NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Gaspacho
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
João Rato

MensagemEnviada: Seg Jun 23, 2003 6:51 am    Assunto: Gaspacho Responder com Citação

Qual a vossa opinião sobree o Gaspacho?

Aqui pelo sul é uma excelente solução para ajudar a suportar o calor.

O meu preferido é aquele com cubos de pão frito, avo cozido, presunto de Barrancos - o lombo também vai bem- tomate, pimento , pepino, sal, azeite, vinagre, oregãos e água gelada.

Já agora qual será o vinho indicado para acompanhar o Gaspacho?

João Rato
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Distribuidor

MensagemEnviada: Seg Jun 23, 2003 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Para mim o melhor vinho para o gaspacho é um vinho muito seco, de preferência um Jerez Fino ou Manzanilla.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Pedro Conde

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2003 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Já que este forum abrange todo o país, inclusive a raia espanhola, pendo que todos nós deviamos dar a nossa achega a este tema, nomeadamente com a época estival que se está a iniciar.
O meu tipo de gaspacho preferido, até ver, é o Andaluz, mas gosto de quase todos os que me têm sido apresentados, quando os ingredientes são de qualidade (e não é só por estar fresco porque eu durante todo o ano nunca bebo água gelada ou demasiado refrigerada), e é sem duvidas um dos meus companheiros de Verão.
Nos entretantos já descobri a receita de gaspacho a que o João Rato faz referência (com o ovo cozido) e no fim de semana espero poder experimentar a sua confecção.
Este, segundo os meus conhecimentos, é um dos pratos que nunca atravessou os Pirineus e por isso merece uma defesa acérrima da nossa parte.
cheeseman

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 10:31 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro Conde escreveu:
Já que este forum abrange todo o país, inclusive a raia espanhola...

A raia espanhola? E porquê a raia espanhola?

Pedro Conde escreveu:
Este, segundo os meus conhecimentos, é um dos pratos que nunca atravessou os Pirineus e por isso merece uma defesa acérrima da nossa parte.

Caro Pedro, perdoe-me a pergunta, mas e porquê? Será que o Portugal Gastronómico se resume exclusivamente ao Sul? Há regiões deste país (e raianas) onde o gaspacho não tem qualquer tradição. Além do mais as regiões espanholas "adjacentes" também pouco o consomem. Assim sendo, não vejo onde está o sentido de uma defesa tão acérrima, quase como se estivessemos a defenfer a identidade nacional. (Não estarei a notar aí uma pontinha de bairrismo sulista?) Wink

Fique bem.
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

Inteiramente de acordo com o cheeseman... a raia vai desde o Minho até ao Algarve. E segundo as minhas tradições da raia transmontana/beirã, o gaspacho nunca foi um prato tipico! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
João Rato

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 11:17 am    Assunto: Gaspacho Responder com Citação

Deixem-se de conversas.
Então porque é que um defensor acérrimo dos valores do Norte não há-de gostar de um Gaspacho? E de discuti-lo? E até de aprender a fazê-lo? Um país tão pequeno e com tantas regiõezinhas...
Por isso é que o vinho português no estrangeiro não vinga. Em vez de ser vinho de PORTUGAL é vinho de milhentas regiões que ninguém consegue identificar. Até muitos portugueses!

Agora quanto ao gaspacho:
Foi feito para refrescar e enganar a fome!
Com muita imaginação e a partir de matéria s primas baratas conseguiu-se um prato muito agradável.
É pena que só no Sul da península tenha algum consumo.

João Rato

P.S. Estou à espera que o Rui Miguel fale sobre as Papas de Sa(e)rrabulho
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação

JRato, em primeiro lugar estou de acordo com o que disse. Pessoalmente não alinho em regionalismos, o que disse é que a raia é muito grande para nos centrarmos só na do Sul. E na raia nortenha não se dá o valor ao gaspacho! Era só isto, nada mais...Wink

De qq maneira em minha casa, a minha mulher faz muitas vezes para ela gaspascho (ela é Alentejana) Wink

Pedir-me para falar das papas de Serrabulho é um pouco complicado para mim.... pois é um prato que talvez seja mais tipico do Minho e não de Trás-os-Montes ou da Beira Alta. Além do mais também é um prato que não aprecio muito....e nunca entro muito na mesa da minha família...peço imensa desculpa... Embarassed Wink

