engraçado, é que é extramente concorrido por pessoas da banda Norte e sul do rio Tejo!

As cartas tiveram que ser pedidas a conta gotas...... e houve um dia que perguntei se me podiam decantar o vinho, responderam-me que só para clientes habituais e só para vinhos tipo Barca Velha!

Como não sou amigalhaço do Restaurante e não bebi Barca Velha, não tive direito a decantação..... :twisted:

Por isso, é que às vezes, prefiro uma tasca despreocupada e honesta, não é verdade? Wink
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Gonçalo



Registrado: Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2002
Mensagens: 38
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Ter Mar 25, 2003 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Sou mais um leitor atento deste fórum do que um participante assiduo, no entanto este é um assunto pelo qual me interesso logo vou deixar a minha opinião.

Um dos prazeres que muito prezo é o de jantar fora de casa, e embora hajam poucas coisas que me aborreçam, uma dessas é o ser mal servido. :x

Se calhar vou contra alguns gostos de participantes do fórum, mas a mim agrada-me ser recebido com um certo à vontade, uma simpatia familiar.
Claro que nao gosto de abusos, e o que o Falcão refere cheira-me a abuso.

Vou aqui evocar dois restaurantes onde o tratamento dispensado ao cliente é, para mim, exemplar. Faz-nos sentir benvindos e desejados.
Stravaganzza e Viagem de Sabores.

A linha entre o "simpático e profissional" e o "demasiado à vontade" às vezes pode ser ténue, mas penso que nos restaurantes que referi reina um misto de descontração e profissionalismo que muito me agrada.

Um abraço para todos,
Gonçalo
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falcao



Registrado: Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2002
Mensagens: 5553
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2003 9:26 am    Assunto: Responder com Citação

Gonçalo escreveu:
Sou mais um leitor atento deste fórum do que um participante assiduo, no entanto este é um assunto pelo qual me interesso logo vou deixar a minha opinião...


E gostamos sempre de ouvir a sua opinião, Gonçalo! Sempre que estiver interessado no tema, entre na conversa!

Gonçalo escreveu:
Se calhar vou contra alguns gostos de participantes do fórum, mas a mim agrada-me ser recebido com um certo à vontade, uma simpatia familiar.
Claro que nao gosto de abusos, e o que o Falcão refere cheira-me a abuso...


Simpatia familiar pode ser agradável, sobretudo se genuína. Embora o conceito de familiaridade, deva ser adaptada ao perfil da casa. Tenho dificuldade em aceitar grande familiaridade em restaurantes tipo Carlton Valle Flôr, mas já a espero e aprecio em restaurantes tipo Praia da Adraga.

Mas neste caso específico, o das Furnas do Guincho, não se tratou de familiaridade, tratou-se de servilismo puro, de algo meio pagajoso, um pouco a recordar os famosos vendedores de banha da cobra... e transmitindo uma imagem de pefeita falsidade, de encenação. Algo que confessadamente desaprovo!
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Rui Miguel



Registrado: Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2002
Mensagens: 601

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2003 10:06 am    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:

Simpatia familiar pode ser agradável, sobretudo se genuína. Embora o conceito de familiaridade, deva ser adaptada ao perfil da casa. Tenho dificuldade em aceitar grande familiaridade em restaurantes tipo Carlton Valle Flôr, mas já a espero e aprecio em restaurantes tipo Praia da Adraga.

Mas neste caso específico, o das Furnas do Guincho, não se tratou de familiaridade, tratou-se de servilismo puro, de algo meio pagajoso, um pouco a recordar os famosos vendedores de banha da cobra... e transmitindo uma imagem de pefeita falsidade, de encenação. Algo que confessadamente desaprovo!



Inteiramente de acordo!

Mas para rirmos um pouco! E quando o empregado nos enche o copo de vinho até ficar quase a transbordar? Parece que nos quer"emborrachar"

:lol:
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José Tomáz Mello Breyner



Registrado: Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2002
Mensagens: 5472
Localização: Estoril

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 9:13 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Rui Miguel

Na maior parte das vezes estes empregados têm uma diminuto salário baixo e o restante vem de uma % das vendas daí esta estupida e ignorante atitude de nos encherem os copos para tentarem vender mais uma garrafa.

