NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Revista Sábado
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Tomáz Mello Breyner



Registrado: Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2002
Mensagens: 5472
Localização: Estoril

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 6:25 pm    Assunto: Revista Sábado Responder com Citação

Caros Amigos

A revista Sábado na edição de hoje traz um suplemento dos 100 Melhores Restaurantes 2008.
Por 2,80€ penso que vale a pena adquirir e guardar.

Aqui fica a sugestão e preparem-se para ler o fugas de Sábado, e talvez também o Expresso, e o Sol...
_________________
Eu Quero Um Rei. E Tu?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Spice Girl



Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006
Mensagens: 6060
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda só tive tempo de passar as páginas, mas achei muito gira a organização. Diferente do habitual.

Também comprei hoje a Visão Gourmet, também só passei as páginas, e também me pareceu interessante.
_________________
"Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
jacunhasilva



Registrado: Quarta-Feira, 23 de Mai de 2007
Mensagens: 172
Localização: Ponte de Lima

MensagemEnviada: Sáb Nov 15, 2008 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois, apesar de certa leveza na concepção gráfica e organização do espaço, deixa muito a desejar na essência da análise do conteúdo. Mas, como todas as avaliações é subjectiva. Em Portugal, começa haver demasiado volume nas edições de listas, em contraponto à minguez da volumetria da lista telefónica.Mas há bem piores...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Torreblanca



Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 389

MensagemEnviada: Dom Nov 16, 2008 6:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu comprei e passei os olhos na diagonal.
De facto a organização é diferente. Pessoalmente não sei se me identifico com ela nem se a acho de grande auxílio. Conceptualmente parece-me que enferma dum mal típico português que é o das "capelinhas"... Assim dão-se vários "nº 1"s e ficam os amigos todos contentes...
_________________
Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FM



Registrado: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 279
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 5:52 am    Assunto: Responder com Citação

A auto-estima dos portugueses está fraca. Festeja-se pouco, ou não se festeja nada. O que é especialmente verdade no tocante à mesa.

Foi muito frouxa a reacção do Fórum Nova Crítica ao suplemento que aceitei produzir com o João Gobern, Edgardo Pacheco e Nuno Pires.

Como ninguém pergunta, eu explico. A estrutura - compartimentação em Vaca, Porco, Caça, Peixe, etc. - foi imposta pela direcção da Sábado; nenhum de nós teve intervenção neste aspecto. Numa altura em que os alinhamentos de restaurantes se regem por padrões que apesar de novos já perderam o seu significado mais profundo - cozinha de autor, cozinha moderna, cozinha tradicional, etc. - achei um refrigério ter de equacionar as casas e os chefes segundo outros critérios.

Terá saído com deficiências o trabalho. Claro! Mas deu muito trabalho.

O comentário do Filipe/Torreblanca acerca do favorecimento de amigos é qualquer coisa que eu tenho de rejeitar liminarmente. Ainda bem que confessa que leu em diagonal. Ou então conhece os meus amigos, o que duvido muito. Tenha a paciência de respeitar, é o que eu lhe peço.

Pela sua juventude, ficaram de fora alguns projectos que seguramente merecem lugar cimeiro. Em edições futuras, seja qual for a arrumação de temas, serão com certeza contemplados.

Com muita pena minha, não pude dar conta de algumas das melhores surpresas do último ano, símbolos de excelência, mas que soçobraram. São 5 projectos, 4 que fecharam, outro que está em vias de fechar. Sinal terrível, em minha opinião, a pedir sobretudo pensamento positivo, que foi - de novo - a tónica que quis imprimir neste suplemento.

Surpreendeu-me pela positiva a grande qualidade gráfica de todo o suplemento e a sua originalidade; a fotografia, toda feita de raiz para este projecto; e a fluidez com que Edgardo Pacheco soube gerir a equipa.

Não é a primeira vez que deparo neste fórum - que também sinto como meu - com critérios invisíveis mas que, por debaixo de um véu reformador, são profundamente conservadores.

