NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Doutor, Engenheiro, Arquitecto, Chefe ...

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Outros Temas
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Set 16, 2010 9:44 pm    Assunto: Doutor, Engenheiro, Arquitecto, Chefe ... Responder com Citação

Doutor, Engenheiro, Arquitecto, Chefe... e outros tantos títulos... são coisas que sinceramente tenho vindo a reduzir (claro que não ainda a eliminar completamente, longe disso, mas gostaria).

Acho que cada pessoa vale pelo que faz e pelo que é e que um titulo atrás não significa nada, não é necessário.

Gosto quando os alunos me chamam só Paulina. Quando comecei a dar aulas, era pouco mais velha que eles e pedia para o fazerem. Alguns anos fizeram, depois eu fui ficando cada vez mais velha que eles e eles não se sentiam à vontade e fui desistindo de insistir. Com os alunos mais velhos, ficamos em geral só pelo nome. Eles sabem que sou professora deles, e não sou nem mais nem menos por me chamarem Professora.

Há dias li este post no Word of Mouth sobre este assunto, e em particular ao chamar-se Chef XXX a um chefe de cozinha.

http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/wordofmouth/2010/sep/10/what-to-call-a-chef

O que acham relativamente a isto? (Não só relativamente aos chefes, globalmente)
valtercosta72

MensagemEnviada: Qui Set 16, 2010 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Posso dizer que tenho professores mais novos que eu. E que os conheço desde a minha juventude, pois são da minha criação. Mas na escola são professores. Cá fora na rua são tratados pelo nome. Em relação aos Dr, Eng, trato por tu. Isto porque onde trabalho, à muito tempo que foram abolidos os Dr e os Eng.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fugo

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 8:12 pm    Assunto: Títulos Responder com Citação

Realmente, sempre entendi os títulos académicos como algo que apenas define o gráu de especialização de uma pessoa numa determinada área. Fora dela, é alguém como todos os outros; Um/a senhor/a.
Não se entra nas Universidades como Seres Humanos saindo-se de lá como "Seres Médicos, Engenheiros, etc".
Entendo que, nas respectivas áreas de especialização essas pessoas devem ser tratadas pelo seu título académico, bem como em certos encontros aonde existe a necessidade de se saber o que cada um faz na vida, fora disso um Senhor, Senhora é o adequado.
Exigir-se o tratamento pelo título académico fora desse âmbito é, para mim, sinal de arrogância, sobranceria, vaidade, personalidade fraca.
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 8:15 pm    Assunto: Re: Títulos Responder com Citação

Fugo escreveu:
Realmente, sempre entendi os títulos académicos como algo que apenas define o gráu de especialização de uma pessoa numa determinada área. Fora dela, é alguém como todos os outros; Um/a senhor/a.
Não se entra nas Universidades como Seres Humanos saindo-se de lá como "Seres Médicos, Engenheiros, etc".
Entendo que, nas respectivas áreas de especialização essas pessoas devem ser tratadas pelo seu título académico, bem como em certos encontros aonde existe a necessidade de se saber o que cada um faz na vida, fora disso um Senhor, Senhora é o adequado.
Exigir-se o tratamento pelo título académico fora desse âmbito é, para mim, sinal de arrogância, sobranceria, vaidade, personalidade fraca.

Cá para mim não é preciso nunca. As pessoas valem pelo que são, não pelo que vem atrás do nome.

Em Inglaterra toda a gente, incluindo os estudantes de doutoramento, chamavam ao director do instituto onde trabalhei "Peter" nada mais. Todos sabiamos que ele era o chefe. Eu gosto disso.
Fugo

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 11:15 am    Assunto: Títulos Responder com Citação

O espírito barroco (não basta sê-lo, é preciso parecê-lo) ainda funciona muito em sociedades com grandes desigualdades. Daí as necessidades dos títulos. Muitas vezes leva-se o barroco ao extremo, basta parecê-lo.
Agora creio que não se devem criar complexos de culpa por se ter esforçado mais, ou por se ter tido a sorte de conseguir mais, seja como for, por merecer o título que define a especialização a que se propôs.
Na verdade, é exactamente isso, uma definição da sua especialização. Não há que ter vergonha disso. Usar o seu título nos locais apropriados e/ou nos momentos adequados é apenas uma forma de dizer o que faz e o gráu de responsabilidade que tem no que faz. Fora isso, é-se um indivíduo como todos os outros e como tal deve ser-se tratado.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Set 21, 2010 11:03 am    Assunto: Responder com Citação

Caros,

Não sei, não sei. Sou contra a utilização de títulos acadêmicos, antes de na minha empresa "abolirem" a obrigatoriedade de o usar, eu era Abílio, como sempre fui e sigo sendo.

