NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

ULTIMA HORA Tavares com novo chefe de Cozinha
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 5:32 pm    Assunto: ULTIMA HORA Tavares com novo chefe de Cozinha Responder com Citação

Pois é meus caros amigos, JOSÉ AVILEZ vai assumir os destinos deste ex-libris da capital Lisboeta.

Parabens ao Zé Avilez

Zé Tomaz
oliveira miguel

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 7:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Não poderia cair em melhores mãos, é desta que o tavares volta a brilhar.

um grande abraço Zé que tenhas muito sucesso .

Miguel Laffan.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 1:41 am    Assunto: Responder com Citação

Desejo muito sucesso ao Zé Avillez nesta grande aventura.
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 4:25 am    Assunto: Responder com Citação

Jesus o que é que foram fazer Evil or Very Mad
Até acredito que traga muito mais gente do que o Philippe Peudenier, mas creio que José Avillez não é a pessoa ideal para abraçar um projecto destes.
Espero no entanto estar redondamente enganado.
Alguém sabe para onde foi o chef Philippe Peudenier? Ficou em Portugal, voltou para França, ou foi para outro sítio?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Filipe de Mello

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 10:17 am    Assunto: Responder com Citação

bbe escreveu:
Até acredito que traga muito mais gente do que o Philippe Peudenier, mas creio que José Avillez não é a pessoa ideal para abraçar um projecto destes.
Espero no entanto estar redondamente enganado.
Alguém sabe para onde foi o chef Philippe Peudenier? Ficou em Portugal, voltou para França, ou foi para outro sítio?

Concordo em parte Tudo depende do que querem fazer do Tavares.
FM

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Soube da notícia há cerca de uma semana. É evidente que todos temos de desejar os maiores sucessos ao Zé Avillez.

Espero, no entanto, que haja uma estratégia bem definida para o Tavares e que a casa não vá exigir do chefe a definição do rumo, no que são useiros e vezeiros os empresários portugueses de restauração.

Devo confessar que, à excepção da intervenção inicial do Joaquim Figueiredo, não percebi nunca o que afinal se estava a "restaurar" no Tavares. Há um certo exacerbar da "glória antiga", o que para mim é um pouco correr atrás do vento.

É que essa "glória" é mesmo antiga e nunca atingiu o fulgor do Aviz, do Hotel Mundial, ou mesmo do Gambrinus, enquanto referências. Ou, melhor, fez parte de rituais fundamentais na vida de muitos, funcionando menos como destino gastronómico e mais como ponto de encontro e etapa social de um circuito relativamente alargado.

Digo isto apenas para de novo interrogar a casa acerca da sua estratégia. O primeiro de todos do novo Tavares estava para ser o Miguel Castro e Silva, que chegou a mentalizar-se para mudar de vida e vir para Lisboa de armas e bagagens. Ainda bem que alguma coisa o fez retroceder. Depois, o "susto" do Joaquim Figueiredo, apesar das explicações desengonçadas do então proprietário. Com o Philippe Peudenier, tudo parecia estar na calha certa. Almoços a preços contidos, cozinha correcta e até um certo sentido de descoberta. Também se foi embora.

A vertigem e alguma paranóia que se instalou ao longo dos anos tem feito pouco mais que queimar chefes de grande talento e potencial.

Eu gostava que isso não acontecesse com o Zé Avillez.

Espero que não aconteça.

Não parece propriamente uma mensagem de parabéns ao Zé, mas é!
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Penso que o propietário do Tavares deveria ter deixado estar o Chef Philippe, isto claro se o chef se quisesse manter, o que não me pareceu que quisesse. Batalharam tanto para que o seu trabalho fosse reconhecido, tanto pelo publico em geral, como pelos inspectores do guia michelin. No final de contas parece que estes últimos tinham razão. Não se dá uma estrela a uma "casa instável". Lamentável esta saída, não é a instabilidade e a constante mudança de chefs e proprietários que levarão o Tavares a bom porto.
Parece-me que com o José Avillez o ciclo começará de novo. Mas tenho a certeza de uma coisa, o número de clientes aumentará de certeza, até porque o José Avillez tem uma notoriedade bastante maior que o chef Philippe, está envolvido em vários projectos, vai às vezes à televisão, etc. No entanto fiquei insatisfeito com a saída, e principalmente com a escolha do chef para o substituir. Digamos também que não andam bons chefs aí aos pontapés.
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Fui ao Tavares no fim de Outubro almoçar. Devo dizer que não gostei particularmente. Nem dos pratos, nem do serviço, nem do ambiente em geral. Não duvidando de que se devem manter as características do Tavares, há certamente que "dar uma volta" ali, que mais não seja nalguns detalhes de decoração e loiças, para dar outro ambiente.
O serviço era fraquinho, tive sempre que perguntar "E o que é isto que vou comer?" para arrancar algumas explicações (poucas).
A comida, sinceramente não é muito o meu género. A técnica era boa, mas faltava-lhe brilho e força. (Se calhar reflectia mesmo o estado de espírito de um Chef de partida...).
Esperava-se imenso entre os pratos. Na minha mesa estavam 7 pessoas e só havia outra ocupada no restaurante, mais ou menos com o mesmo número de pessoas...