Entre hoje e amanhã, conheceremos as disposições do Guia Michelin sobre o nosso país restaurativo. Sugiro que, sejam quais forem, as utilizemos para perceber a forma algo ininteligível como nós próprios nos damos a conhecer. Basicamente, cada um para seu lado.

É assim que estamos.
_________________
Fernando Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Torreblanca



Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 389

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Fernando Melo

Como citou o meu nome em particular, respondo-lhe também de forma clara e aberta.

De facto li o guia na diagonal. Tinha chegado de viagem, com um jantar combinado para as 21h30 de sexta-feira para o qual tinha ficado incumbido de escolher o local do repasto. Não tinha pensado no assunto. Fiz um telefonema para um local que há algum tempo pretendia visitar (a Taberna 2780) mas sem sucesso, a duas horas da hora combinada. Lembrei-me entretanto, porque sou leitor habitual, que era a semana da publicação do anunciado guia da Sábado. A leitura na diagonal foi feita com um objectivo específico - mas em tudo idêntico ao que considero ser o objectivo a cumprir por um qualquer guia de restauração - que foi o de escolher um restaurante para ir jantar nessa noite. Confesso-lhe que não consegui escolher nada, pela simples razão de que não escolho restaurantes por me apetecer mais porco, vaca, saladas ou sobremesas (e porque desconhecia se quem ia jantar comigo lhe apetecia mais porco, vaca, saladas ou sobremesas e achei ridículo fazer um telefonema a perguntar).... E depois dessa diagonal não voltei a pegar nele, exactamente pela confusão de critério e análise (que não questiono tenha sido feita com rigor pelos envolvidos, mas questiono nos critérios-base, que pelos vistos não foram definidos por quem desenvolveu o trabalho) que o guia utiliza.

Quando lhe digo que se dão vários nºs1 e assim toda a gente fica contente (ou pelo menos mais gente do que se fizesse uma única atribuição), isso é um facto. Pelos vistos um facto sobre o qual os autores do guia têm pouca responsabilidade porque não definiram os critérios "editoriais" do mesmo. Se calhar é a Direcção Editorial da revista que quer ficar bem com o maior número possível de restaurantes e reduzir o número de "melindres" que qualquer processo de avaliação deste tipo inevitavelmente introduz. Mas isso é um problema que me ultrapassa. Os autores ao aceitarem fazer o trabalho tomam como seus esses mesmos critérios, mesmo que os mesmos tivessem sido impostos. Caso contrário há sempre a hipótese de recusar fazê-lo.

Não estou com isto a querer dizer que uma única lista "de 1 a 100" é o modelo que defendo, ou aquele que fará mais "justiça" aos restaurantes avaliados. Mas veja-se o exemplo dos guias Zagat para perceber como uma análise multicritérios pode resultar num excelente resultado final. E nem estou a falar a um processo idêntico de elaboração do guia, com base num critério misto de público+especialistas. A divisão em porco, vaca, saladas, sobremesas, caça, vinho, etc, etc até poderia aparecer como mais um dos critérios de análise, como por exemplo decoração, horário de funcionamento tardio, etc, etc. Mas , do meu ponto de vista, nunca como o único.
_________________
Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FM



Registrado: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 279
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Filipe/Torreblanca

É a si que o devo citar quando afirma que há favorecimento de alguns e quando é coisa que eu não faço.

Tenho Carteira Profissional de Jornalista há 18 anos e nunca essa questão se colocou.

Eu, pelo menos, não gostava de estar no seu lugar, a lançar suspeitas sobre quem não conheço nem sobre o que não sei. Isso, sim, é que é tipicamente português. Espero que concorde comigo. De resto, não registo qualquer ofensa, deslizes todos temos.

Deve-se ter precipitado na leitura da minha mensagem. Reafirmo a minha responsabilidade e o meu orgulho no trabalho que fiz. Não se aplica, por isso a ideia "de não o fazer". Fiz, e voltaria a fazer.