No entanto, na culinária / gastronomia quando uso "Chef", mais do que um título, uso como profissão, ou seja, o mesmo que cozinheiro... a um cozinheiro a quem eu (e outros e a realidade), por diferenciação, qualifico. Não sei se me fiz entender... Rolling Eyes De qualquer forma, esta situação não é a mesma, para mim, que a do Sr. Eng. e a do Sr. Dr.!

Abílio Neto
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Set 21, 2010 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

Porque achas diferente? Não percebo.

Eu não gosto, mas devo dizer que a generalidade dos meus alunos me chama Professora Apenas os mais velhos me chamam pelo nome.

Acho que num mundo ideal, todos seriam chamados pelo nome só. Acho que no mundo em que vivemos não é possível sempre. Mas sempre que é possível... eu gosto mais.

Quando era quase da idade deles ainda insistia para usarem só Paulina, à medida que a diferença de idades foi ficando maior, eles não se sentiam à vontade e já era ridículo insistir. E pronto... fiquei professora.

Mais, muitas vezes encontro alguns deles noutros contextos e em alturas em que já não são meus alunos. Quando vem o Professora.. costumo tentar passar a ser só Paulina, mas é difícil e na maior parte dos casos não consigo.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Set 21, 2010 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Spice,

Como tentei explicar-me, concebo "Chef" como uma profissão, chefe de cozinha ou cozinheiro... e não lhe dou tanto, per se, o sinal distintivo que se discute no artido do The G. Uso antes do nome de alguém para qualificar.

O curioso é que não encontro paralelo em outras profissões, não me sai.

Abílio Neto
mlpaiva

MensagemEnviada: Ter Set 21, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:
Spice,

Como tentei explicar-me, concebo "Chef" como uma profissão, chefe de cozinha ou cozinheiro... e não lhe dou tanto, per se, o sinal distintivo que se discute no artido do The G. Uso antes do nome de alguém para qualificar.

Poix! Mas tudo são profissões, excepto a de doutor... Cool

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
PedroBeltrao

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Fizeram-me agora pensar e embora abomine o uso de Sr, Eng. e Dr., e não use para ninguém e peça para não usarem comigo (em Lisboa por norma ninguém o faz mas sempre que vou ao Porto têm a mania de me chamar Engenheiro Pedro, que detesto), o Professora e o Chef uso sempre que me refiro a professores e chefs.

Nunca tinha pensado realmente nisto, e não faço ideia porque o faço.
alentejano

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 12:28 am    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:
Spice,

Falta-te o Chefe dos Correios Smile

Então e o Sr. Agente que te manda parar para pedir os documentos, não te sai ? Cool Laughing Laughing Laughing Laughing

E tratas o pediatra do teu filho como ? Não é Dr. ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Peder

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 1:38 pm    Assunto: Re: Doutor, Engenheiro, Arquitecto, Chefe ... Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Doutor, Engenheiro, Arquitecto, Chefe... e outros tantos títulos... são coisas que sinceramente tenho vindo a reduzir (claro que não ainda a eliminar completamente, longe disso, mas gostaria).

Acho que cada pessoa vale pelo que faz e pelo que é e que um titulo atrás não significa nada, não é necessário.

Gosto quando os alunos me chamam só Paulina. Quando comecei a dar aulas, era pouco mais velha que eles e pedia para o fazerem. Alguns anos fizeram, depois eu fui ficando cada vez mais velha que eles e eles não se sentiam à vontade e fui desistindo de insistir. Com os alunos mais velhos, ficamos em geral só pelo nome. Eles sabem que sou professora deles, e não sou nem mais nem menos por me chamarem Professora.

Há dias li este post no Word of Mouth sobre este assunto, e em particular ao chamar-se Chef XXX a um chefe de cozinha.

http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/wordofmouth/2010/sep/10/what-to-call-a-chef

O que acham relativamente a isto? (Não só relativamente aos chefes, globalmente)

Totalmente de acordo.
Somente em Portugal qualquer licenciado é considerado Dr. Nos outros países é pelo nome que são conhecidos-
Só considero o título de dr. para os professores doutorados pelas universidades. Para todos os outros para mim são licenciados.
Aliás, se se ler o diário da república, nas nomeações diz-se "licenciado fulano" e não dr.

Um aparte " os licenciados de algumas universidades privadas nem deviam ser considerados licenciados 2
Tovi

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois eu, só não exijo que me tratem por “Senhor Engenheiro” porque ainda não consegui fazer a cadeira de inglês técnico.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
mlpaiva

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Tovi escreveu:
Pois eu, só não exijo que me tratem por “Senhor Engenheiro” porque ainda não consegui fazer a cadeira de inglês técnico.

Laughing

Never increase, beyond what is necessary, the number of entities required to explain anything.
William of Ockham (1285-1349), Luís Paiva (1950-20??) Snakeman
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 11:02 am    Assunto: Responder com Citação

mlpaiva escreveu:
Tovi escreveu:

Laughing

Tovi,

Laughing Very Happy

Abílio Neto
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Outros Temas Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.