NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

St John
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 12:46 am    Assunto: St John Responder com Citação

Há anos que ouvia falar no St John, ouvi algumas referências entusiasmadas, li muitas. Era quase mítico. Em 2009 ganhou a primeira estrela Michelin e dizia-se "finalmente", deste 2003 que não sai da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Sabia que era num mercado de carne (Smithfield), que a filosofia era: se se mata um animal, então devemos respeitá-lo e comê-lo da de uma ponta à outra. O famoso conceito ‘nose to tail’ do Fergus Henderson. Esperava ver na carta bastantes "sub-produtos" (mais do que vi) e tinha curiosidade.

Cheguei ao St John um dia para jantar, um espaço grande, calculo que tem lugar para cerca de 70 pessoas, quase cheio, ruidoso. Em termos de decoração, uma sala (um armazém) pintada de branco, mobiliário sólido e simples. Não me lembro de mais nada a não ser uns letreiros na parede a dizer para não usar telemóveis (a única coisa nas paredes). Cozinha à vista, não particularmente glamorosa, os fios eléctrico passavam pelo tecto da cozinha aos molhos, é essencialmente do que me lembro. Aliás, pode ver-se numa foto aqui: http://londoneater.com/2009/06/08/st-john-where-in-the-world-top-50-review/

Tinha visto a lista uns dias antes, mas reparei que muda diariamente.
Sentámo-nos e puseram-nos na mesa um pão excelente. Começava bem.

Para entrada tinha que pedir uma que tinha visto referida como emblemática, que nunca tinha saído da carta desde o primeiro dia.

Roast Bone Marrow & Parsley Salad
Tinha um talher especial para retirar o tutano do osso, espalhava-se no pão, por cima punha-se a salada de salsa com alcaparras e um pouco de sal que imagino (pela cor, e porque me disseram que era francês) que fosse Sel Gris De Guerande.
Engraçado, original, gostei, mas não mais do que isso. As fatias de pão eram enormes e comer aquilo tudo de entrada é demais.

Turbot, Cucumber & Samphire
Jersey Royals

O rodovalho era bom, mas banal, vinha com pepino e salicórnia, menos comum e muito agradável e interessante.
Na lista os acompanhamentos vinham à parte e pedimos umas batatas. Banais e ficaram lá quase todas.

Braised Rabbit, Turnips & Bacon
Welsh Rarebit

Pedimos o coelho e de acompanhamento tivemos curiosidade em pedir um Welsh Rarebit que também ficou quase todo, apesar de saboroso. Ainda bem que o fizemos porque deu uma certa graça ao coelho que tinha um aspecto desgraçado, estava seco e com muito pouco sabor.

de sobremesa
Strawberry Eton MessFresco e agradável.

Pedi para me aconselharem um copo de vinho. Sugeriram-me um branco, não me lembro qual, que chegou já no copo, os copos eram todos (salvo raras excepções) os que se podem ver na foro deste site:
http://www.delongwine.com/news/2006/01/09/an-offal-time-at-st-john/
Acabei de descobrir lá também a razão das excepções:
Citação:
The only complaint I really have with St. John is that most of their wines are served in water goblets, but at over ₤35 price per bottle you actually get a real wine glass.

Mais, o vinho se não vinha à temperatura ambiente, estava lá muito perto (e estavam 20 e tal graus).

O jantar foi agradável, nada de muito bom, algumas coisas fraquinhas. Tudo bem até aqui. O que me deixou baralhada foi:

1 estrela Michelin
8 anos seguidos nos melhores restaurantes do mundo

Os critérios para estas coisas são vagos, percebo pouco de estrelas Michelin, mas sempre ouvi falar de um grau de exigência razoável. Fiquei mais que baralhada. Seria uma refeição que, assim que saísse a porta, esqueceria, de tão banal. Só me têm andado na cabeça porque gostava de ver o restaurante por um ângulo que me permitisse compreender estas distinções.
Não falo do sucesso, isso acho que já compreendi. As razões para o sucesso, e a forma como é feita a votação, até me permitem compreender os lugar (já foi 10º em 2004 e o ano passado 14º) nos 50 melhores do mundo.
A estrela Michelin é mais complicado (mas já noutros em Londres já tinha ficado baralhada, embora não tanto como aqui). E parece que não sou só eu...
Citação:
Another surprise winner was St John. Serving robust, no-frills British food and regularly hailed as one of London’s best eateries, the Clerkenwell restaurant has been open for almost 15 years, and little has changed in the last 12 months.
http://www.squaremeal.co.uk/feature/michelin-stars-2009

