NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Quinta de Foz de Arouce Branco 1995

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gus

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 11:32 pm    Assunto: Quinta de Foz de Arouce Branco 1995 Responder com Citação

De uma caixa de seis garrafas adquiridas em 1998, esta era a última que ainda restava.
É um vinho branco feito exclusivamente com a casta Cerceal no terroir da Quinta de Foz de Arouce (Lousã).
Abri o vinho e fiquei imediatamente extasiado com a sua cor: amarelo – ouro, mas com reflexos ligeiramente acobreados;
No nariz apresentava intensas notas de mel e frutos secos.
Na boca apresentou-se com uma elegância fantástica para a sua idade, ainda algum mineral, fruto seco, chá e mel. Sabor a fruta cristalizada e final melado.
Dava-me a sensação que estava a beber um colheita tardia, sem a dose habitual de açúcar.
Um dos Grandes Vinhos Brancos Portugueses a provar que sabe envelhecer com elegância e com muita afinação.

P.S. Têm bebido vinhos da Quinta de Foz de Arouce ultimamente?!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 12:17 am    Assunto: Responder com Citação

Gus,

Têm bebido e muito. Tintos e brancos, entrada e topos de gama. Deve ser, dos produtores portugueses, o que mais garrafas tenho para guarda.

Curiosamente, dos brancos nao tenho nada de tao para trás, se nao me engano 04 e 05! Muito bons.

É bom confirmar que se aguentam tao bem como os tintos.

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Gus

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 12:50 am    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:
Gus,

Têm bebido e muito. Tintos e brancos, entrada e topos de gama. Deve ser, dos produtores portugueses, o que mais garrafas tenho para guarda.

Curiosamente, dos brancos nao tenho nada de tao para trás, se nao me engano 04 e 05! Muito bons.

É bom confirmar que se aguentam tao bem como os tintos.

Caro Abilio,

Também tenho essa ideia.
Os vinhos da Quinta vde Foz de Arouce são muito interessantes.
Foi uma surpresa absolutamente fantástica e é por causa do prazer proporcionado por alguns vinhos que ainda tenho garrafeira. Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tiago Teles

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2009 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

No fim-de-semana passado estive na Lousã.
Aproveitei também para circundar a Quinta Foz de Arouce e tentar perceber um pouco o carácter dos seus vinhos. A encosta com as vinhas ao alto por cima da casa brasonada transmite uma imagem de “terroir”. Apercebi-me também das inúmeras casas brasonadas que povoaram em tempos a Lousã. É pena a reabilitação ter sido na maioria deixada para trás em detrimento dos “bonitos” prédios que ocupam agora parte da vila. Na visita que fiz ao Meliá Palácio da Lousã, chamaram-me à atenção gravuras antigas do palácio ou palácios da região. E a vinha marcava presença de destaque nessas imagens.

Por isso, e olhando para a qualidade dos vinhos elaborados na Quinta Foz de Arouce, surpreende-me não existirem mais referências nesta zona tão particular, uma zona de transição que concilia um misto de clima continental com a frescura da serra e ainda do atlântico.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Abílio Neto

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Tiago,

Não estive lá, mas mandei um «emissário» ir lá arranjar-me, à toda a força, brancos da QFA Cool Very Happy . Não conseguiu! Ouviu da boca do Sr. Conde que estava esgotado e que a próxima saída já estava toda vendida.

Bem visto. Nunca percebi porque razão não florescem na zona mais projectos de qualidade (ok que na região se faz muito vinho... muito mau vinho, quero eu dizer!)! Conheço muita gente que vive na Lousã e em aldeias e vilas ali a volta, há muita vinha plantada por lá, faz-se muito vinho «caseiro» (gosto dessa expressão). Alguém consegue explicar isso?

Off topic:

Tiago Teles escreveu:
em detrimento dos “bonitos” prédios que ocupam agora parte da vila.

Esse prédios «bonitos» foram e são a única hipótese de muitos coninbricenses comprarem / alugarem casa... é que a especulação com o aluguer para os estudantes...

Abílio Neto

Editado pela última vez por Abílio Neto em Seg Abr 13, 2009 6:43 pm, num total de 1 vez
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros foristas,

Não quero ser desmancha-prazeres mas não imaginam como eu gostaria que a generalidade dos foristas tivesse conhecido o Quinta de Foz de Arouce Branco 1992.

Entre 1995 e 2007, sem falhar em ano algum, foi um vinho que abri sistematicamente a 24 de Dezembro, apenas pelo prazer de ver a minha Mãe deleitar-se com um dos melhores brancos que Portugal alguma vez viu.

Sim, porque quando a qualidade é excepcional, não é preciso ser-se grande entendido para perceber que o campeonato é outro!

Um branco de perdição! (aquele João Portugal Ramos...!)

Quem conheceu este vinho? E impressões?

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Gus

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho a ideia que nos meus primórdios (desta paixão) ainda cheguei a bebe-lo, mas não tenho a certeza se era a colheita de 1992, por isso nada posso adiantar. Rolling Eyes

Por vários motivos, tenho uma admiração muito especial pela Quinta de Foz de Arouce e pelos seus vinhos, e tenho para mim que a mesma integra na perfeição o conceito de terroir. Cool
Há muitos anos atrás vivi 'paredes meias' com a Quinta e o Conde Filipe é uma pessoa muito acessível.
Mas sem dúvida que o génio do seu genro (JPR) marcou a fantástica evolução destes vinhos.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2009 9:26 am    Assunto: Responder com Citação

Gus escreveu:
Há muitos anos atrás vivi 'paredes meias' com a Quinta e o Conde Filipe é uma pessoa muito acessível.

Caro Gus,

Off topic. Uma curiosidade: lembro-me de ter ido jogar futebol ao campo de Foz de Arouce... um pelado horrível, no inverno um inferno e... o campo era inclinado! Dele, num monte ao fundo, via-se as vinhas da Quinta.

Abílio Neto
Gus

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2009 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:
Gus escreveu:

Caro Gus,

Off topic. Uma curiosidade: lembro-me de ter ido jogar futebol ao campo de Foz de Arouce... um pelado horrível, no inverno um inferno e... o campo era inclinado! Dele, num monte ao fundo, via-se as vinhas da Quinta.

Ainda em off-topic. Apesar de ser bastante miúdo quando saí de Foz de Arouce lembro-me bem desse 'pelado'.
Aliás, eu vivi na 'Casa dos Cantos' como era conhecida em Foz de Arouce. Uma casa do inicio do século que tinha uma extensão de terreno enorme até às vinhas da Quinta! Cool
NCritica
Site Admin

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

As restantes posts deste tópico passaram para "Eventos de Foristas"
http://www.novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=8653
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Gus

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpem desenterrar este tópico, mas no passado fim de semana abri uma garrafa de QFA, branco, 2005 e estava fantástico. Wink
Ainda mantinha uma boa mineralidade, mas já com notas mais complexas, de mel e frutos secos.

E na Essência do Vinho, provei o QFA, branco, 2008, que está agora no mercado...

Está na hora de fazer a vertical de Quinta de Foz de Arouce! Razz
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Vinho Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.