NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Restaurante Tavares
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
paixaodasilva

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Torreblanca escreveu:
1. Este Kobe Beef é servido como quem serve uma posta de vitela mirandesa...

2. Aquele grupinho de legumes parece-me caricato e, mesmo não tendo provado, tenho dúvidas de até que ponto conseguem uma boa ligação. Para mim, que comi kobe beef umas três vezes na vida, é uma carne que, dadas as suas características específicas, pede uma guarnição mais próxima do crocante que do "tenrinho"

3. A introdução da gema parece-me interessante, mas não sei até que ponto ela não fica completamente posta em causa pela excessiva libertação de sucos da carne (que por não ser servido como habitualmente o kobe beef é servido - fatiado- introduz algum descontrolo nessa libertação de sucos na viagem desde o fogão até à mesa). [i]Reparem no "lago" que invade o prato compromentendo toda a mise-en-place original e misturando-se (estou a crer que involuntariamente) com a gema[/i].

Concordo 100% consigo em tudo o que disse e principalmente na parte da libertação dos sucos, pois isto deve-se á falta de controlo da técnica(tão abordado aqui ultimamente) o tempo de cozedura de uma carne deve ser 70% em calor directo (no Fogão) e 30% em repouso (num local quente, por exemplo uma grelha 1,5m acima do fogão) para que as fibras da carne relaxem e retenham os ditos sucos, ao mesmo tempo que a temperatura interior vai subindo lentamente até ao ponto perfeito. Quando a carne é retirada directamente do fogão para o prato ou repousa pouco, acontece o que o Sr. descreveu acima e se vê na foto.

cumprimentos

ps.Aqui estão as ditas entrelinhas Very Happy

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:20 pm    Assunto: Responder com Citação

paixaodasilva escreveu:
(...)

Concordo 100% consigo em tudo o que disse e principalmente na parte da libertação dos sucos, pois isto deve-se á falta de controlo da técnica(aqui tão abordado aqui ultimamente) (...)

cumprimentos

Foi por essa razão, falta de técnica, que o Avillez foi convidado para o Madrid Fusion, depois de uma passagem surpresa dos responsáveis do evento, pelo Tavares.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

joaosa escreveu:
Foi um pequeno mal entendido deixe estar.
Sim á sempre coisas a melhorar, e voçê sabe que quem está na hotelaria ou restauração sao sempre os mais criticos.
O que notei mais declarado foi o tamanho do bife, caro tomáz sabe que o bife kobe é caro, e inserido no menu com este tamanho pareceu-me exagerado, mas pode ser a escolha do chefe neste sentido. pareceu-me uma tentativa de um bife com batatas fritas, conceito bom mas falta aprofundar um pouco.. mas como tinha dito, as ideias nota-se que estão a ser consolidadas e isso é bom.

Ok assim entendo o que quer dizer. Está justificada a sua observação.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Torreblanca escreveu:

E posso tar completamente ERRADO, mas é o que penso.

1. Este Kobe Beef é servido como quem serve uma posta de vitela mirandesa... e então para isso servia-se vitela mirandesa...

2. Aquele grupinho de legumes parece-me caricato e, mesmo não tendo provado, tenho dúvidas de até que ponto conseguem uma boa ligação. Para mim, que comi kobe beef umas três vezes na vida, é uma carne que, dadas as suas características específicas, pede uma guarnição mais próxima do crocante que do "tenrinho"

3. A introdução da gema parece-me interessante, mas não sei até que ponto ela não fica completamente posta em causa pela excessiva libertação de sucos da carne (que por não ser servido como habitualmente o kobe beef é servido - fatiado- introduz algum descontrolo nessa libertação de sucos na viagem desde o fogão até à mesa). Reparem no "lago" que invade o prato compromentendo toda a mise-en-place original e misturando-se (estou a crer que involuntariamente) com a gema.

E posto isto, volto a salientar que posso estar completamente ERRADO. Mas é o que penso.

P.S. - Para dissipar qualquer dúvida acerca das motivações do meu comentário e apreciação, considero o José Avillez o melhor chef que Portugal tem neste momento.