O Fergus Henderson era arquitecto, em 1994 abriu o restaurante com um conceito referido por muitos como um conceito que "push the boundaries". Referido por outros como o templo da gastronomia britânica. Considerado por alguns, nomeadamente o Anthony Bourdain no livro Medium Raw, como um herói que influenciou cozinheiros em todo o mundo. Imagino que dando a liberdade de servir partes dos animais impensáveis até então.
Por outro lado, apesar no nível e do target o restaurante é muito terra a terra.
Citação:
Regularly touted by chefs as one of the world’s best restaurants, St John can baffle the uninitiated. Its austere look, bare-bones menu & defiant lack of posh trappings seem at odds with its status, but this hot spot has never been about peripherals; it’s a ‘no-frills, blood & guts place’ that celebrates great ingredients – especially those that are undervalued & overlooked.
http://www.squaremeal.co.uk/restaurants/london/view/81154/St_John

Penso que poucos anos depois de ter aberto o restaurante foi-lhe diagnosticado Parkinson, grave e incapacitante. Deixou de cozinhar e uns anos depois fez uma operação ainda muito experimental que lhe permitiu uma vida mais normal.
Pelas características do restaurante e pelo percurso do F. Henderson dá para perceber que as pessoas do mundo das artes e da cultura de Londres serão frequentadores (também pude ver isso num grupo muito grande que estava lá).

Tudo isto dá para compreender o sucesso. Mas justificará a estrela Michelin? É que, do meu ponto de vista, a comida não o justifica...
alentejano

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 12:59 am    Assunto: Responder com Citação

Pão queimado ? Shocked Shocked Shocked Shocked

PS: Como pelo olhar tambem se come... direi que já comi melhor em muita tasca aqui da zona.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

alentejano escreveu:
Pão queimado ? Shocked Shocked Shocked Shocked

PS: Como pelo olhar tambem se come... direi que já comi melhor em muita tasca aqui da zona.

Eventualmente já... É essa precisamente a questão.
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

No entanto ninguém vem do "outro lado do mundo" para ir às ditas tascas. Ninguém escreve sobre as ditas tascas (note, que nem sequer aqueles que as conhecem, que gostam muito e acham que é assim que se devia comer...). As ditas tascas não são consideradas por ninguém o melhor restaurante do mundo.

O St. John é considerado um dos melhores restaurantes do mundo, há pessoas de muito longe que sonham em lá ir, que na primeira hipótese lá vão, há dezenas de relatos na net, dezenas de fotos. Os ossos que comi são mundialmente famosos. Há de certeza uma componente que faz com que seja assim. Há que perceber.

É sobre isso que tenho andado a reflectir, que ando a moer há mais de 2 semanas... Mais uma vez chego à mesma conclusão - o conceito, a forma como se apresentam as coisas.

Quando o objectivo é a internacionalização da nossa cozinha era importante que se reflectisse bem sobre estas coisas e se tentasse identificar as "outras componentes" para além da cozinha. Acho que é isso que tem faltado para a (eventual) internacionalização da nossa cozinha e vinhos, nunca será conseguida sem um bom e sólido "embrulho". (Parece que andam à volta do mesmo no vinho não é? Acabei de ler uns posts aui em cima sobre isso.)

Neste caso o conceito "nose to tail", que para mim será natural - nasci a ver matar porcos e a comer muito frequentemente o que não ia nem para presuntos, nem chouriços, nem lombos confitados (não me lembro como se chamava, mas era o que se fazia para vender enlatado). No pequeno almoço dos dias de matança era logo o rabo assado e o beiço assado... uma ponta e outra. Laughing Laughing Mas voltando ao nose to tail... é uma aventura para muitos, uma experiência a ter... Mas nem é só isso, é certamente também o Fergus Henderson.
alentejano

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 2:12 pm    Assunto: Responder com Citação

A forma como se apresentam as coisas tem que se lhe diga... por estas fotos ainda pensei, querem ver que a Paulina esteve a almoçar em Estremoz e não me disse nada...

