NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

PARABENS À FAMILIA BENTO DOS SANTOS

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2003 8:34 am    Assunto: PARABENS À FAMILIA BENTO DOS SANTOS Responder com Citação

Caros Amigos

Com a devida vénia trancrevo noticia publicada hoje na Edição Electrónica do Jornal Publituris.

Os meus sinceros parabens à Familia Bento dos Santos que bem merece esta distinção.

JTMB

Vinho português em Nova Iorque

No recente jantar inaugural do Mix, novo restaurante do chefe francês Alain Ducasse em Nova Iorque, o único vinho tinto seleccionado foi o Vinha da Nora Reserva 1999, da Quinta do Monte d’Oiro – um dos 20 vinhos míticos, classificado num dos mais consagrados concursos espanhóis.
O reserva Vinha da Nora é um Syrah, produzido e engarrafado por José Bento dos Santos, em Freixial de Cima.
Os participantes neste jantar em Nova Iorque foram críticos de gastronomia e vinhos convidados para a abertura pelo chefe Alain Ducasse. Para o jantar foram seleccionados cinco vinhos: champagne de Paul Drouet; o branco seco Pinot Blanc – North Fork of Long Island 2001, produzido pela família Lieb nos EUA; um segundo branco seco Bourgogne Chardonnay 2001 produzido no Domaine René Monnier, em França; o tinto Vinha da Nora reserva 1999, produzido na Estremadura, Portugal; e o Sauternes – Clos Le Comte 2001, França, para as sobremesas.
Uma boa promoção para a nova campanha PortugalDrink lançada pelo Icep/Portugal.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
jms

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2003 3:54 pm    Assunto: Re: PARABENS À FAMILIA BENTO DOS SANTOS Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:

(...) noticia publicada hoje na Edição Electrónica do Jornal Publituris.

Vinho português em Nova Iorque

No recente jantar inaugural do Mix, novo restaurante do chefe francês Alain Ducasse em Nova Iorque, o único vinho tinto seleccionado foi o Vinha da Nora Reserva 1999, da Quinta do Monte d’Oiro (...)
O reserva Vinha da Nora é um Syrah, produzido e engarrafado por José Bento dos Santos, em Freixial de Cima.
Os participantes neste jantar em Nova Iorque foram críticos de gastronomia e vinhos convidados para a abertura pelo chefe Alain Ducasse. (...)foram seleccionados cinco vinhos: champagne de Paul Drouet; o branco seco Pinot Blanc – North Fork of Long Island 2001, produzido pela família Lieb nos EUA; um segundo branco seco Bourgogne Chardonnay 2001 produzido no Domaine René Monnier, em França; o tinto Vinha da Nora reserva 1999, produzido na Estremadura, Portugal; e o Sauternes – Clos Le Comte 2001, França, para as sobremesas.
Uma boa promoção para a nova campanha PortugalDrink lançada pelo Icep/Portugal.

Para entrar a este nível - chefe, restaurante, cidade, qualidade dos opinion makers - de exclusividade, é preciso ter créditos.
Créditos e contactos. Seria bom se José Bento dos Santos fosse aliciado a aceitar utilizar os seus contactos para ajudar a promover outros vinhos portugueses neste tipo de círculos, pois de certeza que com uma amostra mais vasta se criaria um efeito de arrastamento e uma abertura de portas para os canais de distribuição dos mercados importantes.

[que pena eu tenho de já não ler as crónicas do gourmet, de José Bento dos Santos, na Revista dos Vinhos. Porque é que terá acabado esta colaboração? Crying or Very sad]

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
João Geirinhas

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2003 10:15 pm    Assunto: José Bento dos Santos Responder com Citação

Posso esclarecer esta dúvida:

O Eng. José Bento dos Santos foi colaborador da RV assinando uma rubrica intitulada «A palavra do Gourmet» até Dezembro de 2002, inclusivé. Entendeu, a partir dessa data, cessar a sua colaboração porque, na sua opinião, o seu novo estatuto de produtor de vinhos levantava problemas éticos na colaboração com a RV.