Perfeito, criticou com argumentação que pode ou não ser rebativel, mas pertinente.

Um abraço

ZT
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Este é o programa do último dia do Madrid Fusion 2009.
Nomes como Grant Achatz, Quique da Costa, Pierre Gagnaire, entre outros, farão as suas apresentações no mesmo dia do Zé Avillez.

Citação:
09:30 - 10:30

AUDITORIO - El mar
El mar a baja temperatura. Cocciones milimétricas del pescado. Pepe Solla
Radicalismo culinario: moluscos, el lujo del mar. Alexandre Gauthier

10:30 - 11:15

AUDITORIO - Renovación en los grandes templos culinarios. José Avillez
11:15 - 12:15

AUDITORIO - Play Food. Entre el humor y la imaginación
Trampantojos culinarios del s.XXI. Dani García
Jugar y sorprender en la mesa. Denis Martin
12:30 - 13:00

AUDITORIO - Entre la técnica y la tradición, un espíritu transgresor. Massimo Bottura
13:00 - 13:30

AUDITORIO - La intrépida madurez de Pierre Gagnaire. Dialogando con un genio. Pierre Gagnaire
13:30 - 15:00

Comida - Degustación
15:00 - 15:45

AUDITORIO - El sexto sentido: el poder de la memoria gastronómica. Grant Achatz
15:45 - 16:45

AUDITORIO - Gastronomía Audiovisual: Los grandes debates de madridfusión-Cinegourland. "RESTAURANTE DEL FUTURO. ¿Marketing o cocina; robots o personas?"
17:00 - 17:45

SALA POLIVALENTE - Ingenio, creatividad y método con aceite de oliva
Frutas y aceite de oliva. Quique Dacosta
Cómo darle la vuelta a la tortilla. Íñigo Lavado

17:45 - 18:45

SALA POLIVALENTE - Gastrobar. Bares gastronómicos con grandes cocineros. Paco Roncero, Carles Abellán, Quique Dacosta, Albert Adrià, Dani García, Benito Gómez y Mª José San Román
alentejano

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Já fui ao 100 Maneiras, não fui ao Tavares.

Pergunto a quem sabe, quais as diferenças entre um e outro, e o que faz neste momento com que se diga que um é melhor que outro ?

Será que diferem a nível de qualidade dos ingredientes ?
É a nível de técnica utilizada que um é dito melhor que o outros ?
O serviço de vinhos é melhor num do que outro ?
Um chef é melhor que outros ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
joaosa

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

sr paulo os organizadores foram a todos os restaurantes de portugal???
isso tem muito que se lhe diga
á dois anos no madrid fusion onde está inserido um concurso com base no azeite um chef portugues ficou em 6 lugar em frente de muitos que estão no cartaz deste ano, é por isso que se ouviu falar dele???
Ainda bem que ele vai, esperemos que se porte bem e que seja uma janela para outros nomes portugueses irem lá.
Na verdade o que interessa é que vai, para mim não há melhores, somos todos diferentes e todos temos as nossas capacidades e defeitos.
Agora não posso aceitar quando dizem que ele é o melhor... então o fausto o cordeiro, o leonel, o aimé, o dieter, o vitor claro, o baena o que são???? nao me entra na cabeça e aqui não estou a tirar mérito ao avillez porque se está onde está é porque trabalha e bem, quero é fazer ver que á outros com bom mérito com boa cozinha.
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpem lá, até só tenho 5 minutos agora... Mas ao ler tudo isto de certa forma fico incomodada. Estranhamente neste caso mais com as defesas inflamadas do Zé Avilez do que com os ataques.

Eu tenho a certeza que o Zé Avilez agradeceria muito, mesmo muito (eu no lugar dele agradecia), se não estivessem sempre a compará-lo com outros a dizer que é o melhor...

O Zé Avillez tem certamente talento, tem também um percurso ainda relativamente curto. Tem que definir a sua cozinha melhor, tem que evoluir, tem que crescer, tem que poder viver com os outros colegas de profissão. E sinceramente isto não ajuda. Até porque o que é ser o melhor? Como se define o melhor? Quais os parâmetros usados?

