NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Restaurante Manifesto

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 12:03 am    Assunto: Restaurante Manifesto Responder com Citação

Fui ontem jantar ao Manifesto. Há algum tempo que não ia lá. A nova carta tem pratos novos e está disponível há alguns dias.

Foi um jantar muito bom, a melhor refeição que tive no Manifesto.

Começaram por chegar à mesa várias qualidades de pão e os estaladiços já habituais. A combinação de cores enche logo o olho (e os olhos também comem) depois pelo meio as rodelas de laranja, os aros de cebola desidratados... introduzem momentos de sabor muito forte e agradável entremeados com o sabor dos estaladiços de arroz relativamente neutros. Para acompanhar, manteiga e gema de ovo cozinhada a baixas temperaturas (fica com a consistência de uns ovos moles, mas é só gema com aroma de trufa). Muito, muito bom!

Depois, não necessariamente por esta ordem, veio um creme de batata doce com um camarão. O sabor um pouco forte, o que poderia ser demais se fosse muito, mas sendo um shot só funcionava bem, até porque o camarão conferia frescura.

dim sum, neste caso recheados com pézinhos de coentrada

um óptimo pastel de massa tenra de frango

um dos pontos altos da noite - um creme brulée de foie gras com uma terrina de foie. Excelente!

um prato que não é para todos... Rins salteados com Madeira. Estavam muito tenros, muito bons. Há muito que não comia, e raramente comi tão bons!

e rissóis de ameijoa

Vieram de seguida os pratos que escolhemos e que partilhámos:

"Lasanha" de bacalhau com natas e cogumelos - em que a massa é substituída por tiras de batatas confitadas no forno.
Inspirado no bacalhau com natas... mas incomparavelmente melhor que o original.

Risotto de peixe (????) de coentrada. Muito, muito, saboroso.

E um taco de bacalhau com um fresco pico de galo. Uma combinação certamente inspirada numa viagem recente do Luis Baena ao México e que resulta bem. É divertido, o pico de galo é uma componente que introduz frescura e algum exotismo.

Finalmente vieram as sobremesas e houve uma que me encheu completamente as medidas. Ficará na lista das sobremesas que me marcaram (são muito poucas). Papos de anjo com calda de maracujá.

Eu gosto muito de papos de anjo, mas estes eram excelentes, muito bem feitos e minúsculos. Veio uma tigela cerca de duas dezenas de papinhos de anjo em miniatura. com uma calda com maracujá . As sementes do maracujá constribuiam para melhorar os aspecto visual (normalmente monótono). O sabor do maracujá e a acidez tornavam a sobremesa muito desenjoativa. Muito bom!

Provei as outras sobremesas e também estavam muito boas:

Mousse de chocolate e baunilha com azeite e sal

Tigeladas com praliné e gelado de amêndoa

Eu gosto muito da cozinha do Luis Baena, tem uma personalidade muito forte, acho-a muito original. Reflecte muito um percurso de vida, influências de muitas experiências e partes do mundo. Mas tem uma raiz muito forte na nossa cozinha. Acho brilhante a forma como o Luís pega na nossa cozinha e a transforma, proporcionando-nos sabores muito nossos, que nos dão muito conforto, mas introduzindo uma dose elevada de um humor inteligente, sofisticação, apelo estético... que introduz um factor aventura. Para uns divertido e estimulante, para outros quase uma montanha russa, tenho a certeza Laughing , mas o conforto dos sabores familiares funciona como um cinto se segurança que permite que a viagem seja agradável.
Se a isto juntarmos uma muito boa execução técnica resulta numa óptima refeição.

Comer de tudo o que aqui pus e sair de lá muito leve, é também muito bom.

Foi bom comer novas coisas, mas foi ainda melhor porque acho que ultrapassado o período de abertura, o Manifesto está a um nível mais alto e a subir. Saí com vontade de voltar muito breve.

O restaurante é lindo, o serviço muito bom e a cozinha com propostas cada vez melhores e mais interessantes. Os preços muito razoáveis. Que sorte temos!

PS
Vi lá a cozinha uma cara conhecia, a Marlene Vieira (a Lenita). Foi bom vê-la, e testemunhar o entusiasmo por este novo desafio. Força Marlene!
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Há uns meses que não ia ao Manifesto, voltei lá há poucos dias para jantar. Uma refeição excelente.

