NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Guia de Vinhos de João Paulo Martins
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
falcao

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2003 10:22 am    Assunto: Guia de Vinhos de João Paulo Martins Responder com Citação

O Pedro Conde foi o autor da seguinte mensagem. Pareceu-me ser mais apropriado lançar um novo tópico de discussão para este tema e por isso tomei a liberdade de copiar a sua mensagem para este novo tópico:

Pedro Conde escreveu:
falcao escreveu:
Rui Miguel, tenho sempre muita dificuldade em aconselhar a compra ou não de um vinho. A valorização do vinho depende de muitos factores, dos quais a maioria são de características tão pessoais que tornam o aconselhamento difícil. Como não conheço os seus gostos pessoais, o seu estilo de vinhos, o seu padrão de consumo, sinto grandes dificuldades em aconselhá-lo de forma objectiva.

Se leu a nota de prova, então percebeu as características do vinho, um vinho opaco, interessante na prova olfactiva, mas com ligeiro desequilíbrio alcoólico e extremamente agressivo na boca. Se este tipo de vinhos lhe agrada, então este é sem dúvida um bom exemplar! Se o seu gosto alinha sobretudo pelos vinhos discretos e elegantes, então eventualmente não apreciará este vinho.

Quanto ao futuro do vinho, à sua evolução, sinceramente não faço a mais pequena ideia. Arriscar previsões em vinhos que surgem pela primeira vez no mercado, em que não existem registos temporais anteriores, é um exercício de adivinhação que não arrisco.

Ainda não vi a nova edição do guia de vinhos do João Paulo Martins, no entanto na secção Boa Vida do DN de hoje vem uma crónica sobre o guia e apresenta a lista dos melhores do ano na opinião do JPM, e foi com alguma supresa que vi aparecer o Quinta de Macedos como um dos melhores vinhos do ano mas, por exemplo, o Pintas não é referenciado.
Qual é a vossa opinião sobre a lista dos melhores vinhos do ano do JPM?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
falcao

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2003 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Ainda não tive tempo oportunidade de comprar nenhum dos guias, o do João Paulo Martins ou do João Afonso, por isso tenho dificuldade em tecer comentários.

Mas disseram-me que o guia de vinhos do JPM é acompanhado de um segundo livro em que são publicadas em paralelo notas de prova antigas e actuais do mesmo vinho. A confirmar-se a informação, então a ideia parece-me ser brilhante e de extraordinário interesse. Permite acompanhar a evolução de vários vinhos portugueses e criar um registo histórico da sua evolução.

Mais uma vez, a confirmar-se, é um enorme serviço prestado a consumidores, produtores e enófilos em geral.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
jms

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2003 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda só comprei o livro do J Afonso.
Tem muitas alterações, desde o título até à exclusão de alguns tipos de vinhos, passando pelo método de prova, classificação dos vinhos.

O título é de facto melhor agora, pois representa o conteúdo e periodicidade do livro.

Compreendo a exclusão dos vinhos estrangeiros, mas não percebo porque passa a ignorar a existência em Portugal de vinhos generosos (Porto, Madeira, Moscatel...).

A prova cega é, sem dúvida, uma óptima aposta, sendo aliás um risco que o autor corre em benefício dos leitores (assim já poderia provar os vinhos que produz, não é? Wink ).

Gosto mais da classificação 0-100 (com exclusão dos vinhos provados e que obtêm nota negativa). É evidente que o autor não consegue justificar "cientificamente" porque é que um vinho tem 76 e outro 77, mas permite exprimir melhor a classificação. Além de ser mais entendível internacionalmente.

Gostei das introduções a cada região (de facto não percebi bem qual o critério de divisão - misturar, como títulos, Vinhos Verdes, em vez de Minho, com Douro e Trás os Montes, Palmela com Estremadura - é confuso e confunde) e foi boa a ideia de colocar os endereços pelos quais os produtores são contactáveis.

'Faz tudo como se alguém te contemplasse' - Epicuro, filósofo grego (341 aC - 270 aC)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
falcao

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2003 10:01 am    Assunto: Responder com Citação

jms escreveu:
... A prova cega é, sem dúvida, uma óptima aposta, sendo aliás um risco que o autor corre em benefício dos leitores ...