Acho bem que relatem as experiências, acho bem que se comentem os pratos argumentando (como o João Sá e o Torreblanca fizeram). Acho bem que se diga do que se gostou, do que pode até melhorar.

Mas sinceramente uns estarem de lupa a ver quando falha, outros estarem prontos a disparar assim que alguém diz alguma coisa... Não acho que seja confortável para ele, não acho que seja o que ele precisa na fase da vida em que está. E por sinal também acho que ele não acha que é o que ele precisa...

Deixem-no evoluir, consolidar o trabalho, melhorar, aprender com outros colegas (porque ele tem certamente muito a aprender e ele sabe-o). Não o comparem com o que não pode ser comparado.

Em resumo deixem-no respirar e não lhe arranjem mais problemas.

Editado pela última vez por Spice Girl em Qua Out 22, 2008 6:13 pm, num total de 1 vez
alentejano

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Tal como no vinho, não será algo redutor dizer que determinado restaurante ou determinado chef é o melhor ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 6:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Desculpem lá, até só tenho 5 minutos agora... Mas ao ler tudo isto de certa forma fico incomodada. Estranhamente neste caso mais com as defesas inflamadas do Zé Avilez do que com os ataques.

Eu tenho a certeza que o Zé Avilez agradeceria muito, mesmo muito (eu no lugar dele agradecia), se não estivessem sempre a compará-lo com outros a dizer que é o melhor...

O Zé Avillez tem certamente talento, tem também um percurso ainda relativamente curto. Tem que definir a sua cozinha melhor, tem que evoluir, tem que crescer, tem que poder viver com os outros colegas de profissão. E sinceramente isto não ajuda. Até porque o que é ser o melhor? Como se define o melhor? Quais os parâmetros usados?

Acho bem que relatem as experiências, acho bem que se comentem os pratos argumentando (como o João Sá e o Torreblanca fizeram). Acho bem que se diga do que se gostou, do que pode até melhorar.

Mas sinceramente uns estarem de lupa a ver quando falha, outros estarem prontos a disparar assim que alguém diz alguma coisa... Não acho que seja confortável para ele, não acho que seja o que ele precisa na fase da vida em que está. E por sinal também acho que ele não acha que é o que ele precisa...

Deixem-no evoluir, consolidar o trabalho, melhorar, aprender com outros colegas (porque ele tem certamente muito a aprender e ele sabe-o). Não o comparem com o que não pode ser comparado.

Paulina

Já há uns dias me vieste com esta conversa que me deixou pensativo e sem entender. Eu admiro o trabalho do Zé Avillez tal como admiro igualmente o de muitos outros que já falei aqui no forum : Luis Baena, Paulo Pinto, Paulo Morais, Vitor Claro, Aimée Barroyer, Fausto Airoldi, Nuno Diniz, etc. Não tenho a culpa que o mais "perseguido", e o Chefe com quem mais "marram" seja o Zé Avillez, pelo que é normal defendermos uma pessoa em que acreditamos e cuja obra admiramos. Se fores para a outra sala atacar a obra de um Pintor ou Escultor ou Musico que eu admire também saio em sua defesa com a mesma paixão com que defendo o Zé ou o Luiz, ou o Paulo, ou o Vitor, ou o Fausto, ou o Nuno (este defendo ainda com mais força). Desculpa Paulina, mas tenho 51 anos (quese 52) e tenho o direito e a liberdade de defender ou atacar quem eu queira quando queira.

Beijos

Zé Tomaz
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:

Paulina.

Desde que se começou a falar no Avillez, após o seu regresso do El Bulli, nem eu nem ninguém o veio defender de nada. Foi exactamente o contrário e continua a ser o contrário. Há um grupo de pessoas, algumas delas ligadas ao 100 Maneiras, que não gostam do Avillez, vá-se lá saber porquê. A mim não me interessa, mas parece que isso interessa a mais pessoas do que eu pensava.
Também não vejo nada de mais estar a defender as minhas convicções, não vejo que este tópico não se enquadre nos principios de funcionamento do fórum. É para isto que estes fóruns existem. Uns gostam, outros não. Cada um deve defender o que acha certo.
Em relação ao Zé Avillez apenas duas coisas. O que aqui se passa, em nada o perturba. Como figura pública, e ao assumir a cozinha do Tavares, tem que viver com criticas, elogios e ......