PS: As fatias paridas da minha mãe têm melhor aspecto que essa da foto Razz
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

A "forma como se apresentam as coisas" que referi, não tem nada a ver como o empratamento ou aspecto da comida.

Com as devidas distâncias... bastantes... há quem diga quando vê um Miró que também é capaz de fazer uns riscos assim.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
A "forma como se apresentam as coisas" que referi, não tem nada a ver como o empratamento ou aspecto da comida.

Com as devidas distâncias... bastantes... há quem diga quando vê um Miró que também é capaz de fazer uns riscos assim.

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Paulo Rodrigues

MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2010 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulina.

O St John é tão polémico, quanto o é a atribuição da estrela e o seu lugar nos melhores do mundo. Tem havido muitas discussões acerca disso....
Já pensei em lá ir mas, desse teu jantar apenas o rodovalho comeria mas, para comer um bom rodovalho, vou à Galiza.
Em Londres, tenho outras prioridades que passam por, além do Viajante o Texture http://www.texture-restaurant.co.uk/gallery.htm e talvez o Champignon Sauvage em Cheltenham .
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

Paulo Rodrigues escreveu:
Paulina.

O St John é tão polémico, quanto o é a atribuição da estrela e o seu lugar nos melhores do mundo. Tem havido muitas discussões acerca disso....
Já pensei em lá ir mas, desse teu jantar apenas o rodovalho comeria mas, para comer um bom rodovalho, vou à Galiza.
Em Londres, tenho outras prioridades que passam por, além do Viajante o Texture http://www.texture-restaurant.co.uk/gallery.htm e talvez o Champignon Sauvage em Cheltenham .

Tem que ser... tem mesmo que ser polémico. Mesmo muito.

Não conhecia o Texture, nunca tinha lido nada.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 11:07 am    Assunto: Responder com Citação

Spice,

Bem buscado... volto.

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
apcperes

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Fico com pena, vou hoje para Londres e iam-me levar ao St John, prometendo uma experiência muito positiva, mas penso que era em relação a uma receita de Leitão. Assim fico com menos vontade...

Fico mais expectante com a promessa de um "black pudding" com ovo a cavalo noutro sítio que não sei o nome! Comida inglesa "à séria" Laughing

De qq forma são sempre experiências no mínimo educativas Laughing Laughing

Vou tentar ir ao Texture, dica que veio mesmo a calhar!
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

apcperes escreveu:
Fico com pena, vou hoje para Londres e iam-me levar ao St John, prometendo uma experiência muito positiva, mas penso que era em relação a uma receita de Leitão. Assim fico com menos vontade...

Fico mais expectante com a promessa de um "black pudding" com ovo a cavalo noutro sítio que não sei o nome! Comida inglesa "à séria" Laughing

De qq forma são sempre experiências no mínimo educativas Laughing Laughing

Vou tentar ir ao Texture, dica que veio mesmo a calhar!

Depois conta.

Boa estadia!
apcperes

MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Paulina, muito obrigada, já estou de volta. Pensava que me ia refrescar de Lisboa mas apanhei uma vaga de calor intolerável, principalmente no Metro!

Fiquei em casa de um amigo que está a fazer o Cordon Bleu e conheci uma série de aspirantes a Chef, incluindo um sobrinho do Luís Baena que não fixei o nome (será Pedro?). Fiquei cheio de inveja do ambiente de descoberta que estão a viver, mas a respeitar e mesmo a temer muito mais uma profissão que é fisicamente extenuante e pode ser torturante a nível psicológico. Por exemplo o meu amigo esteve 2 meses a trabalhar num restaurante 18 horas por dia non stop!

Levaram-me ao St. John e partilho a sua opinião, não encontro a lógica da estrela. O ambiente faz inclusive pensar em cantina. Fui ao espaço mais pequeno junto de Spitalfields.