Mas posso falar das sopas de vagens, que era comidas nas hortas, feitas em panelo de barro e que consistiam em sopas de vagem de feijão verde, de fava e ervilha e tradicional batata. Eram comidas pela tardinha. Umas sopas de tomate tb caíam muito bem. Wink

Só que tenho um problema, nunca fui apreciador de sopas (sejam elas do Norte, Centro ou Sul.....) Embarassed Rolling Eyes

PS- Que tal uma dobradinha? Bom, vou almoçar....que a conversa está a dar fome! E vai ser um borreguinho assado nas brasas...já provaram?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Pedro Conde

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 12:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Carissimos,
nunca dividi o País em Sul e Norte e nunca o farei seja ela a divisão que for.
Quando falava de nós falava de todos os membros deste forum e quanto à raia era para que aqueles que apresentam uma maior proximidade fisica com Espanha pudessem apresentar outros modos de confeccionar este prato.
Se cada um falar apenas dos pratos tipicos de cada região (e isso sim é bairrismo, o que para mim até pode ser aceitavel que o tenham desde que numa perspectiva de defesa de valores), se calhar fico confinado às iscas com elas (e eu que gosto tanto de tripas).
Como nota final em algumas zonas das beiras, pode não ser tipico, mas que se faz muito gaspacho ai isso faz.
Saudações
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 12:49 pm    Assunto: Re: Gaspacho Responder com Citação

João Rato escreveu:
Deixem-se de conversas.
Então porque é que um defensor acérrimo dos valores do Norte não há-de gostar de um Gaspacho? E de discuti-lo? E até de aprender a fazê-lo? Um país tão pequeno e com tantas regiõezinhas...
João Rato

Caro João Rato , tem toda a razão , o Gaspacho é uma sopa tipica Alentejana , que se come principalmente no Verão , mas é apreciada em todo o País , pois já trabalhei no Minho , e era uma das sopas que mais vendia no Verão pelo facto de ser fria .
Creio que liga muito bem com um Verde Branco Alvarinho

Saudações Gastronómicas

MMB
cheeseman

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 12:50 pm    Assunto: Re: Gaspacho Responder com Citação

João Rato escreveu:
Deixem-se de conversas.

Caro João Rato, em primeiro lugar ninguém está aqui a levantar nehuma cruzada a favor ou contra as regiões. É óbvio que eu defendo a minha e procuro divulgar o que ela tem de melhor, como concerteza fará o mesmo pela sua. A única pretensão é divulgar que no norte não se consome gaspacho ou pelo menos o seu consumo não tem o relevo que tem no sul. Nem na vizinha Espanha. Ponto parágrafo. É uma constatação. Para além disso, as "regiõezinhas" do nosso país são aquilo que lhe confere uma diversidade cultural e gastronómica, como acontece em tantos outros. Mais uma vez aqui, analise aquilo que se passa na vizinha Espanha.

João Rato escreveu:
Por isso é que o vinho português no estrangeiro não vinga. Em vez de ser vinho de PORTUGAL é vinho de milhentas regiões que ninguém consegue identificar. Até muitos portugueses!

Relativamente à pentração do vinho Português nos mercados estrangeiros, penso que o problema será bem mais complexo e tem sido bastante debatido sem no entanto se apontar uma única causa e que muito menos seria esta.

João Rato escreveu:
...É pena que só no Sul da península tenha algum consumo.

É por isso mesmo que não vejoa assim tanta razão para o defendermos tanto...

João Rato escreveu:
P.S. Estou à espera que o Rui Miguel fale sobre as Papas de Sa(e)rrabulho

Como diria o amigo Paiva, poix...
O facto de a proveniência do Rui Miguel ser do Norte, não quer dizer que seja do Minho que é onde têm maior expressão as papas de serrabulho. No entanto nem em todas as regiões do Norte se comem, à semelhança do gaspacho. Mais uma partida das "regiõezinhas"??? :D

Pelos vistos quem está a regionalizar as coisas não sou eu...

Fique bem.
Miguel de Melo Breyner

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 1:11 pm    Assunto: Re: Gaspacho Responder com Citação

[quote="cheeseman"][quote="João Rato"]

Caro João Rato, em primeiro lugar ninguém está aqui a levantar nehuma cruzada a favor ou contra as regiões. É óbvio que eu defendo a minha e procuro divulgar o que ela tem de melhor, como concerteza fará o mesmo pela sua. A única pretensão é divulgar que no norte não se consome gaspacho ou pelo menos o seu consumo não tem o relevo que tem no sul. Nem na vizinha Espanha. Ponto parágrafo. É uma constatação. Para além disso, as "regiõezinhas" do nosso país são aquilo que lhe confere uma diversidade cultural e gastronómica, como acontece em tantos outros.