Concluo portanto que este ano o guia do João Afonso assenta em provas cegas. Se assim for, então parece-me que é uma excelente iniciativa do autor. E obviamente um risco...
Mas sem dúvida que desta forma JA presta um bom serviço aos seus leitores. E mostra ter também uma grande dose de coragem...

jms escreveu:
Gosto mais da classificação 0-100 (com exclusão dos vinhos provados e que obtêm nota negativa). É evidente que o autor não consegue justificar "cientificamente" porque é que um vinho tem 76 e outro 77, mas permite exprimir melhor a classificação. Além de ser mais "entendível" internacionalmente....

Pessoalmente, não sou adepto da escala de 100 pontos. No meu ponto de vista é uma escala a que estamos pouco habituados, pouco legível, uma escala pouco familiar, ao contrário da escala 0-20 a que nos habituámos desde a mais tenra idade. Mas aceito perfeitamente outros pontos de vista e aceito que seja mais compreensível internacionalmente (pelo menos nos países anglo-saxónicos).
Mas é um pormenor que acaba por ter pouca influência na avaliação do guia.

Jorge Miguel

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2003 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Ja comprei o guia do JPM. Acho que li bem que este ano vao ser 2 guias. O que saiu e no principio do proximo ano vai sair um so para vinhos generosos.

A mim cheira-me a roubalheira. Esta a obrigar o leitor a comprar dois livros em vez de um?
Antonio Cardador

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2003 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

jms escreveu:
A prova cega é, sem dúvida, uma óptima aposta, sendo aliás um risco que o autor corre em benefício dos leitores (assim já poderia provar os vinhos que produz, não é? Wink ).

Gostei muito que o JA tenha tido a coragem de utilizar o método de prova cega no seu livro.
mlpaiva

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2003 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Comprei ontem o "Vinhos de Portugal 2004"

Esta edição fica para mim marcada e desculpem este post de desabafo, pela decisão de JPM excluir a minha loja da lista de "algumas lojas e Clubes de Vinhos que nos oferecem algumas garantias".

Desconheço a razão, mas é bem verdade que a Publicações Dom Quixote nos havia escrito referindo que sendo a garrafeira GAVETO uma casa de referência no comércio dos vinhos nessa região, parece-nos perfeitamente justificado propor a V. Exas. a aquisição de alguns exemplares do "VINHOS DE PORTUGAL" para revenda aos vossos clientes; respondi que era já habitual a compra de livros temáticos (o referido guia incluído) para venda na nossa loja, mas que as aquisições eram obviamente feitas em nome da firma que detém a loja e não no nome da loja; solicitei ainda a inclusão do nosso website.
Infelizmente, não se justificou a compra de mais que 6 exemplares o que, aceito, não tem significado.
Lamento e conforta-me recordar que o único cliente que, há uns anos, veio à minha loja pelo guia vinha à procura... de um exemplar do próprio guia, suspeitando que, se a loja estava nele mencionada, deveria vender o dito. Rolling Eyes

Mas, bem mais importante é a quase concluída remodelação da área de exposição de vinhos da minha loja que, para além da obscuridade e iluminação adequada que já detinha, passa a partir deste ano a ter, à semelhança da sua cave, as garrafas em posição horizontal (salvo vinhos correntes), temperatura constante não superior a 19ºC, higrometria controlada e, para além da habitual simpatia e conhecimento de quem atende, a sempre muito cuidada selecção de vinhos. Laughing
Angelo

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2003 12:20 am    Assunto: Responder com Citação

Jorge Miguel escreveu:
Ja comprei o guia do JPM. Acho que li bem que este ano vao ser 2 guias. O que saiu e no principio do proximo ano vai sair um so para vinhos generosos.

A mim cheira-me a roubalheira. Esta a obrigar o leitor a comprar dois livros em vez de um?

A obrigar não está, estamos num país livre e só compra quem quer. Mas também não me agrada a ideia de este ano ter de gastar o dobro para ter mais ou menos a mesma informação que tinha no ano passado. E pelo que percebo o guia do JA vai fazer o mesmo. Pelo menos este ano não tem quase notas de vinhos generosos.

