NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Foie gras enlatado

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Miguel Duarte

MensagemEnviada: Qui Mai 15, 2003 3:57 pm    Assunto: Foie gras enlatado Responder com Citação

Na minha recente visita á Hungria, aproveitei me abastecer de uma das minhas iguarias preferidas, já que a Hungria como fiquei a saber é um dos principais produtores e assim sendo em qualquer mercado ou supermercado a selecção de marcas é enorme, e acima de tudo bastante barato, uma lata de" GanseLeber" de cem grs, custa aproximadamente 5-6 euros.
Qual será a melhor forma de consumi-lo, ao natural tal qual como vem?
Aceitam-se sugestões... Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Mai 15, 2003 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao natural, com uma torradinhas, e se possivel com um Chateau d'Yquem, caso não possa, o Late Harvest também vai muito bem.

Um abraço e Bom Apetite

JTMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 10:53 am    Assunto: Responder com Citação

Uma das hipóteses, tal como o José Tomáz Mello Breyner indicou, é ao natural, não só com tostas, mas também em tartlettes com um ou dois grãos de pimenta cor de rosa em cima...
Mas com o Foie enlatado essa nem sempre é a melhor opção. Rolling Eyes

Se tem várias latas pode sempre experimentar rechear um pato (ou de preferência um ganso) com o Foie. Ou mesmo um lombo de porco (ainda com a costela, claro), recheado com foie. Ou mesmo um lombo Wellington, com uma generosa camada de Foie entre o folhado e a carne...
Estou a ficar com fome!

Miguel Duarte, na sua viagem, chegou a comprar algum Riesling?
É nos dois primeiros casos (Ganso, Pato ou lombo Porco), para mim, o acompanhamento ideal é um Riesling Spatlese ou preferencialmente Auslese.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 11:43 am    Assunto: Foie gras Enlatado Responder com Citação

Caro Miguel Duarte

Alem das sugestões que já recebeu , experimente esse foie gras com maças caramelizadas e um Carcavellos, isto é claro como aperitivo

Saudações Gastronómicas

MMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Miguel Duarte

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pelas vossas sugestões, espeditas e elucidativas, mas afinal "quem corre por gosto não se cansa" não é... Wink
Assim sendo acho que vou distribuir duas ou três latas para um pato recheado, pois parece-me que será a carne mais delicada e apropriada para não se sobrepor ao paladar do foie, certo? ganso também me faz pensar, contudo a aquisição por aqui não me parece lá muito fácil Confused
Nas outras três vão servir para alegrar algumas refeições na modalidade das tostas, essa ideia do toque com a pimenta em grão também já me tinha ocorrido... Cool acompanhado de umas folhas verdes ( alface roxa, agriões com um fio de azeite virgem)... Cool
Sim Falcao comprei Rieling, mas apenas duas garrafas no aeroporto Confused pois não tive oportunidade de ir a Frankfurt, a selecção pareceu-me reduzida, contudo comprei um Kloster Eberbach 2001 Spatlese, e um Paul Blanck. Além do Oremus Tokaj Aszú 1999 3 Puttonyos e um Tokaj Száraz Szamorodni 1998 Very Happy , ao que me explicaram na garrafeira na baixa de Budapeste, o primeiro é seco e o outro num estilo mais doce.
Também podem ser um clássica ligação para o foie, não?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Pedro Conde

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 4:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel Duarte escreveu:
Assim sendo acho que vou distribuir duas ou três latas para um pato recheado, pois parece-me que será a carne mais delicada e apropriada para não se sobrepor ao paladar do foie, certo? ganso também me faz pensar, contudo a aquisição por aqui não me parece lá muito fácil Confused

Realmente a dificuldade de arranjar ganso é enorme, alguém pode dar uma ajuda onde comprar com confiança? Confused
falcao

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Miguel Duarte escreveu:
... Além do Oremus Tokaj Aszú 1999 3 Puttonyos e um Tokaj Száraz Szamorodni 1998 Very Happy , ao que me explicaram na garrafeira na baixa de Budapeste, o primeiro é seco e o outro num estilo mais doce.
Também podem ser um clássica ligação para o foie, não?

Miguel Duarte, o Oremus 3 Puttonyos é realmente seco. Não quero ser desmancha prazeres, nem sei quais são as suas expectativas, mas não espere muito deste vinho... Crying or Very sad

O segundo, o Száraz Szamorodni 1998, sabe quem é o produtor? Száraz Szamorodni é uma designação genérica e só por aí é impossível determinar a qualidade do vinho. Quantos puttonyos tem? De que ano é?

Se de facto for um 5 ou 6 puttonyos, então será um bom acompanhamento para o Foie. Mas atenção, o primeiro contacto com o Tokay nem sempre é pacífico... De certa forma é um gosto adquirido, e é frequente que nas primeiras vezes se lhe detecte um certo travo metálico...

José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2003 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Pedro Conde

A Quinta do Saloio, Supermercado na Avª Biarritz no Estoril, normalmente tem Gansos para venda.

JTMB
Pedro Conde

MensagemEnviada: Sáb Mai 17, 2003 1:42 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado JTMB.
Distribuidor

MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2003 12:43 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Conde escreveu:
Realmente a dificuldade de arranjar ganso é enorme, alguém pode dar uma ajuda onde comprar com confiança? Confused

Por vezes a mercearia do largo do Rato, já na Alexandre Herculano, (estou com uma branca e não me lembro do nome da mercearia), tem gansos. Nem sempre, mas vale a pena perguntar!
Pedro Conde

MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2003 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela vossa ajuda, esta semana vou experimentar comprar e depois informo-vos dos resultados.
Pedro Conde

MensagemEnviada: Sáb Mai 24, 2003 1:50 am    Assunto: Responder com Citação

Carissimos,
mesmo com a vossa ajuda está dificil de encontrar ganso (a Quinta do Saloio não tem de momento e diz que vai ser dificil encontrar).
No entanto: Quem procura sempre alcança (espero!).
Distribuidor

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2003 12:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei se funciona mas pode tentar encomendar no clube Gourmet do Corte Inglês. Eles aceitam pedidos especiais, do que quiser e por isso também devem aceitar pedidos de gansos...
falcao

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2003 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

A sugestão do Distribuidor é muito boa. Pode perfeitamente ser a solução mágica.

No meu caso, a situação é mais fácil, são de criação própria... Rolling Eyes
Pedro Conde

MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2003 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou tentar. Obrigado. Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.