Caro Cheeseman , acho muito bem que defenda a sua região . No que diz respeito ao consumo de Gaspacho no Norte , penso e tenho a certeza que se os restaurantes o colocarem nas cartas no periodo de Verão ,venderão bastante esta tipica Sopa Alentejana

João Rato escreveu:

Caro João Rato

Por um lado concordo com o cheeseman em que as região são aquilo que confere uma diversidade cultural e gastronómica .
No entanto não posso deixar de concordar consigo que poderá ser um entrave à penetração do vinho Portugues no mercado estrangeiro , pois o mesmo passa-se em relação ao turismo , onde existem 19 regiões turisticas que apenas servem para baralhar os turistas tanto nacionais como estrangeiros . Alguem sabe onde fica a região de S Mamede , a região dos templarios etc etc .
Desviando-me um pouco ao tema , em minha opinião deveria haver apenas 5 regiões em Portugal : Lisboa e Costa do Estoril , Porto e Norte de Portugal , Beiras , Alentejo , Algarve .

Saudações Gastronómicas

MMB
Rui Miguel

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Já agora por falar em gaspacho, tenho um colega meu (alentejano) que come um que leva, figos, frutos secos e mel...alguém já provou? Rolling Eyes Wink
João Rato

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Cruzadas?!!!!

Norte ??? Sul??? Só me apetece chamá-los de atrasados !!!!!!!! ( sob o ponto de vista Histórico, é claro!!1)

Só falta falarem em Mouros e Mourinhos.... Tenham juízo!!!!
O Norte e o Sul só existem porque existe o Sul e o Norte!!!
E nenhum deles vale nada com a fraqueza do outro!!!
O adversário (inimigo) mora ao lado ... lado Este !!!!

Agora nós Rui Miguel,

Evidentemente que já experimentei esse Gaspacho!

Mas "atão" esse colega ou é de Barrancos, ou "d`Amareleja` ou de lá perto!

Certo?

Também pode levar figos de S. João (Figos Lampos) , Pêras ( Daquelas pequeninas, amarelas e vermelhas que aparecem(iam) nesta altura na Amareleja e em Safara... e que punham as tais chamadas Pêras Rocha a léguas....de qualidade !!!!!!!!!!!

Inflizmente na Margem Esquerda [b]SÓ [/b]Coop. de Moura Barrancos tem conseguido fazer alguma coisa nos azeites e nos melões!

Bons Gaspachos!!!

J.Rato
Pedro Conde

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2003 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro João Rato e Rui Miguel,
sentindo que foi a minha opinião que fez levantar (continuo sem perceber porquê), a questão das regiões, penso que agora que se encontra esclarecida a questão nos podemos centrar no factor que é do interesse de todos, e que é a riqueza gastronómica deste nosso belo mas pequeno país (como nota e para finalizar, espero, esta questão informo que as minhas origens, e sendo natural da Caparica, são do alto alentejo e beirãs- Tortosendo, S.Pedro do Sul e por afinidade a Idannha a Nova - se bem que a minha perdição seja a zona de Armamar, junto à Régua).
Não conheço o gaspacho comentado por vós mas fiquei curioso (peço-vos por isso ajuda para a sua confecção), pois para mim a utilização dos figos era cingida à sopa de tomate.
Rui Miguel

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2003 9:04 am    Assunto: Responder com Citação

Vou colocar um ponto de situação nesta discussão, pois não tenho feitio para grandes polémicas pelo menos, estas! Sad :x

Será que uma simples questão que apenas consistia em dizer que a raia era muito grande e que de norte a sul, os pratos tipicos variavam, tenha criado tanta confusão? Nunca quis levantar nenhuma questão regionalista, do tipo nós do Norte e os outros do Sul (eu até tenho mais tempo de Sul). Aliás não encontro nas minhas palavras qq argumentação deste tipo., por muito que as releia... Confused Crying or Very sad

Era apenas conversa amena, de café....em que se pode lançar algumas "bocas" e divertir-nos um pouco! Crying or Very sad

Realmente não percebi! Confused

Bem Hajam, caneco! Wink

PS- JRato, este meu amigo alentejano é das Alcaçovas (terra da minha mulher), Concelho de Viana do Alentejo - Alto Alentejo!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.