Está mal, não agrada a todos. É óbvio. Haverá alguma opinião que colha consenso total?

Fala do Zagat. Subscrevo. Por que não há um Zagat português? Por que não o começa?

Casque em cima, desfaça, critique. Eu aceito inteiramente todas as críticas. Mas enquanto não houver uma única forma de produzir guias, escolhas ou alinhamentos, deixe os trabalhos correr, sem suspeitas de malícia. Foi sobre esse aspecto que lhe pedi respeito.

O Torreblanca tem aqui escrito coisas bem mais valiosas do que as suas primeiras palavras podiam deixar transparecer.

Um abraço
_________________
Fernando Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Rodrigues



Registrado: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 2585

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

IMHO, o grande problema do guia, é a forma...

Para mim, escolher um restaurante pela melhor carne de vaca, ou pelo melhor peixe, não faz qualquer sentido.

Em relação ao conteúdo, não concordo com muitas das escolhas mas, neste caso, conta muito o gosto pessoal.

Alguns exemplos:

Se o peixe no Porto de Santa Maria é excepcional, o modo de confecção, por ser demasiado simples e muito repetitivo, faz com que não me desperte grande interesse. Em alguns casos, os pontos de cozedura dos peixes, pecam por ser em demasia.

Nas experiências que tive no Eleven, foram os pratos de peixe que menos me entusiasmaram, devido principalmente à falta de sabor. Este restaurante vem em terceiro lugar nos de peixe. Question

Mesmo assim acho o guia com algum interesse, mas dveriam rever a forma de classificação em futuras edições.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Torreblanca



Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 389

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

FM escreveu:
Caro Filipe/Torreblanca

Eu, pelo menos, não gostava de estar no seu lugar, a lançar suspeitas sobre quem não conheço nem sobre o que não sei. Isso, sim, é que é tipicamente português. Espero que concorde comigo. De resto, não registo qualquer ofensa, deslizes todos temos.



Eu eu não estou a lançar suspeitas. Parece-me que é factual que vários "nº1" melindram menos que um único "nº1".
Porventura a expressão "amigos" da forma em que a introduzi pode induzir a que me refiro a favorecimentos. Não é disso que falo, o que quis referir-me foi mais a não criar "inimigos" do que, de todo, a favorecer amigos. Vários "nº1" criam menos "inimigos" que um único "nº1".
Espero ter esclarecido, não quis de forma nenhuma ofender a reputação profissional de ninguém.

FM escreveu:
Caro Filipe/Torreblanca

Deve-se ter precipitado na leitura da minha mensagem. Reafirmo a minha responsabilidade e o meu orgulho no trabalho que fiz. Não se aplica, por isso a ideia "de não o fazer". Fiz, e voltaria a fazer.

Está mal, não agrada a todos. É óbvio. Haverá alguma opinião que colha consenso total?



Ainda bem que tem orgulho no seu trabalho. Eu também vou tentando ter orgulho no meu, e acredite que estou numa profissão em que diariamente sou confrontado com vários sapos que, por muito que tente não engolir, por vezes não tenho escapatória possível.

Claro que nenhuma opinião colhe o consenso total, salvo raras excepções. Por isso é que os tópicos do nova-critica têm vários posts, de vários autores, com várias opiniões. Daí nasce a riqueza dum espaço como estes. Se calhar a minha é bárbara, ridícula, estúpida, whatever... mas olhe, é a minha e dou a cara por ela.


FM escreveu:
Caro Filipe/Torreblanca

Fala do Zagat. Subscrevo. Por que não há um Zagat português? Por que não o começa?



Não há Zagat português porque quem tenta lança para o mercado editorial guias de restaurantes tem, pelos vistos, critérios editoriais e de objectividade diferentes dos do Zagat.
Porquê? Não faço a mínima, nunca falei com nenhum editor sobre isso. Tenho as minhas suspeitas, mas reservo-me a não as partilhar publicamente. Para aí sim, não lançar suspeitas - provavelmente fundadas mas sem matéria de facto que as sustentasse.
Eu não o começo porque não tenho nada a ver com esses mercados, o da restauração e o editorial. Sou só cliente.