Na altura pensei que não entendia como é que poderiam estar à espera de uma estrela Michelin. O menu do almoço tinha sido definido antes e fui ver no menu se ainda era o Philippe Peudenier o Chef, já lá tinha estado antes e, embora nunca me tivesse enchido as medidas, esperava mais.

PS
Tal como numa visita anterior, o pão continuava a ter bolinhas por baixo (ou seja pão industrial congelado). Num restaurante destes não pode ser...
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

É estranho aquilo que relata, cara spice, pois o Tavares sempre primou por um serviço muito bom, não foi por acaso que o Chef de Sala Arlindo Madeira recebeu um prémio este ano penso eu que da academia de gastronomia (???). Sei que ele é muito exigente com o seu pessoal de sala, e muito profissional, claro que existem sempre maus dias, descuidos, pessoal novo, etc.
NO entanto é pena que não tenha gostado, cara spice, no entanto pode ser o sídrome do chef de saída....
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

bbe escreveu:

Esta não entendo. Porquê? Considero o Zé Avilez um dos nossos bons Chefes pelo que não entendo a razão do que afirma. Tenho a certeza que ele irá fazer um excelente trabalho, e irá dar alguma caracteristica á cozinha do Tavares que estava muitissimo descaracterizado, ou seja sem alma nenhuma. Concordo inteiramente com a Paulina, a ultima vez que lá fui o serviço foi mau e a comida não tinha alma, correcta, mas sem alma.

Um abc

Zé Tomaz
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 4:59 pm    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
bbe escreveu:

Esta não entendo. Porquê? Considero o Zé Avilez um dos nossos bons Chefes pelo que não entendo a razão do que afirma. Tenho a certeza que ele irá fazer um excelente trabalho, e irá dar alguma caracteristica á cozinha do Tavares que estava muitissimo descaracterizado, ou seja sem alma nenhuma. Concordo inteiramente com a Paulina, a ultima vez que lá fui o serviço foi mau e a comida não tinha alma, correcta, mas sem alma.

Um abc

Zé Tomaz

Eu pessoalmente ( e muito pessoalmente) ainda tenho algumas reticencias em relação ao José Avillez, penso que o José Avillez não tem ainda e desculpem-me a expressão "arcaboiço" para ter o "tavares às costas", quem deveria ter ficado à frente da cozinha, teria que ter muita experiência, muito savoir faire, e muitos anos de cozinha, ou seja estar em plena maturidade e na sua máxima força. Penso que o ideal seria alguém do género de Miguel Castro e Silva, etc.
Continuo a dizer o número de clientes vai subir drasticamente, nem que seja pelo efeito novidade, e vai da muito mais notoriedade ao Tavares, que bem merece.
(Agora deixem-me cá no meu cantinho a matutar e a ver como as coisas correm com o "Zé".... Very Happy ).
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Não tem arcaboiço?????

Citação:
Com apenas 28 anos, José Avillez é já considerado uma das grandes referências da cozinha em Portugal. O Chef e Empresário, depois de concluir uma licenciatura em comunicação empresarial e marketing com uma tese final dedicada ao estudo da gastronomia portuguesa, iniciou o seu percurso culinário na fortaleza do guincho em cascais, trabalhou com José Bento dos Santos, na Quinta do Monte d´Oiro e privou profissionalmente em sessões de estudo com a sua grande amiga Maria de Lourdes Modesto. Viajou muito, e entre estágios, trabalhos e cursos, passou pelas cozinhas dos grandes mestres mundiais. Alain Ducasse, Ferran Adrià, Claude Trois Gros e Eric Frechon, são só alguns dos nomes que ilustram o seu percurso.

Em 2004, José Avillez abre o restaurante 100 maneiras que logo nesse ano ganha o prémio “Restaurante revelação do Ano” atribuído pela revista de vinhos. Tendo mais tarde, por razões profissionais partido para outros projectos.

Em 2005, na sequência do trabalho realizado e de um jantar de apresentação que preparou no Hotel Bristol em Paris, José Avillez recebe o prémio “Chef d´Avenir” atribuído pela academia internacional de gastronomia, composta por representantes de mais de 40 países do mundo inteiro.

No ano de 2006 José Avillez lança o seu primeiro livro, “Um Chef Em sua casa”com mais de 10 mil exemplares vendidos e também lançado no Brasil, tendo sido, nesse ano, um dos livros de cozinha mais vendidos em Portugal.