JTMB
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José Tomáz Mello Breyner



Registrado: Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2002
Mensagens: 5472
Localização: Estoril

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 9:14 am    Assunto: Responder com Citação

Corrijo : onde se lê salário baixo leia-se salário base
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Rui Miguel



Registrado: Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2002
Mensagens: 601

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro JMTB, obrigado pela esclarecimento, de qualquer modo não deixa de ser incomodativo ver constantemente um empregado à nossa beira sempre pronto para encher o copo! Embarassed

Eu pessoalmente gosto de me servir, decidir a quantidade que quero beber e comer! Wink

No entanto, é mais um sinal dos nossos baixos salários, da baixa formação pessoal! Crying or Very sad

Sinais de (sub)desenvolvimento assente ainda no preço barato da mão de obra! Crying or Very sad
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mlpaiva



Registrado: Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2002
Mensagens: 4961
Localização: where the streets have no name ;-)

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Miguel escreveu:
Eu pessoalmente gosto de me servir, decidir a quantidade que quero beber e comer! Wink


Eu, pessoalmente, não! Gosto que me sirvam, além de que esse serviço está incluído no preço e... na gorgeta Wink ! O empregado "sabe" o que nos deve servir e "aprende" quando o deve fazer. Gosto deles à distância, mas atentos a um simples olhar...

Nunca criei um clima de hostilidade mas, bem pelo contrário, um clima em que o empregado "sinta" que pode aprender... recebendo até por isso. Não deveria ser este o nosso papel, mas alguém tem de o desempenhar.

No fundo, no fundo, a culpa até que nem é deles; culpa é de quem contrata gente sem formação, da não-obrigatoriedade de formação específica para quem trabalha no ramo (começando pelos empregadores), etc. etc.

Do mesmo modo que neste site, em outras áreas, questionamos o que nos parece estar menos bem ou até estar mal (o que vai suscitando alguma salutar reflexão a algumas primadonnas) mas sugerindo como deveria ser, deveremos também fazê-lo na restauração, com um sorriso nos lábios... Very Happy
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falcao



Registrado: Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2002
Mensagens: 5553
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 4:20 pm    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Rui Miguel escreveu:
Eu pessoalmente gosto de me servir, decidir a quantidade que quero beber e comer! Wink


Eu, pessoalmente, não! Gosto que me sirvam, além de que esse serviço está incluído no preço e... na gorgeta Wink ! O empregado "sabe" o que nos deve servir e "aprende" quando o deve fazer. Gosto deles à distância, mas atentos a um simples olhar...


Eu pessoalmente também não! O ideal seria o empregado saber e estar atento, mas na prática são poucos os locais onde tal acontece. Ou por insuficiência de "staff" ou por desconhecimento e falta de formação.

mlpaiva escreveu:
... Do mesmo modo que neste site, em outras áreas, questionamos o que nos parece estar menos bem ou até estar mal (o que vai suscitando alguma salutar reflexão a algumas primadonnas) mas sugerindo como deveria ser, deveremos também fazê-lo na restauração, com um sorriso nos lábios... Very Happy


Esse sorriso é que nem sempre sou capaz de manter... Rolling Eyes

A partir de um determinado escalão de preço e estilo de restaurantes há falhas complicadas e dificeis de aceitar. Ficar demasiado tempo à espera de repor o nível do copo, ficar demasiado tempo à espera de uma ementa, enfim aquele tipo de falhas desagradáveis que por vezes comprometem uma refeição.

E há falhas que são de uma ingenuidade e de uma falta de bom senso inacreditáveis. Lembro-me que uma vez no Funchal jantei num restaurante mais "apinocado", um restaurante com algumas pretensões de serviço e imagem. Decoração cuidada, empregados recém formados, tudo muito janota. E põem-me na mesa, de entrada (sem ter sido solicitada), uma coisa com um aspecto bem esquisito. Umas tostas Bimbo à volta de uma tacinha com uma coisa branca com um pivete insuportável a alho e ervas. Pedi-lhe para retirar a entrada, preparei-me para pedir uma entrada a sério, e perguntei o que era aquilo. O empregado muito solícito explicou-me que era "queijo creme industrial, tipo Philadelfia que eles compravam em embalagens grandes com tostas Bimbo. Mas que não havia problema que era de borla e portanto eu podia comer à vontade que não era cobrado. E que não me preocupasse porque nem era feito lá, eles só empratavam." (sic)! Shocked
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mlpaiva



Registrado: Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2002
Mensagens: 4961
Localização: where the streets have no name ;-)

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2003 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
Esse sorriso é que nem sempre sou capaz de manter... Rolling Eyes... E há falhas que são de uma ingenuidade e de uma falta de bom senso inacreditáveis... Shocked

Claro, mas nessas situações, sai um sorriso nº 4 ou de calibre superior! Paciência de chinês? Talvez mas, de facto, muitas situações são de pura ingenuidade e ignorância (salvo... l'addition!).
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