A comida é correcta, gostei de umas fatias de pão torrado com patê, não gostei muito de uma terrina da qual não me lembro a composição e o Black pudding que eu falava, afinal era Blood Cake e servido no St. John, este é a perdição de muitos, constituído por sangue de porco e cartilagem e ovo estrelado por cima, gostei da textura, alguns pedaços de sabor bem intenso, mas já comi morcelas muito melhores. No fim comemos um Robalo, grelhado, que estava muito fresco, bom ponto de cocção e bem temperado com funcho, alcaparras e rúcula.

Infelizmente o Leitão tem que ser encomendado com antecedência, por isso não tive oportunidade de provar.

Sinceramente não sei se voltava, a escolha em Londres é de tal forma vasta que penso que não lhe dispensava nova oportunidade, mas não havia uma única mesa vazia e os clientes continuavam a chegar.

Gostei muito mais de um Tailandês no Soho, de carácter completamente jovem, com mesas partilhadas, mas com muito mais ambiente e muito boa comida a excelente preço, 30€ por pessoa incluindo 3 garrafas do rosé português Pink Elephant (leia-se no rótulo "The ideal spicy food wine", no momento resultou na perfeição). Chama-se Busaba Eathai e não aceita reservas, espera-se à porta em fila tipo Barcelona e somos rapidamente sentados.

Comi também num mercado perto do Viajante, para o qual não arranjei mesa, mas nada de especial. Não deu para mais estive só de 5ª a Sábado, mas tenho que voltar em Outubro e vou planear melhor.
Spice Girl

MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

André

Eu fui ao de Smithfield, o original, mas aparentemente o de Spitalfields é idêntico. A experiência é semelhante.

Também já fui, há já algum tempo, ao Busaba Ethai, muito giro e gostei da comida. Há vários, não sei se fomos ao mesmo, só fui ao de Wardour St que penso que foi o primeiro a abrir, mas devem ser idênticos.

Um amigo tinha-me aconselhado, da primeira vez desisti com a fila e fui a um indiano de tapas em frente, também muito giro - o Imli, depois ele disse-me que a fila andava depressa, mas fui cedo e não apanhei grande fila.

Há pessoas que têm um talento especial para "desenhar" restaurantes de sucesso. o que envolve a comida, mas também o conceito. O Busaba Ethai foi concebido pelo Alan Yau que mudou completamente o mercado dos restaurantes orientais em Londres.
http://www.caterersearch.com/Articles/2010/07/01/334054/Caterersearch.com-100-Alan-Yau.htm

Começou pelo Wagamama, seguiu-se o Busaba Eathai, é ele também a cabeça por detrás dos Hakkasan e do Yauatcha (Ambos com estrelas Michelin - da próxima experimenta, vai ao Yauatcha também no Soho, almoçar ou lanchar. É muito giro, vale a pena.). Antes de se começar a falar na necessidade de baixar os preços... abriu um noodles bar enorme em Queensway no centro comercial Whiteley’s, penso que agora já há mais - o Cha Cha Moon. Mais recentemente um japonês - Sake No Hana e esteve também por detrás de uma cadeia de restaurantes italianos Princi, de que o Torreblanca falou aqui há muitos meses.
Eu estive já em todos, excepto no Princi e no Sake No Hana e são de facto conceitos de sucesso.
Muitos destes já vendeu, mas nas suas mãos ou nas de outros, o sucesso constinua e são restaurantes que têm sido introduzidos noutros países. Há gente que tem talento para estas coisas...
apcperes

MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 3:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Admirável, por acaso durante o jantar falamos da familiaridade do conceito com o Wagamama, como eu gostava de ter esse talento Laughing Laughing Laughing

O que eu fui fica no Soho, perto da estação de Metro Tottenham Court Road, eu acho que é em Old Street, muito perto do L'Escargot.

Obrigado pelas dicas, ficam registadas para Outubro, esse noodles bar no Whiteley’s será perfeito para experimentar pois fico alojado na rua paralela a Inverness Terrace, uma zona excelente para viver o Hyde Park como os locais.

Beijinho
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.