NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Hamburguer - porquê maldito?

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 2:45 pm    Assunto: Hamburguer - porquê maldito? Responder com Citação

Pôr um hamburguer em qualquer carta de restaurante é quase um escândalo. Confesso que nunca percebi porquê. Se a carne fôr boa, qual é o problema? Ser picada? Mas não há tantos pratos com carne picada que merecem outro respeito, que o pobre do hamburguer não tem merecido? Associação a fast-food? E qual é o problema se fôr bom?

Não entendo, nunca entendi e até que alguém me dê alguma razão lógica nunca entenderei...

O que é um facto, é que é uma preparação que tem clientes. Basta ver as cadeias de fast-food, sejam elas a das multinacionais ou outras com menor escala e ambições de atrair outro público (e atraiem-no) como a portuguesa H3 (http://www.h3.com.pt/), ou restaurantes como o Great American Disaster (http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteTheGreatAmericanDisaster).

Como é possível haver cozinheiros que nunca entraram num McDonald, que nunca tiveram curiosidade de provar o que é um sucesso por todo o mundo?
Como é possível a grande maioria dos chefes não usar a sua criatividade para fazer o seu hambuguer gourmet, que acredito que poderia ser um sucesso?
Porque se mantêm estes preconceitos?

Esta são pergunta que me fiz várias vezes e para as quais não sou capaz de encontrar repostas que considere lógicas e racionais, para as quais nunca ninguém me deu nenhuma explicação que considerasse lógica e racional e não puro preconceito. Será desta que percebo a "maldição do hamburguer"?

Por exemplo, vendo o "De Mesa em Mesa" de 19 de Março, na VinhoTV no site da Maria João de Almeida, ( http://vinhotv.clix.pt/ ) em que o Nuno Diniz apresenta o Hamburguer da York House (na sua versão actual, mais criativa), eu tenho que o considerar um prato tão criativo ou digno como qualquer outro e concordar com os argumentos apresentados pelo Nuno. Há outra maneira de ver o assunto?
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 4:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulina

Devo dizer-te que o Hamburguer, que em boa hora o Nuno decidiu criar para colocar na carta, é dos pratos mais vendidos da nossa carta.

Só houve uma pessoa até agora que "marrou" com o facto de termos um hamburguer na nossa carta. Normalmente os nossos clientes acham bem divertido. E posso até dizer que o Senhor Primeiro Ministro quando nos visita gosta sempre de comer um hamburguer e delicia-se. Como diz o Nuno, se o produto é bom, e este é, não temos de ter qualquer especie de complexos.

Obrigado pela referencia ao De Mesa em Mesa nº 13.

Beijos

Zé Tomaz

Editado pela última vez por José Tomáz Mello Breyner em Qui Mar 25, 2010 3:40 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Lobo

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, um cavalheiro com gostos tão requintados como o senhor primeiro... gostar de hamburguer... deixa-me prostadamente preplexo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Lobo

Se vir o video que a Paulina deixou aqui entenderá que o Hamburguer aqui na YH é relamente requintado
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Mais uma vez o hamburguer... o hamburguer gourmet e o "maldito Mac Donald".

Blog de José Carlos Capel:

http://blogs.elpais.com/gastronotas-de-capel/2011/06/hamburguesas-gourmets.html

New York Times:
http://www.nytimes.com/2011/06/07/science/07tier.html?_r=1&ref=dining

Ao contrário do JC Capel que diz:
Citação:

Y aunque siguen siendo un símbolo del “junk food” (comida chatarra), no merece la pena dedicar un segundo a MacDonald´s o Burger King. A mí solo me interesan en versión gourmet.

Eu dedicaria mais tempo ao Mac Donald... inclino-me mais para a posição do Daniel Boulud:

Citação:
During that controversy, when I asked French chefs in New York what they thought of hamburgers, Mr. Boulud called them the world’s most successful snack and said the French were just jealous.

“The French wish they could have invented McDonald’s,” he said, and added, as an afterthought, that he’d always wanted to invent an “adult burger” himself. Then he invited me and my wife to his kitchen to watch him create one combining Wyoming beef, black truffles and Colorado short ribs braised in red wine.

É que inventar um bom hamburguer gourmet, com foie, trufas ou o que quer que seja é fácil. Muito fácil. Um bom chefe que não o consiga fazer, não é de certeza um bom chefe. Não faz mais que a sua obrigação. Para além disso faz meia dúzia deles por dia.

Já fazer milhões todos os dias, por todo o mundo com a mesma qualidade, impõe outros desafios. Ainda por cima baratos e bons! Isso acho que merece bem mais tempo e reflexão, talvez desse para muitos aprenderem alguma coisa. Há grandes lições a tirar dali... Como diz Daniel Boulud "the most successful snack".

Não é necessário é ser tão fiel quanto este senhor:

http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-13437838

Também é falta de imaginação...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.