Neste momento não há menus de degustação pré-definidos, há vários pratos, pequenos, com preços que vão dos 2 euros e tal até aos 6 ou 7 euros mais ou menos. E escolhemos, ou pedimos que escolham por nós, o que entendermos.

Gosto muito do espaço

Como couvert havia estes estaladiços de arroz, pão (parte dele feito lá, de que destaco o bolo do caco) manteiga de vaca e ovelha e a gema trufada e cozinhada a baixas temperaturas (que adoro) e o chupa-chupa de parmesão

Seguiram-se os amuse-bouche, uma das pessoas não come foie e teve direito a este salmão marinado com ovas de tobiko, para as outras foi este gelado de foie, com tomate e ervas aromáticas em tempura. Achei o gelado um pouco doce, e adorei as ervas aromáticas em tempura, muito estaladiças...

Seguiu-se uma vieira com vinagrete de beterraba
Muito boa, um ponto de cozedura perfeito

Um rissol de ameijoa com boronia (uns legumes em cubinhos numa preparação muito saborosa e agradável). Já conhecia o rissol de que gosto muito pelo sabor do recheio, o exterior muito estaladiço que, pela textura, imagino ser feito com panko, no entanto a combinação com a boronia é uma combinação vencedora o que ainda torna o prato melhor.

Seguiram-se umas almondegas de lula com um puré de cenouras à algarvia (a minha Mãe fazia muito, por isso está muito nas minhas memórias de sabores). As almôndegas de lulas são boas, mas perante os outros pratos, acabam por perder um pouco pois a competição é forte!

Uma sandes de linguado com uma salada de batata, nabo, beterraba e espinafres
(O contraste do estaladiço exterior do pão, com o interior quase cremoso e muito saboroso, é delicioso)

E acho que o melhor risotto que comi na vida! Um risotto de ostras. O sabor forte das ostras, a textura... humm!!!

Um ovo de codorniz em cocotte com manteiga trufada
Era bom, mas vir neste recipiente ainda o tornou melhor - era divertido.

E um capuccino de boletus - excelente, um sabor forte a boletos, os croutons de parmesão... muito bom!

Passámos então às carnes
Molejas envoltas em massa phyllo - muito saborosas, a massa phyllo estaladiça introduzia um contraste de texturas que enriquecia o prato.

Para eu não me zangar com o esquecimento dos arrozes portugueses, um arroz de cabidela. Uma preparação muito fiel, apenas a pele do frango bem tostadinha. Num tachinho que teria uns 5 cm de diâmetro. Na dose certa...

E de seguida pato com rosti de batata e bacon

E já era mais que altura de chegar à sobremesa, senão corria o risco dela já não caber...

A pré-sobremesa foi um sorvete de lima

E para sobremesa um pastel de nata

O sabor e componentes do pastel de nata, mas apresentado de outra forma. Muito bom o sabor, muito bom o contraste de temperaturas (o gelado e o creme morno) e de texturas - a massa folhada estaladiça e os cremes. Muito bom. Este pastel de nata e os papos de anjo que lá comi na visita anterior são duas sobremesas excelentes, sobremesas à altura do resto do menu.

Gosto do cuidado com a apresentação dos pratos, gosto da estética, do sabor... e gosto do humor do Luís Baena.

Adorei! Acho que o Manifesto está cada vez melhor.

Parabéns ao Luís, à Marlene, ao João Fernandes e a toda a equipa.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 2:54 am    Assunto: Responder com Citação

Spice,

Obrigado. Tenho de lá voltar!

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ricardo

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

E eu tenho de estrear (amanhã vou ao novo 100 maneiras, talvez para a semana seguinte)

Very Happy
Miguel Évora

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Visita recente ao Manifesto, na semana anterior ao Natal, para uma refeição de muito bom nível.

Sem menu de degustação, as opções são, agora, um conjunto vasto de pequeno pratos, com os quais acabamos por compor a nossa refeição.

Goste-se, ou não, da estética mais ou menos pop do restaurante, acho que ninguém ficará indiferente à boa comida - saborosa, divertida, desafiante -, ao bom serviço e à nota de humor, transversal a toda os pratos.

Provei alguns dos pratos que a Spice descreve acima e revisitei outras opções mais antigas, casos do Mac Silva - o hamburger de patanisca - e a Bola de Berlim com recheio de sapateira.