Já agora.
O ser melhor, na minha opinião, e já fui claro em relação a isso, foi devido a ser no Tavares que tive as melhores refeições em Portugal. Se tivesse sido no 100 Maneiras ou no Eleven, tê-lo-ia dito da mesma forma.
É normal que as pessoas tenham as suas preferências e estes fóruns servem para as expor.

joaosa escreveu:
(...)
Agora não posso aceitar quando dizem que ele é o melhor... então o fausto o cordeiro, o leonel, o aimé, o dieter, o vitor claro, o baena o que são???? nao me entra na cabeça e aqui não estou a tirar mérito ao avillez porque se está onde está é porque trabalha e bem, quero é fazer ver que á outros com bom mérito com boa cozinha.

considerando todos chefes todos que falou, alguns como o Luis de quem sou amigo, outros quem também gosto, até hoje, o que melhores pratos me apresentou, foi o Avillez ( nesta nova fase ).
Alguns deles nunca me convenceram, como já tive oportunidade de referir aqui no fórum.
O que digo hoje do Avillez já o disse do Luis quando estava em Catralvos. Não me lembro de alguém aqui ter vindo dizer mal dele na altura. Aliás o entusiasmo era geral.
Em relação ao Terraço do Tivoli, a cozinha do Tavares, para o meu gosto pessoal, é superior. Pode ser apenas uma opinião pessoal, mas já foi secundada por outos participantes aqui do fórum. Eu sei que o Luis pode fazer diferente, tem essa capacidade que eu lhe reconheço, mas tem também vários contratempos que ultrapassar, pois são muitos restaurantes, com pessoas antigas.....

joaosa escreveu:
se eu responder o 100 maneiras conta como publicidade????

A Paulina deve andar mesmo distraída, às vezes também me acontece, principalmente quando tenho muito trabalho. Se há aqui algo pouco correcto, é este post.
1º O "joaosa" como disse, ainda não foi ao Tavares, e aconselha o 100 Maneiras. Eu aconselho o Tavares porque já fui aos dois. O Artur fez o mesmo.
2º Qual será a razão porque ele aconselha o 100 Maneiras ?
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Quando coloquei esta foto apenas disse: Bife Kobe, com gema a baixa temperatura e legumes, não fiz a descrição do prato, pois não fiz de nenhum.
Porque surjiram dúvidas, joaosa Torreblanca e paixaodasilva, devo então uma explicação.

Este prato, bife de kobe, é a reconstrução do bitoque com ovo a cavalo e salada. Coração de alface assado, sumo de cenoura texturizado, gema a baixa temperatura. Cebola e tomate. O molho que se vê na foto é, como o Paulo já disse, não os sucos do bife mas uma redução de caldo de carne feito com aparas da vazia. Com o bife de kobe não se utilizam aparas de kobe, pois devido ao sabor mto intenso do kobe não resulta.
Espero ter respondido às dúvidas.
Também qto ao tamanho, é um prato principal tal como o de bacalhau, e foram servidos às 2 pessoas que nos acompanhavam (éramos 4) que já tinham experimentado o menu e lhes apeteceu experimentar estas 2 versões, bife e bacalhau.
Espero ter ficado tudo esclarecido Very Happy

Revendo as fotos reparei que, por lapso, nesta foto
eu disse que era: Camarão da costa, com molho de limão e lâminas de trufa fresca
Não é molho de limão, mas sim de leite de pinhão! Enganei-me.
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação

paixaodasilva escreveu:

Concordo 100% consigo em tudo o que disse e principalmente na parte da libertação dos sucos, pois isto deve-se á falta de controlo da técnica(tão abordado aqui ultimamente) o tempo de cozedura de uma carne deve ser 70% em calor directo (no Fogão) e 30% em repouso (num local quente, por exemplo uma grelha 1,5m acima do fogão) para que as fibras da carne relaxem e retenham os ditos sucos, ao mesmo tempo que a temperatura interior vai subindo lentamente até ao ponto perfeito. Quando a carne é retirada directamente do fogão para o prato ou repousa pouco, acontece o que o Sr. descreveu acima e se vê na foto.

