NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Bistro 100 Maneiras
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 9:50 am    Assunto: Bistro 100 Maneiras Responder com Citação

Abriu ontem!

Serviram jantares - menu Restaurant Week

Depois com mais tempo conto o que se comeu por lá...
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

Ontem de manhã falámos aqui da abertura do Bistro 100 Maneiras. Não sabia que abria nesse dia. Ao final da tarde tive que ir ao Chiado e ao sair da Quinoa (onde fui comprar pão) olhei para cima e vi o restaurante. O 100 era bem visível. Decidi passar por lá para ver se ia mesmo abrir.

Cheguei a um restaurante cheio de gente em grande azáfama, a limpar, arrumar, dar últimos retoques... Eram quase seis da tarde... será que ia abrir para jantar?

Às oito em ponto tudo estava arrumado, com um ar calmo e aguardavam-se os clientes. Ah! Eu estava encostada ao balcão com um Gin tónico na mão. É que fiquei para jantar (ainda havia um lugarzito Very Happy ). 1º CLIENTE! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Eu gosto quando as coisas, quase por acidente, passam a ter um significado diferente. E o facto de ter entrado ali durante aquela azáfama, o facto de ver o esforço e empenho de todos para que tudo corresse bem, apesar do cansaço extremo de quase todos, vai fazer com que eu vá ver sempre aquele restaurante de outra forma.

Primeiro que tudo obrigada por não me terem mandado embora e obrigada por me terem dado a oportunidade de estar ali naquele momento. E obrigada também pelo lugarzito para o jantar. Very Happy Very Happy Very Happy

O restaurante ainda não estava a funcionar em plena capacidade, mas serviu mais de 20 jantares. Tanto quanto me apercebi tudo correu bem.

Olhava em volta e pensei várias vezes que quem entrasse aqui não ia perceber que é o primeiro dia.

Vamos então ao menu da Restaurant Week, o único que foi servido. Como éramos três partilhámos tudo e experimentámos tudo (menos o prato vegetariano).

Couvert
(dentro da caixinha de caviar está manteiga de ovelha, muito boa e muito fresquinha)

Atum braseado sobre legumes com um tempero oriental

Burek jugoslavo com queijo fresco e espinafre

Empada de caça

O comentário para as três entradas pode ser feito em conjunto. Muito saborosas, muito boas!
Não me importava de ter pedido mais e ter feito um jantar de entradas... Mas não quiz perder o resto...

Marmita de peixe (eram 3 diferentes um era raia, o outro corvina e o outro não me lembro, e espero não ter errado nestes).
Cozinhados dentro daquele embrulhinho, com um leve aroma de gengibre e com legumes, muito saboros. O que está ao lado e parece arroz, é batata esmagada. Muito bom!

A carne era um naco enorme de carne , no ponto certo, muito saborosa com batata Milfontes. Bem... a carne era muito boa, mas a consistência e sabor das batatas... podiam ter vindo só batatas que era um prato excelente!

De sobremesas:

Strudel de maçã

Frutas gratinadas com champagne

Agradáveis!

Sem factor emocional - um óptimo jantar

Com o factor emocional - o melhor jantar do mundo (e do factor emocional eu não vou prescindir nunca!)

Parabéns.

Desejo-vos muito sucesso. É bom ter um restaurante assim no Chiado.

Vou voltar (muitas vezes), mas quero a mesa lá de cima, junto à janela, que tem esta vista:

Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 12:37 am    Assunto: Responder com Citação

Voltei há umas semanas ao Bistro 100 Maneiras para almoçar. Fiquei no andar de cima, que ainda não estava a funcionar quando lá estive. Chegámos cedo, fomos os primeiros, e aproveitei para tirar umas fotos da sala.

Comemos várias coisa, algumas repeti das da primeira vez. Dois pratos que me tocaram por duas razões diferentes:
Morcela, uma morcela muito boa. Uma apresentação e combinação que não será a tradicional, mas que valoriza a morcela. Gostei muito!
É preciso valorizar e usar os nossos enchidos e queijos.