Dos 7 ou 8 pratos provados, na generalidade em muito bom plano, achei menos conseguido precisamente o arroz de cabidela, que me pareceu demasiado flat de sabor e sem o contraste da acidez.

Em síntese: claramente a voltar.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:51 am    Assunto: Responder com Citação

Spice Girl escreveu:
Gosto do cuidado com a apresentação dos pratos, gosto da estética, do sabor... e gosto do humor do Luís Baena.

Adorei! Acho que o Manifesto está cada vez melhor.

Parabéns ao Luís, à Marlene, ao João Fernandes e a toda a equipa.

Caros,

Também voltei ao Manifesto. Subscrevo o que a Spice diz acima e acrescento que senti-me em casa, de tão agradável que foi.

Levei companhia, gente bem disposta, mas que não frequenta restaurantes de cozinha criativa, ficaram rendidos com a qualidade, o ambiente, o humor e a ironia das propostas.

Por mim, tudo acima do bom, o Pombo encheu-me as medidas! Extraordinária cocção, no ponto, com o molho subtil, sentia-se, mas o sabor do pombo estava todo lá. A textura da carne...

Um reparo, o CARM Reserva Tinto 07, "tem de" estar mais frio para melhor acompanhar refeição. Fez-se isso.

Obrigado Luís (não foi possível... pena!). Tenho de agradecer o muito bom menú escolhido pelo Chef e a simpática e eficaz atenção dos restantes colaboradores. Força e que tudo corra pelo melhor. Volto, não vai tardar muito.

Abílio Neto
Nuno Diniz

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Almocei hoje no Manifesto e estava tudo magnífico:

Comi entre outras coisas, uma Vieira fumada com um Dashi, uma Empada de Peru, sandes de Linguado, um Capuccino com Enguia fumada, um naco de Porco, Vitela com um delicioso gratinado de legumes, um Parfait com crumble de Porto e frutos vermelhos, etc, etc...

Parabéns ao Luís, e a toda a equipa!
Sabe bem ter um espaço assim em Lisboa.
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho que ir, um dia destes...
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou lá hoje, depois conto
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2011 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Fui lá ontem. Surpreendentemente, depois dos relatos que vi aqui, não foi uma boa experiência, apesar de alguns pratos sem dúvida muito bons.

Demasiadas falhas no serviço e mesmo na execução de dois dos pratos estragaram-me completamente o prazer da refeição.

Não tenho sequer vontade de escrever mais.
Pedro Gomes

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 12:31 am    Assunto: Responder com Citação

Artur Hermenegildo escreveu:
Fui lá ontem. Surpreendentemente, depois dos relatos que vi aqui, não foi uma boa experiência, apesar de alguns pratos sem dúvida muito bons.

Demasiadas falhas no serviço e mesmo na execução de dois dos pratos estragaram-me completamente o prazer da refeição.

Não tenho sequer vontade de escrever mais.

Olá Artur,

Espero que esteja tudo bem com vocês.

Confesso que fiquei com a "pulga atrás da orelha".

Embora perceba algum do constrangimento que por vezes nos assola nestas ocasiões, confesso que gostaria de perceber em que medida é que a refeição do Manifesto não correspondeu às expectativas. Digo isto porque estava a pensar (no muito curto prazo) fazer uma refeição no restaurante do chef Luís Baena. Mas, porque tenho em consideração as suas apreciações, fiquei apreensivo.

Como é: o que o desiludiu? Em que falhou? O que poderia ser melhor? Não justifica...?

Um grande abraço e... até já!

Pedro
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro,

Eu no teu lugar não deixaria de ir para formular a minha própria opinião. Posso ter tido azar.

Resumindo:

- houve dois pratos com problemas de execução. Uma vieira num caldo, o caldo muito bom, a vieira com boa textura mas sem nenhum sabor, segundo a Luísa, que foi quem a comeu
- um folhado já não me lembro de quê, a massa excelente, mas o recheio estava tão salgado que só sabia mesmo a sal, impossível identificar qualquer outro sabor

Serviço:

- o vinho branco não pode ficar junto à mesa porque não há frappés para tal, segundo me disseram. Talvez para evitar a maçada de terem de estar com atenção, da primeira vez enchem-me o copo a mais de meio - bebi o último terço do copo com o vinho morno. Depois disso, esperei entre dois e quatro minitos com o copo vazio antes que mo enchessem, e tive sempre de ser eu a chamar a atenção do empregado para o facto. O vinho foi um CLoudy Bay Suvignon Blanc.