cumprimentos

ps.Aqui estão as ditas entrelinhas Very Happy

Entrelinhas? Very Happy

Precipitou-se, tal como expliquei, aquilo que chama "sucos" é tão simplesmente uma redução de caldo de carne!!!!! Very Happy
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Torreblanca escreveu:
Não sei a que o JoaoSa se refere em concreto quando faz a observação que faz, mas partilho dela. E passo a explicar porque é que também acho que, do que vi (e apenas vi, mas neste tipo de cozinha e de restaurante o "ver" também conta bastante) o kobe beef me parece dos menos conseguidos.
E posso tar completamente ERRADO, mas é o que penso.....

Como deu o benefício da dúvida de poder estar errado, e a responsabilidade da foto é minha Embarassed , aqui vai:

Torreblanca escreveu:
1. Este Kobe Beef é servido como quem serve uma posta de vitela mirandesa... e então para isso servia-se vitela mirandesa....

Pois, é uma reconstrução do bitoque com ovo a cavalo e salada, daí a apresentação...

Torreblanca escreveu:

Era crocante, feito no forno.

Torreblanca escreveu:
3. A introdução da gema parece-me interessante, mas não sei até que ponto ela não fica completamente posta em causa pela excessiva libertação de sucos da carne (que por não ser servido como habitualmente o kobe beef é servido - fatiado- introduz algum descontrolo nessa libertação de sucos na viagem desde o fogão até à mesa). Reparem no "lago" que invade o prato compromentendo toda a mise-en-place original e misturando-se (estou a crer que involuntariamente) com a gema."

Não eram sucos do bife, mas sim uma redução de caldo de carne, feito com aparas da vazia. A gema não se misturava com o molho

Torreblanca escreveu:
P.S. - Para dissipar qualquer dúvida acerca das motivações do meu comentário e apreciação, considero o José Avillez o melhor chef que Portugal tem neste momento.

Também não tenho qualquer dúvida sobre isso!
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Margarida Rodrigues escreveu:

Torreblanca escreveu:
3. A introdução da gema parece-me interessante, mas não sei até que ponto ela não fica completamente posta em causa pela excessiva libertação de sucos da carne (que por não ser servido como habitualmente o kobe beef é servido - fatiado- introduz algum descontrolo nessa libertação de sucos na viagem desde o fogão até à mesa). Reparem no "lago" que invade o prato compromentendo toda a mise-en-place original e misturando-se (estou a crer que involuntariamente) com a gema."

Não eram sucos do bife, mas sim uma redução de caldo de carne, feito com aparas da vazia. A gema não se misturava com o molho

!

Filipe.

Quero apenas acrescentar o seguinte:

Lembro-me de comentar quando o bife foi servido, que uma das particularidades do Kobe, era o facto de a carne ficar rosada, sem deitar sangue. A outra vou é o facto da gordura estar distribuída pela carne, como podemos verificar na foto. Isto torna a carne muito mais suculenta.

Muitas vezes a carne fica mal passada com sangue, outras vezes fica rosada mas sem deitar sangue e geralmente mais tenra. Isto não tem nada a ver com "entrelinhas" nem com pontos de cozedura, muito menos com tecnicas. Tem mais com a ver com qualidade da carne, principalmente, com o seu ponto de maturação.
Depois de abatio o animal, a carne só deve ser consumida uns dias depois , penso que nunca antes de 10 dias Question . Em Portugal, isto é raro acontecer, por isso a carne por vezes encolhe, e deita muito sangue.

Voltando ao bife do Tavares. Se me perguntarem se foi o melhor bife que já comi, provavelmente não foi. Mas era bom, não tinha sangue, estava bem feito e gostei do acompanhamento.
Também, como já aqui expliquei, não faz parte do menu degustação.

Editado pela última vez por Paulo Rodrigues em Qua Out 22, 2008 9:09 pm, num total de 1 vez
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Próximo
Página 3 de 12

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.