NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Leitão!

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2003 3:55 am    Assunto: Leitão! Responder com Citação

Apelo aos entendidos, estudiosos e conhecedores participantes do fórum para que me esclareçam uma dúvida:

Qual ou quais as principais diferenças de elaboração entre o Leitão da Bairrada e de Negrais?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Joao Paulo

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2003 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa pergunta. Não sei! Confused
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Joao Paulo

MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2003 11:44 pm    Assunto: Responder com Citação

O de Negrais é quase sempre porco? Bastante crescidinho? Wink
Pedro Conde

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

Joao Paulo escreveu:
O de Negrais é quase sempre porco? Bastante crescidinho? Wink

Não tenho essa ideia. depende do restaurante onde se vai, aliás esse factor é válido também para a Bairrada.
falcao

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 10:20 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro, concordo inteiramente com a sua afirmação. Como sempre, há quem respeite os clientes e quem não os respeite.
Já agora, conheçe algums restaurante de leitão em Negrais que recomende?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 10:34 am    Assunto: Leitão Responder com Citação

Falcão escreveu
"Já agora, conheçe algums restaurante de leitão em Negrais que recomende?"

Caro Falcão de Negrais não conheço , mas aproveito para recomendar os unicos 2 restaurantes de leitão onde normalmente vou :

O Vidal - em Agueda
O João dos Leitões na Piedade

Acompanho sempre com Espumante Tinto Bruto das Caves Aliança

Saudações Gastronómicas

Miguel de Melo Breyner
Pedro Conde

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
Já agora, conheçe algums restaurante de leitão em Negrais que recomende?

Falcão,
não considere como uma recomendação, pois isso é extremamente arriscado neste tipo de restaurantes, mas sim como experiências mais ou menos positivas.
Eu quando vou a Negrais (poucas vezes apesar de morar relativamente perto) só sempre dirigido por pessoas que gostam de leitão, por isso vou onde elas me levam.
As melhores experiências foram no "O Caneira" que fica à beira da estrada e tem o inconveniente de estar sempre muito cheio, no "Palácio dos Leitões" (que é enorme) já fui bem servido mas também já sofri grandes decepções.
Existe também um pequeno estabelecimento junto a um pequeno largo à beira da estrada principal que só vende para fora. Quando é por encomenda fazem um bom leitão mas infelizmente não me recordo do nome.
Miguel de Melo Breyner escreveu:

Uma das coisas mais irritantes que estes restaurantes têm é a tentativa de nos tentarem vender aqueles "vinhos" borbulhantes sem origem. A escolha do Miguel de Melo Breyner parece-me bastante acertada e da próxima vez vou experimentar.
falcao

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Conde escreveu:
Falcão,
não considere como uma recomendação, pois isso é extremamente arriscado neste tipo de restaurantes, mas sim como experiências mais ou menos positivas ...

Palavras sábias, caro Pedro Conde, palavras sábias...

Pedro Conde escreveu:
... As melhores experiências foram no "O Caneira" que fica à beira da estrada e tem o inconveniente de estar sempre muito cheio, no "Palácio dos Leitões" (que é enorme) já fui bem servido mas também já sofri grandes decepções ...

Pois é, também conheço os dois (melhor o Caneira, que durante a semana ao jantar é aceitável) e as experiências têm sido muito variáveis. Já lá comi razoavelmente, e já tive enormes, enormes decepções. É questão de ter sorte, e restaurantes em que é preciso ter sorte com o dia, são muito complicados... Rolling Eyes

falcao

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 11:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Conde escreveu:
Miguel de Melo Breyner escreveu:

Uma das coisas mais irritantes que estes restaurantes têm é a tentativa de nos tentarem vender aqueles "vinhos" borbulhantes sem origem. A escolha do Miguel de Melo Breyner parece-me bastante acertada e da próxima vez vou experimentar.

O chamado vinho frisante. Vinho básico a que foi adicionado dióxido de carbono, e muitas vezes açúcar! Shocked

A sugestão do Miguel de Melo Breyner é muito boa (na minha modesta opinião, claro). O único senão é que o espumante não é datado, e por isso correm-se alguns riscos... Cool

Pedro Conde

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
É questão de ter sorte, e restaurantes em que é preciso ter sorte com o dia, são muito complicados... Rolling Eyes

Se calhar temos que concluir que o bom leitão está fora da Bairrada e de Negrais (isto falando do circuito comercial). :twisted:
Pedro Conde

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci-me de dizer que comprei hoje uma Tinto Bruto das Caves Aliança.
Espero que esteja em condições.....
pbrandao

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2003 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou meter a minha "colherada" Laughing Também aprecio leitão, sou da margem sul de Lisboa, e o mais perto que tinha com alguma qualidade eram uns restaurantes na Quinta do Conde, que não tinham ambiente nenhum. Quando podia, ia até à Boavista, perto de Leiria, que também tem bom Leitão. Há pouco tempo abriu uma "pérola" bem perto da minha casa chamada Palácio do Vinho. Este Restaurante, decorado com extremo bom gosto, tem como especialidade o Leitão à Bairrada feito in loco, que para mim, é divinal. Tem mais algumas especialidades (a lista resume-se a 6 ou 7 pratos), como Espada de Porco Preto, Naco à Mirandesa ou Bacalhau à Lagareiro.
Se aliarmos os pratos, o ambiente irrepreensível, a iluminação perfeita, a decoração com um gosto raro e juntarmos uma garrafeira de excepção (principalmente das zonas de Terras do Sado e Alentejo, mas com excelentes escolhas do resto do país, a preços que não tendem para o assalto), garrafeira essa que é parte integrante da decoração sendo uma espécie de caves à mostra, penso que temos um sítio para passar umas horas de luxo. O vinho é sempre decantado, os bons copos são mudados consoante a escolha que fazemos (tinto, branco, verde, frisante), enfim pequenas coisas que fazem uma grande diferença.
Um pequeno senão é a falta de conhecimentos enológicos de alguns empregados, mas que facilmente é colmatada com a simpatia do dono, sempre disponível para qualquer esclarecimento adicional. Sobremesas de inspiração alentejana, bons digestivos.
Fica na EN10 entre Corroios e a Cruz de Pau, ao pé dos Stands de automóveis, convém marcar se for para fim de semana, indicando se é para comer leitão, uma vez que só fazem consoante as pessoas, não requentam leitão da véspera. Garanto que não se irão arrepender. Posso passar o telefone a quem quiser, e não sou sócio nem parte interessada no negócio Wink , apenas acho que devemos promover estes sítios, de tão raros que são.

PBrandão
Web page com muita bacorada em http://bservices.homelinux.com/cov
NR: é mais o tempo que passa em baixo do que o acessível...
Um cantinho para a conversa em http://cov.s1.bizhat.com
dionísio

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2003 10:28 am    Assunto: Responder com Citação

Ouvi dizer que a diferença entre o Leitão da Negrais e da Bairrada, tinha a ver com as ervas aromáticas utilizadas no tempero...Foi o peixe que me venderam Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.