Apesar da grande pena que todos os seus admiradores sentiram por essa decisão, a invocação dessas razões só enobrece o seu autor e como tal deve ser respeitada.

João Geirinhas
jms

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2003 11:31 pm    Assunto: Re: José Bento dos Santos Responder com Citação

João Geirinhas escreveu:

Apesar da grande pena que todos os seus admiradores sentiram por essa decisão, a invocação dessas razões só enobrece o seu autor e como tal deve ser respeitada.

João Geirinhas

Ok, percebo!
Mas ficamos nós (por mim falo) mais plebeus!

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2003 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Rui Falcão

Será que não o podemos convidar para uma crónica mensal sobre gastronomia aqui neste espaço?

Um abraço

JTMB
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2003 2:31 pm    Assunto: Re: José Bento dos Santos Responder com Citação

João Geirinhas escreveu:
... Entendeu, a partir dessa data, cessar a sua colaboração porque, na sua opinião, o seu novo estatuto de produtor de vinhos levantava problemas éticos na colaboração com a RV.

João Geirinhas, concordo em absoluto que o motivo da cessação de colaboração apenas enobrece o carácter de José Bento dos Santos.

Apesar de sentir, penso que como todos, a falta da sua excelente e didáctica crónica mensal, acredito que JBS tomou a decisão acertada.

falcao

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2003 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Rui Falcão

Será que não o podemos convidar para uma crónica mensal sobre gastronomia aqui neste espaço?

Meu caro José Tomáz Mello Breyner, nada me daria mais prazer... Rolling Eyes

José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2003 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Então avancemos, Rui, faça-lhe o convite.

Um abraço

ZT
Pedro Conde

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2003 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Força JTMB, faça uma proposta irrecusável, usando como arma a nossa admiração por um dos mais ilutres gourmet's.
falcao

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2003 7:54 am    Assunto: Responder com Citação

falcao escreveu:
Rui Falcão

Meu caro José Tomáz Mello Breyner, nada me daria mais prazer... Rolling Eyes

... mas é um projecto que simplesmente não é realizável...

As razões éticas que impediram a colaboração de Bento dos Santos com a Revista de Vinhos também são aplicáveis a este site. Este site é dedicado ao vinho, à sua crítica, e portanto eticamente a questão que se colocava entre produtor e a RV mantém-se.
Por outro lado, este site preza muito a sua independência, sendo intransigente na sua aplicação. Ora não faz sentido para quem se quer independente ter como colaborador fixo um produtor. Mesmo sabendo que a colaboração se resumia à componente gastronómica e tendo presente a nobreza de carácter de Bento dos Santos. ]E que não basta ser a mulher de César, também é preciso parecê-lo..

Por isso, e com grande infelicidade minha (e presumo eu, com grande pena da maioria dos frequentadores do site) adianto que o contacto não chegou a ser feito.

Jorge Miguel

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2003 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

E acho que fazem muito bem!
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2003 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Sobre as deliciosas colaborações do emérito JBS, parece-me que as da RV vs hipotéticas outras neste site teriam contornos bem distintos:

Penso que as colaborações regulares na RV são pagas e obrigam a uma acordada peridiocidade, salvo no "Correio dos Leitores" que é aberto a qualquer um, mas sujeito a critérios de selecção (temáticos e de espaço).

Neste site, as únicas remunerações são de ordem moral - o entretenimento, a partilha do conhecimento - podendo cada um postar o que quiser, salvaguardadas as condições algures por aqui expressas.

Nada impede que JBS ou qualquer outrem aqui poste o que quiser, quando quiser, sob o seu verdadeiro nome ou qualquer pseudónimo ou heterónimo.

Todas as colaborações são bem-vindas*, preferencialmente as com "substrato" e originais ou de origem identificada. 8)

* digo eu Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.