Já em 2007 e na sequência de um projecto que o acompanhava há já algum tempo, a sua empresa Life Style Cooking, descobre um espaço à sua medida e abre as portas ao público em cascais, integrando serviços de Take Away, Gourmet Catering e Cursos de Cozinha. É também aqui que José Avillez viaja e faz viajar com a sua Cozinha de Inspiração, em jantares de degustação especialmente preparados para si.

Ainda em 2007 José Avillez lança o seu 2º Livro “Petiscar com estilo” editado em 3 idiomas, onde de uma maneira acessível apresenta receitas requintadas e deliciosas.

Este jovem Chef, obstinado pela excelência e de “ar sedutor”(como é referido na imprensa), promete não parar por aqui e continuar o seu percurso, sempre com a ajuda da sua equipa, parte indispensável e fundamental de tudo o que realizou até hoje.

Como um bom Chef que é, sabe bem deixar-nos com água na boca...

Projecto Chef José Avillez Equipa Life Serviços Gourmet Catering Cursos de Cozinha Take Away Dinning With the Chef Produtos Livros Acessórios Equipamentos Cabazes Gifts Utensílios Agenda Blog do Chef Life é Notícia Dicas do Chef Receitas do Mês Restaurantes Livros

Ainda falta aqui o tempo que passou no El Buli onde foi até convidado para a restricta equipa de criatividade...

Se isto não é "arcaboiço" diga-me lá o que é "arcaboiço"

Zé Tomaz
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé Tomaz todos desejamos muito sucesso ao Zé Avillez. Todos concordamos que ele tem investido na sua formação em óptimas cozinhas e bem diversificadas. Mas também todos concordamos que o Tavares é uma tarefa com um certo peso, até pelo "peso" histórico do Tavares e pelo percurso recente em que ainda não foi encontrado um rumo.

Não tenho que falar pelos outros, mas o que o que penso que o bbe quer dizer quando fala de "arcaboiço" significa "mais experiência em funções idênticas às que vai desempenhar". É legítimo que tenha essa opinião / preocupação. Não me parece que seja nada pessoal relativamente ao Zé Avillez.
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho sempre algumas reservas em relação à ascenção repentina de alguns chefs ( não é dor de coto, é mesmo reserva), e considero simplesmente que o José Avillez ainda não tem maturidade para um restaurante como o Tavares, mas estaremos aqui para ver o sue percurso e as suas opções, e espero bem estar redondamente enganado em relação ao Chef. Só me resta desejar boa sorte. Os restaurantes por onde passou são realmente bastante bons disso não haja dúvida. Confesso que se fosse eu o proprietário do Tavares não seria esta a minha primeira nem a segunda escolha. Agora se me perguntar quais seriam as minhas escolhas, também não lhe sei dizer, já que a maior parte dos chefs estão envolvidos em projectos, e dar apenas consultoria a um restaurante destes não é de todo o melhor caminho a seguir (O chef Luís Baena é que era Very Happy Very Happy Very Happy ).
Mas é o que eu digo, vamos ficar a ver, as opções e o rumo que o Tavares levará.
bbe

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Zé Tomaz todos desejamos muito sucesso ao Zé Avillez. Todos concordamos que ele tem investido na sua formação em óptimas cozinhas e bem diversificadas. Mas também todos concordamos que o Tavares é uma tarefa com um certo peso, até pelo "peso" histórico do Tavares e pelo percurso recente em que ainda não foi encontrado um rumo.

Não tenho que falar pelos outros, mas o que o que penso que o bbe quer dizer quando fala de "arcaboiço" significa "mais experiência em funções idênticas às que vai desempenhar". É legítimo que tenha essa opinião / preocupação. Não me parece que seja nada pessoal relativamente ao Zé Avillez.

De pessoal contra o José Avillez não tenho nada como é óbvio, nem sequer conheço o Chef. A Paulina interpretou correctamente o que eu queria dizer, digamos que em termos de formação sim senhor passou por grandes restaurantes, e tem alguns prémios no sue palmarés, mas como Chef só me lembro do 100 maneiras, a menos que esteja errado....
E ter passado por esses restaurantes todos, muito provavelmente foi em estágio, e o resto não é importante? Lidar com fornecedores, patrões, food costs, as normas de haccp, etc (claro que o José Avillez não é nenhum burro, tem uma licenciatura, não é por aí que o "gato vais às filhoses"), e sem dúvida o mais importante ... o Savoir faire, eu gosto muito da expressão "RAPOSA VELHA", não no sentido prejurativo, mas sim no sentido de uma pessoa que conhece muito bem o meio envolvente e que sabe antecipar muito bem os movimentos e sabe-se esquivar dos perigos (ou seja "comerem-nos por parvo") E raposas velhas em Portugal há algumas..... mas são caras e estão envolvidas em outros projectos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.