O tacho da caldeirada - a interacção que permite o espirito de convívio que transmite.

Spice Girl

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 12:52 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho ido algumas vezes ao Bistro 100 Maneiras. Gosto do espaço, gosto da comida simples e boa, o local é muito conveniente para mim. Sinto-me bem e consigo ter uma refeição muito simpática e variada, partilhando as coisas, por cerca de 25 euros por pessoa.

Já voltei a comer muitas das coisas das vezes anteriores e experimentei outras, como por exemplo:

Cascas de batata com ervas aromáticas
(é viciante, desaparecem num instante)

O melhor hamburger do Largo da Trindade
(E não é que é mesmo! E não é só do Largo da Trindade, alto, alto, muito saboroso!)

E uma coisa que está na secção "Só para corajosos" e que eu não me lembro o nome e que, como sou corajosa, nem hesitei em comer, mesmo sem saber o que era. Pela foto não tem grande aspecto, mas quem vê pratos (ainda por cima nas minhas fotos) não vê sabores... e era mesmo bom.
No final não percebi porque estava naquela secção... tive que perguntar...
Uns rolinhos de couve recheados com carne e arroz, num caldo delicioso e com nata ácida.

Leite creme de baunilha
Delicioso!

Tantas vezes que ao comer em restaurantes de Lisboa penso na forma como as coisas mudaram nos últimos anos e quão melhores são.
PedroBeltrao

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Então não é que clico num link colocado pelo 100 Maneiras no facebook e venho aqui parar? Smile

Ainda não consegui ir ao Bistro, mas tenho imensa vontade. Adoro o 100 Maneiras.

Cumprimentos,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
CP

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 8:40 am    Assunto: Responder com Citação

Fui ontem.

Espaço muito agradável, serviço extremamente simpático e comida excelente, sem presunções, mas a cumprir a 200% o conceito de bistrot!

Preços moderados, garrafeira invejável neste contexto.

Para mim, a surpresa do ano.

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ricardo

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda não conheço, mas não será por muito tempo Wink (aquela janela é realmente chamativa)

Como funciona ao jantar? É tipo menu como no original, à carta, ambas as opções?
CP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:
Ainda não conheço, mas não será por muito tempo Wink (aquela janela é realmente chamativa)

Como funciona ao jantar? É tipo menu como no original, à carta, ambas as opções?

Pelo que me disseram lá, existe habitualmente um menu, para além da carta, mas que não está disponível em Dezembro.

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ricardo

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2011 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Espaço bonito, cosmopolita, com uma fabulosa vista do segundo piso. Não foi contudo por aqui que o espaço mais chamou à atenção, mas (infelizmente) pelo ruído que se fazia ouvir no espaço completamente cheio.

Incrível. Apenas comparável à creche do Rafael, e apenas em certos dias. Beneficiaria com um tratamento acústico. Em suma, se espera jantar (pelo menos ao final-de-semana) num ambiente relaxante e discreto, esta, definitivamente, é uma opção a evitar.

O serviço - com a excepção de que falarei mais à frente - esteve em bom nível. Eficiente e simpático.

Éramos cinco pessoas e optamos mais pelas entradas, tendo pedido apenas três pratos principais. Os preços variam entre o ajustado nas entradas ao algo mais puxado nos pratos (na casa dos vinte e poucos euros).

A comida esteve bem, embora não tenha deslumbrado. Nota-se a assinatura, e os pratos - com excepção duma espécie de pataniscas de fígado de aves (a entrada tem um nome difícil) que estava demasiado frito (exteriormente, pois o interior revelava-se no ponto e muito leve) - estiveram a bom nível. Gostei das empadas, do atum (entradas) e do prato de carne (não recordo o nome).

Nota positiva, apesar de ter havido quem dissesse que esperava mais, o que senti igualmente.

Nota menos positiva para o serviço de vinhos. A carta é extensa, havendo inclusive propostas que não constam da carta. Achei - ao contrário da opinião acima - os preços dos vinhos exagerados.