Uma jogada concertada entre amigos ou pura coincidência?
Angelo

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2003 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Desconheço a razão, mas é bem verdade que a Publicações Dom Quixote nos havia escrito referindo que sendo a garrafeira GAVETO uma casa de referência no comércio dos vinhos nessa região, parece-nos perfeitamente justificado propor a V. Exas. a aquisição de alguns exemplares do "VINHOS DE PORTUGAL" para revenda aos vossos clientes

Uma afirmação carregada de veneno, mas que dá que pensar...
Embora me custe a crer que possam existir esses tipo de critérios.
Cesar

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2003 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu cá gosto dos dois guias e não tenho muito a pontar. Compro o guia do JPM á 9 anos e o do JA desde o primeiro e sempre me dei bem.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Dom Out 12, 2003 9:52 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Luis

Aqui vai o meu abraço de solidariedade pelo facto da sua loja ter sido injustamente excluida do Guia do JPM - Ficámos todos a saber que as garrafeiras lá indicadas só o lá estão porque pagaram, o que não é referencia nenhuma bem pelo contrario. Será que o s vinhos apreciados também mandaram algum? E se calhar a carta da editora foi assim:

Caro Produtor

Vamos lançar o novo Guia para o mercado.

Se deseja que o seu vinho tenha entre 18 e 20 valores terá de comprar 1.000 exemplares deste novo guia.
Caso pretenda um valor entre os 15 e os 18 são 500 exemplares.
Se pretender que o seu vinho seja classificado entre 10 e 15 valores favor comprar 150 exemplares.
Caso não compre nenhum exemplar o seu vinho será excluido, a exemplo da melhor garrafeira do País, a Gaveto, que por não nos ter comprado nenhum exemplar não a vamos sequer mencionar.

Por essas e por outras é que eu gosto muito deste espaço INDEPENDENCIA. Não fique triste Caro Luis, faça como Eu CAGUE NELES (desculpe meu caro Rui mas estou revoltado) pois a razão do seu sucesso são os seus clientes, e a maneira Séria e Honesta como trata os produtos que lhes vende.

Um abraço amigo

Zé Tomaz

P.S. - Se ele também menciona no livro restaurantes, a YH para o ano fica de fora depois dele ler este post.
mlpaiva

MensagemEnviada: Dom Out 12, 2003 9:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Zé Tomaz,

Um bem-haja pela sua solidariedade e uma boa nota pelo seu sentido de humor.
Óbvio que não darei mais atenção a este caso que a que ele merece. Wink

Aceite um abraço,

Luís Paiva
João Geirinhas

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2003 10:12 am    Assunto: Guia JPM Responder com Citação

Desculpem mas há aqui duas ou três coisas que acho lamentáveis nesta discussão:

Primeiro que em vez de se discutir as virtudes e os defeitos da obra em questão, a discussão seja desviada para estes aspectos marginais.

Segundo que num processo de intenções. as pessoas tenham tantas certezas e tão definitivas sobre coisas que não sabem, apenas «suspeitam».

Terceiro que a solidariedade profissional leve o corporativismo inflamado a sobrepor-se à razão critica.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2003 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro João Geirinhas

Realmente desviámo-nos do assunto, mas não resisiti a fazer algum humor, e ao mesmo tempo dar uma ferroadazita, pois é sabido que o Gaveto é uma das garrafeiras de referencia deste País. Para mim o Gaveto está para o Norte como "As coisas do Arco do Vinho" estão para Lisboa, e excluir uma loja de refª só por motivos comerciais... Mas enfim os editores lá sabem qual a politica que seguem, e não quero "meter a foice ( já meti) em seara alheia".

Um abraço

JTMB
falcao

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2003 2:27 pm    Assunto: Re: Guia JPM Responder com Citação

João Geirinhas escreveu:
...Primeiro que em vez de se discutir as virtudes e os defeitos da obra em questão, a discussão seja desviada para estes aspectos marginais...

Aproveitando a deixa do João Geirinhas, avancemos para aquilo que caracteriza este fórum, a discussão apaixonada sobre tudo o que diz respeito ao vinho.
Agora que já sou o feliz possuidor do novo guia do JPM, posso acrescentar algo mais sobre a minha análise.

Tenho necessariamente de começar pelo livro bónus que acompanha o guia. A ideia de confrontar provar os seus vinhos destaque (ao longo de 10 anos) com uma prova actual é excelente e parece-me mesmo ser o principal atractivo deste guia. Repito, para mim foi uma bela novidade, plena de interesse, e um enorme bónus que por si só já justifica a compra do guia.
O guia em si corresponde ao que tem sido uma constante ao longo dos anos. Está bem feito, por um profissional competente, é legível e de fácil consulta. No entanto confesso que não me consigo rever na escala utilizada, que me parece francamente desadequada e pouco intuitiva.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.