NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

O que se passa no Tavares ?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

Nunca ligo a estas coisas!

Uma critica negativa? Um cliente que diz que o restaurante estava em dia nao? Porque nao estar o cliente em dia nao?

Ha sempre alguem que diz mal, que nao gosta, seja do Tavares, seja do El Bulli, do The Fat Duck, etc, etc, enfim de todos e de tudo... ha sempre alguem.

Interessa-me a minha experiencia nestes sitios, a das pessoas que conheco, e cujo "gosto" conheco.

A Paulina foi saber a outra versao, pela minha experiencia no Tavares e essa q faz sentido!
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 12:51 am    Assunto: Responder com Citação

Caros,

Estou para ir desde Maio, inclusive tinha falado com o Zé Avillez... não foi possível. É agora que vou, em definitivo.

Era de prever que o Zé Carlos não deixasse esta passar. Fez bem, porque foi previsível, o que se agradece...

Pessoalmente, não percebi bem que refeição o crítico que escreveu aquilo fez... Vamos lá ver, não sei o que é que ele comeu e não gostou!

Abílio Neto
CP

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 8:46 am    Assunto: Responder com Citação

Dou tanta importância à crítica positiva como negativa.

Porque é que uma tem de ser mais relevante que a outra?

Se a crítica é positiva, o restaurante é bom e se for negativa, o cliente é mau? Não concordo...

A questão, neste caso, é a credibilidade/sensacionalismo da que foi proposta.

Mas pelos vistos, não houve suficiente serenidade, por todas as partes, para a discutir sem entrar nos ataques pessoais.

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Abílio Neto

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Dou tanta importância à crítica positiva como negativa.

Porque é que uma tem de ser mais relevante que a outra?

Se a crítica é positiva, o restaurante é bom e se for negativa, o cliente é mau? Não concordo...

A questão, neste caso, é a credibilidade/sensacionalismo da que foi proposta.

Mas pelos vistos, não houve suficiente serenidade, por todas as partes, para a discutir sem entrar nos ataques pessoais.

Caro Carlos Alexandre,

Percebo a Margarida. E não entendo o que escreveu como uma desculpa. O tom de quem teve a experiência também antevê isso.

O que eu disse é que "aquilo" não é crítica - lá vamos nós, cheira-me a "já vi isto" -, é uma opinião negativa de um crítico a um restaurante. Vê a diferença?

O que não disse é que já me começa a cansar isso de críticos quererem que quem os lê seja bipolar... ora lê a opinião, ora lê a crítica. Explico-me. Depois do crítico ter expressado a sua opinião no fórum da RV, o que posso eu esperar da sua nota crítica? Explico-me. Quando um crítico diz coisas positivas ou negativas de um restaurante, eu que sou seu leitor, anseio saber as suas razões, sobretudo, no qjue concerne aos aspectos que são relevantes a apreciação da crítica gastronómica. Admito que quando opine faça o mesmo. Explico-me. Neste caso, sabendo o que sabemos, hoje (a opinião do crítico), alguém levará à sério a sua nota crítica com base nessa visita? Com base numa refeição que não terminou? Sei, porque gosto de ler o que escreve, que o Guilherme é uma pessoa séria, pelo que escreve na RV. Não "inventaria" uma má experiência. E fez bem em dizê-lo. Eu não gostei do tom, nem da atitude.

No entanto, há 2 coisas a reter da situação, muito bem trazidas pelo Zé Carlos:

- A diferença do preço no site para o preço real. Não se concebe. Sabendo que o Tavares é um restaurante "virado" para uma clientela estrangeira (e nacional) informada, que consulta... não pode haver uma falha destas;

- As expectativas relativamente ao Tavares têm mesmo de ser altíssimas, esse é o seu patamar e o do Chef também. Custa, e tem de custar, aos Clientes os maus dias na cozinha... normal!

Abílio Neto
Zé Carlos

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 9:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Margarida Rodrigues escreveu:
Nunca ligo a estas coisas!

Uma critica negativa? Um cliente que diz que o restaurante estava em dia nao? Porque nao estar o cliente em dia nao?

Prezada Margarida

As pessoas quando estão em dia não, ficam em casa, ou no hotel, e bebem um chá com umas torradas.

Quando um cliente gasta sózinho quase 300 € no Tavares, quer banquetear-se e está nesse direito.

É para isso que o Tavares serve, senão não seria o Tavares.

Mais. A pessoa em questão já conhecia o restaurante e o trabalho do Avillez e fez questão de lá ir novamente exactamente porque o restaurante lhe dava garantias.

O que ocorreu aqui foi o choque da diferença cultural, com os nossos tradicionais paninhos quentes, combinados com o lusitano "passar a mão no pêlo".

Em Portugal as pessoas não estão habituadas à crítica pura e dura, sobretudo na restauração moderna e/ou inexperiente.

São sempre os clientes que não tem gosto, não percebem a criatividade do chefe ou estão bêbados.

No fundo tudo se resume à nossa baixa exigência em tudo. Comer e calar é a regra.

Quando sou eu a pagar a conta não hesito em mandar para trás muita coisa e sei bem a cara que muitos vezes me fazem por cá.
CP

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:

(...)
O que eu disse é que "aquilo" não é crítica - lá vamos nós, cheira-me a "já vi isto" -, é uma opinião negativa de um crítico a um restaurante. Vê a diferença?

O que não disse é que já me começa a cansar isso de críticos quererem que quem os lê seja bipolar... ora lê a opinião, ora lê a crítica. Explico-me. Depois do crítico ter expressado a sua opinião no fórum da RV, o que posso eu esperar da sua nota crítica? Explico-me. Quando um crítico diz coisas positivas ou negativas de um restaurante, eu que sou seu leitor, anseio saber as suas razões, sobretudo, no qjue concerne aos aspectos que são relevantes a apreciação da crítica gastronómica. Admito que quando opine faça o mesmo. Explico-me. Neste caso, sabendo o que sabemos, hoje (a opinião do crítico), alguém levará à sério a sua nota crítica com base nessa visita? Com base numa refeição que não terminou? Sei, porque gosto de ler o que escreve, que o Guilherme é uma pessoa séria, pelo que escreve na RV. Não "inventaria" uma má experiência. E fez bem em dizê-lo. Eu não gostei do tom, nem da atitude.

Concordo inteiramente consigo.

Mas em todo o tópico não se discutiu o facto dele ser crítico e estar a fazer crítica-profissional ou crítica-opinião.

Não gostei da forma como fez a sua crítica-opinião, e também não gosto que um crítico dê apenas a sua opinião num blog que é lido por tanta gente.

Mas o que estão aqui em questão é o facto de alguma coisa ter acontecido (não temos nenhum pormenor a esse respeito) e as reacções, são em geral de desvalorizar, só porque é crítica negativa, seja ela opinativa ou não. E de deitar abaixo o facto de alguém ter tido a iniciativa de ter colocado a notícia aqui.

À imagem do que aconteceu em relação ao chefe Aimé, posso não defender as causas, posso não gostar das segundas intenções com que são colocados estes posts, mas gosto de saber, gosto ouvir com espírito aberto e formular um juízo. Assim como gosto de tópicos que "vendam" o restaurante exacerbadamente. Aqui estou eu para filtrar. Nâo vou limitar-me a ouvir o que dizem os que têm o mesmo gosto que eu.

Abílio Neto escreveu:

No entanto, há 2 coisas a reter da situação, muito bem trazidas pelo Zé Carlos:

- A diferença do preço no site para o preço real. Não se concebe. Sabendo que o Tavares é um restaurante "virado" para uma clientela estrangeira (e nacional) informada, que consulta... não pode haver uma falha destas;
(...)

Fui lá esta semana para confirmar. Há dois menus, actualmente: o de degustação (85 euros) e o Desasossego (115 euros). As alterações são recentes. O problema é que o site do Tavares está completamente desactualizado, apresentando há bastante tempo dois preços para o mesmo menu sem vinhos : 75 euros e 90 euros.

Eu que elogiava o preço, acho que isto está a evoluir depressa demais, e pode criar um grave problema na sustentabilidade durante todo o ano, incluindo os meses com menos turismo. Mas isto é outro assunto...

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
CP

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé Carlos escreveu:

(...)
O que ocorreu aqui foi o choque da diferença cultural, com os nossos tradicionais paninhos quentes, combinados com o lusitano "passar a mão no pêlo".

Em Portugal as pessoas não estão habituadas à crítica pura e dura, sobretudo na restauração moderna e/ou inexperiente.

Essa é que é essa!

Ricardo

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 6:47 pm    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Zé Carlos escreveu:

(...)

Essa é que é essa!

Fico igualmente com essa ideia. Um meio pequeno onde se convive menos bem com a critica negativa, e onde devido a essa pequenez é muitas vezes preferivel omitir (ou mimorar) uma experiencia negativa.

Eu - que sou apenas consumidor - já tive a ideia (não uma ideia fixa, mas passou-me pela cabeça) que o forum funcionava com um espirito algo corporativista, como uma espécie de Ordem. Dos Restaurantes ou dos Productores de Vinho. Estão a ver a ideia? Laughing
Tovi

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:
(...) já tive a ideia (não uma ideia fixa, mas passou-me pela cabeça) que o forum funcionava com um espirito algo corporativista, como uma espécie de Ordem. Dos Restaurantes ou dos Productores de Vinho. Estão a ver a ideia? Laughing

Nada de que já não me tivesse lembrado Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Antonio Lopo

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

Completamente de acordo com o corporativismo...

Nota-se bem que não decorre de uma forma isolada , basta reler este posts e outros...só não percebo se o elo é só amizade, ou haverá uma bajulação estampada e etc...por parte dos intervenientes de defesa sistematica!

Só estou admirado de umas certas pessoas não pedirem pa este post ser apagado...mas este é outro pormenor!
Zé Carlos

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 2:56 am    Assunto: Responder com Citação

O problema maior de algumas pessoas destes fórums é que, entre outras coisas, deixam de ler e interpretar o que está escrito e partem logo para o ataque consoante o subscritor dos posts.

Eu coloquei uma dúvida pertinente - O que é que se passa no Tavares ? - e até escrevi em relação ao teor do tópico do crítico brasileiro o que passo a citar ;

".... eu tenho sérias dúvidas que seja como o que foi descrito, daí que tenha levantado aqui a questão, onde há muitas pessoas que vão regularmente ao Tavares e me merecem mais credibilidade que o crítico brasileiro"

Não tendo eu dito nada em desabono do restaurante, só porque levantei a questão fui logo marcado "em cima" como se diz na gíria futebolística.

Este tipo de reacção, confirma, infelizmente, que, se não existe, parece que existe um certo corporativismo, que não é exclusivo deste fórum mas de todos, o que não significa que o moderador seja o responsável, pois a ideia que fica, é que certos participantes teriam todo o gosto em ver expulsos aqueles que ousam ser não alinhados e na verdade quase sempre é o moderador que impede que isso aconteça.

Finalmente gostaria de deixar claro que não confundo nunca as pessoas com as instituições ou empresas, no caso o Zé Avillez com o Tavares e que, como sempre, o tempo se encarregará de fazer luz com mais estrelas, ou tirar o brilho da existente, como aconteceu recentemente a um estabelecimento da capital, facto que só pode ter surpreendido quem andava distraído....

Concluindo, quero deixar expresso que me daria muita alegria ver Lisboa com tantas estrelas como Barcelona ( para não ir muito longe) e que as mesmas fossem dadas a chefs portugueses...

E não vejo isso ser possível sem um publico muito exigente e crítico...

Editado pela última vez por Zé Carlos em Ter Dez 28, 2010 2:04 am, num total de 1 vez
CP

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Ricardo escreveu:

Fico igualmente com essa ideia. Um meio pequeno onde se convive menos bem com a critica negativa, e onde devido a essa pequenez é muitas vezes preferivel omitir (ou mimorar) uma experiencia negativa.

Eu - que sou apenas consumidor - já tive a ideia (não uma ideia fixa, mas passou-me pela cabeça) que o forum funcionava com um espirito algo corporativista, como uma espécie de Ordem. Dos Restaurantes ou dos Productores de Vinho. Estão a ver a ideia? Laughing

Ricardo, recusava-me a cimentar essa ideia. Mas depois de ler o que está escrito no tópico "Algumas reflexões", começo a ponderar seriamente.

Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 2:21 am    Assunto: Responder com Citação

Zé Carlos escreveu:
E não vejo isso ser possível sem um publico muito exigente e crítico...

Caro Zé Carlos,

Não posso estar mais de acordo! (É fundamental que os públicos saiam de casa e vão aos restaurantes... aos diversos restaurantes, experimentar as diversas gastronomias e fazer ideia e convicção gastrónoma na diversidade da gastronomia portuguesa, repare, repito, "na diversidade da gastronomia portuguesa", sem diversos complexos.)

Ricardo,

Ricardo escreveu:
Eu - que sou apenas consumidor - já tive a ideia (não uma ideia fixa, mas passou-me pela cabeça) que o forum funcionava com um espirito algo corporativista, como uma espécie de Ordem. Dos Restaurantes ou dos Productores de Vinho. Estão a ver a ideia?

Também eu sou apenas um consumidor e nunca tive essa ideia, por favor, este fórum corporativo...? "Ordem dos Restaurantes e dos Produtores de Vinhos"? O que diriamos de outros? Pense-se nisso. E pensemos ao contrário... sobretudo, nos "ataques" sucessivamente feitos a este espaço, se fosse corporativo, duvido que tantos das "corporações" se preocupassem em vê-lo tão silenciado? Especulação por especulação, esta minha também podia ser válida, ou não? Wink Very Happy

Abílio Neto
Abílio Neto

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 2:29 am    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Zé Carlos escreveu:

(...)

Essa é que é essa!

Caro Carlos Alexandre,

Ando sem grande vontade de o fazer, de pesquisar, mas num tópico, no passado, opinei aqui sobre um restaurante da restauração "não moderna" e/ou "experiente"... opinei, não gostei do restaurante. Resultado: fui ameaçado com uma acção em tribunal. Ainda aguardo.

Isto para confirmar da dificuldade em opinar, mais quando não se é crítico. Se for um crítico, ainda se tolera. Quem está proibido de opinar é o consumidor normal. Dá-me que pensar. É preverso, mas é isso mesmo.

Abílio Neto
Antonio Lopo

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 2:52 am    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:
Ricardo escreveu:

Ricardo, recusava-me a cimentar essa ideia. Mas depois de ler o que está escrito no tópico "Algumas reflexões", começo a ponderar seriamente.

Estava a evitar responder a este topico para nao me andarem a atacar, mas deixo aqui expresso que estou completamente de acordo com o que foi referido pelos dois que cito. E se formos a reler alguns topicos mais "polemicos" (chamemo-lhes assim), os intervenientes de defesa sao praticamente os mesmos!

Quanto ao assunto do tavares apenas acredito que nao é impossivel, ja trabalhei/estagiei em restaurantes michelin no pais vizinho que por uma ocasiao ou outra o cliente nao ficava satisfeito, e num caso foi-lhe prontamente oferecido um menu para que o cliente sai-se satisfeito (claro que baseado em factos veridicos, senao todos iam para comer a borla). Embora a critica me pareça um pouco exagerada....mas a minha opiniao vale o que vale!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.