Um soalheiro (13€ em garrafeira) custa 30€. O Guarda-Rios tinto que pedimos (11€ em garrafeira) custou 28€. Recordo igualmente o Crasto VV (25€ em garrafeira) por mais de 60€. Longe portanto de preços de amigo.

O que esteve menos bem? O escanção sugeriu, em conversa com o aniversariante, o Liberália como uma boa opção por 50€. Na conta final sofreu um acrescimo de 10%, para 55€.

Quando pedimos a sobremesa, pedi um copo de grandjó colheita tardia e outro de Nieeport 20 anos. Como nunca mais aparecia o vinho, e a sobremesa já estava na mesa, voltei a solicita-los. Passado algum tempo apareceu o escanção com ambas as garrafas, desculpou-se pelo atraso e fez menção de oferecer uma sobremesa.

Perguntei se seria possível dividir cada dose em dois copos. Abriram ambas as garrafas, colocaram dois copos a cada comensal e serviram de ambos os vinhos. Ao ver as doses, disse-lhe, em jeito de pergunta, se não estaria a ser demasiado generoso, uma vez que era evidente a desproporção entre o copo (de cada) solicitado e o que estava a ser servido.

Da conta final constava outra surpresa. Em vez de uma, são cobradas 3 doses de cada um dos vinhos, num total de 36€ de Nieeport e de 19,5€ de grandjó. O aniversariante – que se tinha oferecido para pagar os vinhos - insistiu em pagar sem indagar sobre o episódio.

As doses servidas correspondiam a três doses de cada? Admito que sim. Foi abusivo? Também. Muito.

Teria o facto de as garrafas estarem por abrir, resultado na relutância em atender o pedido em primeira instancia e o (incorrecto) procedimento posterior, uma forma de, logo ali, amortizar ambas as garrafas? Deixo a questão em aberto.

Este tipo de confusão, não é contudo aceitável em lado nenhum, muito menos num espaço como este. A transparência – mesmo em Portugal onde a opacidade é rei – merecia outro tratamento. A corrigir COM URGÊNCIA.

O facto é que estes episódios acabam por marcar negativamente a refeição. Quando vamos a estes sítios esperamos sempre que corra, senão na perfeição, pelo menos sem este tipo de surpresas ...

Em suma, não obstante o espaço ser mais atraente, da cozinha seguir a um bom nível (ainda que não exactamente ao mesmo), o 100 Maneiras (pai), uns metros mais acima, é francamente melhor opção, sobretudo num jantar longo e variado com foi o caso.

A conta, considerando 2 garrafas de guarda-rios, a de liberália e os vinhos de sobremesa foi de 360€ (aprox).
André Braga da Cruz

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

Não posso comentar nada sobre o restaurante, pois nunca visitei, apesar de ter muita curiosidade (Lisboa é longe Smile ).

Mas não quero deixar de comentar sobre esta situação. Os preços dos vinhos parecem-me roçar o absurdo. 28 € por garrafa do Guarda Rios tinto é incompreensível, nos outros (o Soalheiro penso tratar-se dos Primeiras Vinhas) também acho exagerado, mas infelizmente esse mark-up nesses vinhos vê-se em muitos lados...

Em relação aos preços, se por mim fosse, não deixaria de reclamar. Cobrar 3 copos de vinho de sobremesa, só se os respectivos estivessem quase cheios até cima, uma vez que uma dose normal já deixa o copo bem preenchido. E, Ricardo, a sua observação quanto o "amortizar" a abertura das garrafas até poderia servir como "atenuante", mas em relação ao 20 anos essa questão nem se põe, o vinho nem precisa de conservação em vácuo para se manter em óptimas condições por longas semanas...

Acho triste acontecerem situações destas na restauração, mas infelizmente, muitas vezes é o que temos...Just my 2 cents.

In victory, you deserve Champagne, in defeat, you need it. - Napoleon Bonaparte
Toni Onsalo

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 10:19 am    Assunto: Responder com Citação

Algo que sempre me surpreende negativamente é o altíssimo preço dos vinhos na restauração portuguesa, muito superior em comparação à comida.
Ricardo

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

André Braga da Cruz escreveu:

... nos outros (o Soalheiro penso tratar-se dos Primeiras Vinhas) também acho exagerado, mas infelizmente esse mark-up nesses vinhos vê-se em muitos lados...

Em relação aos preços, se por mim fosse, não deixaria de reclamar. ...

E, Ricardo, a sua observação quanto o "amortizar" a abertura das garrafas até poderia servir como "atenuante", mas em relação ao 20 anos essa questão nem se põe, o vinho nem precisa de conservação em vácuo para se manter em óptimas condições por longas semanas...

...

O Soalheiro é o normal e não o Primeiras Vinhas.

A reclamação não seria pelo desajuste nos preços, mas pelo facto de nos ter sido cobrado mais quantidade do que o pedido no caso dos vinhos de sobremesa e de no caso do Liberalia ter sido cobrado mais pelo vinho do que o 'falado' (recordo que era vinho que não constava da carta).

A minha reacção quando vi a conta foi reclamar, e devia(mos), não obstante a vontade do aniversariante, tê-lo feito.

A atitude de 'ter' de amortizar, nos termos em que tal foi conseguido, é de má-fila. (mais que amortizar, pois as garrafas custam menos que as três doses cobradas)
André Braga da Cruz

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2011 1:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Se o o Soalheiro é o Normal aí o abuso ainda é pior que no caso do Guarda Rios, uma vez que o Soalheiro está a 8,50 € na maioria dos locais.

E em relação à reclamação, eu é que me exprimi mal, seria claro sobre a cobrança de copos a mais do que os servidos e sobre o aumento de preço do Liberália.

Mais uma vez, não quero tecer opiniões sobre o restaurante, mas a situação dos preços dos vinhos (e do serviço, pelo relato do Ricardo) urge ser revista.

In victory, you deserve Champagne, in defeat, you need it. - Napoleon Bonaparte
CP

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:

Nota menos positiva para o serviço de vinhos. A carta é extensa, havendo inclusive propostas que não constam da carta. Achei - ao contrário da opinião acima - os preços dos vinhos exagerados.

Ricardo, eu referi, em relação à comida que os preços eram moderados, e em relação à garrafeira, que era invejável. O moderado não se aplicou ao conjunto.

Neste aspecto tem toda a razão. Os vinhos estão demasiado caros. Mas como se trata de um conceito mais descontraído e de uma cozinha para ocasiões mais frequentes, não aposto em vinhos caros e vou para a base. Nesse sentido consigui não gastar muito no global.

A minha experiência foi totalmente diferente. Casa meio cheia, simpatia ao rubro e foi ao almoço.

A acontecer-me o que vos aconteceu, nunca sairia de lá com os acontecimentos lamentáveis atravessados na garganta. Entendo que foi decisão do aniversariante, mas mesmo assim, justificava-se uma chamada de atenção em relação aos mal entendidos ou má fé (?).

Por mim, voltarei a este restaurante. Mas nunca para gastar muito dinheiro. Isso, guardo para outros restaurantes, com outra cozinha e outro ambiente, e outras ocasiões.

CP

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:

Ricardo, eu referi, em relação à comida que os preços eram moderados, e em relação à garrafeira, que era invejável. O moderado não se aplicou ao conjunto.

Neste aspecto tem toda a razão. Os vinhos estão demasiado caros. Mas como se trata de um conceito mais descontraído e de uma cozinha para ocasiões mais frequentes, não aposto em vinhos caros e vou para a base. Nesse sentido consigui não gastar muito no global.

A minha experiência foi totalmente diferente. Casa meio cheia, simpatia ao rubro e foi ao almoço.

A acontecer-me o que vos aconteceu, nunca sairia de lá com os acontecimentos lamentáveis atravessados na garganta. Entendo que foi decisão do aniversariante, mas mesmo assim, justificava-se uma chamada de atenção em relação aos mal entendidos ou má fé (?).

Por mim, voltarei a este restaurante. Mas nunca para gastar muito dinheiro. Isso, guardo para outros restaurantes, com outra cozinha e outro ambiente, e outras ocasiões.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.