- 15 minutos depois de ter acabado o último prato, ninguém tinha vindo ainda levantar a mesa nem perguntar pelas sobremesas. Acabei por pedir a conta, ir pagá-la ao balcão e sair, sem comer sobremesa
CP

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Também fui ao manifesto na semana passada e as coisas não correram lá muito bem.

Em relação ao serviço, aconteceu o mesmo que ao Artur: era sempre necessário pedir o vinho e a água sobrou na garrafa no fim porque já estava farto de estar sempre a pedir.

Após acabar os pratos, fomos literalmente abandonados à espera da carta para as sobremesas. Só após uns vinte minutos, alertei para o facto de estarmos ali a "secar".

Quanto à comida, nenhum prato estava mau ou fraco. Mas nenhum tinha o brilho da primeira vez que fui ao Manifesto. Sei que são mini-pratos/doses, mas só o rissol de ameijoa me entusiasmou.

Quanto à sobremesa, as doses eram mesmo mini-mini. Não se justifica para 6 euros (mousse de chocolate). Este preço justifica já uma sobremesa normal ou quasi-normal.

Em síntese, para mim, sem ter sido uma má experiência gastronómica, todo o resto me levou a considerar não ser um restaurante que me leve a voltar.

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

Caros,

Muito estranho! (Entretanto, falei com outras pessoas que foram lá e a verdade é que as experiências andam a oscilar muito. O que se passará?) Comigo, correu tudo optimamente, salvo o pequeno problema com a temperatura do vinho.

Abílio Neto
In Vino Veritas

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 3:37 am    Assunto: Responder com Citação

Fui no fim de semana passado jantar ao Manifesto pela primeira vez.

Como prezo bastante as opiniões que aqui leio no fórum, fui sem expectativas muito delineadas, depois de ter verificado que as opiniões eram algo divergentes no que diz respeito a este restaurante.

E de facto foi isso mesmo que constatei. O Manifesto trata-se na minha opinião de um restaurante com aspectos interessantes e positivos, e outros negativos, passiveis de desmotivar o cliente mais exigente a realizar nova visita.

O repasto começou com um original chupa-chupa de parmesão, e com os pães e estaladiços de arroz que fazem uma associação muito bem conseguida com a manteiga de vaca e ovelha e a gema trufada que muito apreciei.

Seguiu-se um amuse de bouche que mereceu nota muito positiva, que precedeu uma excelente "salsicha de camarão com aros de lulas fritas" que quanto a mim constituiu o ponto alto da refeição. Parabéns ao "Chef" Luis Baena por esta criação.

O "arroz de lavagante com echalotas" foi servido em demasiado parca quantidade. O sabor do crustáceo pouco ou nada se fez notar, apresentando-se o arroz desinteressante, banal e monótono ao palato do comensal, contrastando com os bem condimentados 26,50 Euros de custo do referido prato.

Como sobremesa, o Pavé de Amêndoa (ovos moles e gelatina de porto) tendo nota positiva, esteve longe de surpreender. Nota negativa para o facto de se tratar de uma miniatura, cujo valor cobrado (7 Euros) é claramente exagerado.

O vinho que acompanhou a refeição foi o "Morgadio da Torre 2010" (Alvarinho), apesar de na carta de vinhos constar o ano de 2009.
O empregado do restaurante não realizou qualquer menção a este facto nem a conta reflectiu o mesmo.

É na minha óptica pouco aceitável um restaurante que cobra determinados valores não possuir "frappés" para que o vinho fique junto à mesa, o que mais se agrava quando o empregado que nos está a servir, centra prioritariamente a sua atenção na tertulia futebolistica que decorre na outra ponta da sala e se "esquece" do serviço que deve prestar.

Em suma: para os curiosos, dada a originalidade do espaço e algumas propostas gastronómicas de bom nível, este é um daqueles restaurantes que se sugere uma visita. Mas os desproporcionados preços cobrados para as refeições que apresentam e as lacunas ao nível do serviço, não recomendam repetição da experiência.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.