FM escreveu:


Casque em cima, desfaça, critique. Eu aceito inteiramente todas as críticas. Mas enquanto não houver uma única forma de produzir guias, escolhas ou alinhamentos, deixe os trabalhos correr, sem suspeitas de malícia. Foi sobre esse aspecto que lhe pedi respeito.

Um abraço


As "suspeitas de malícia" espero tê-las esclarecido.
Quanto ao resultado final, mantenho a minha opinião. Goste-se ou não dela.
_________________
Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FM



Registrado: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 279
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Assim gosto mais. De opiniões fortes, é que os bons fóruns são feitos.

Obrigado, Paulo, pelo feedback.

A apatia e o "bota abaixo" é que não podem ter lugar.
_________________
Fernando Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Rodrigues



Registrado: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 2585

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda em relação às escolhas, noto a falta da Fortaleza do Guincho, pelo menos, nos peixes.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Spice Girl



Registrado: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006
Mensagens: 6060
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu confesso que ainda não tive oportunidade de voltar a pegar no guia.

Confesso também que a opinião do Torreblanca de que havia várias categorias para "dar 1ºs lugares" aos amigos, me deixou Shocked Shocked Shocked . Estive para comentar na altura, mas a falta de tempo e a esperança de poder ver o guia antes...

Comentando na generalidade, e apenas este assunto. Não vejo qualquer razão para haver uma classificação de 1 a 100, simplesmente porque não pode ser, porque não se podem comparar alhos com bugalhos, porque não teria qualquer interesse ou significado.

Porque não este critério de divisão? Qualquer um dos restaurantes não tem só o produto em que é classificado, por isso não se põe a questão de escolher por vaca, porco ou peixe. Eu quando li, li como se tratassem esse produto de uma forma particularmente interessante.

Acho que temos tido muito a tendência aqui para ver copos meio vazios, não seria melhor olhar para o que está lá dentro?

Não seria também melhor usar termos de cmparação mais razoáveis? Os restaurantes em Portugal comparam-se com o El Bulli e os 3 estrelas, os guias com o Michelin e o Zaggat, o panorama gastronómico em Portugal com o de Espanha, França e Japão, este forum como Egullet...
Exige-se (dos outros...) um nível muito elevado, tendo estes padrões de comparação, quando por vezes os objectivos e as condições nem são as mesmas.

Acho bem que sejamos exigentes, mas principalmente que o façamos de forma construtiva, sem estar sempre a deitar tudo abaixo. Ou lançando suspeitas sem fundamento.

Outro dia ao ler uns posts aqi eu perguntava a mim mesma se a nossa competência em tudo o que fazemos também é comparável ao que de melhor se faz no mundo. É que a minha não é. E para fazer coisas interessantes e válidas não é preciso ser o melhor do mundo.
_________________
"Inquisitiveness was a key feature." Heston Blumenthal
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
FM



Registrado: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 279
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulina, a abordagem foi mais essa, como tu dizes.

Paulo, tudo tem a sua explicacao, deviamos encontrar-nos. eu gostava muito.
_________________
Fernando Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Torreblanca



Registrado: Sexta-Feira, 4 de Mai de 2007
Mensagens: 389

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou passar a só comentar quando for para dizer bem e depois de ter passado por um ou dois crivos de "politicamente correcto". Acho que é o melhor.
_________________
Filipe de Almeida Santos
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FM



Registrado: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 279
Localização: Lisboa

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2008 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Torreblanca, por mim pode continuar a escrever as coisas como lhe vêm à pena. Acusei o toque, retorqui. Recebi as devidas explicações.

De resto, tudo tranquilo!

Abraço
F
_________________
Fernando Melo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB