NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

O que se passa no Tavares ?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé Carlos

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 4:18 am    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:
CP escreveu:
Zé Carlos escreveu:

(...)
O que ocorreu aqui foi o choque da diferença cultural, com os nossos tradicionais paninhos quentes, combinados com o lusitano "passar a mão no pêlo".

Em Portugal as pessoas não estão habituadas à crítica pura e dura, sobretudo na restauração moderna e/ou inexperiente.

Essa é que é essa!

Caro Carlos Alexandre,

Ando sem grande vontade de o fazer, de pesquisar, mas num tópico, no passado, opinei aqui sobre um restaurante da restauração "não moderna" e/ou "experiente"... opinei, não gostei do restaurante. Resultado: fui ameaçado com uma acção em tribunal. Ainda aguardo.

Lamentável e triste seja qual for o restaurante. Mas pelo que li no forum do lado os críticos também são ameaçados.

A idade e o meu histórico pessoal diz-me que em geral os restaurantes mais experientes lidam melhor com a crítica. Mas nem sempre.

Acho que é importante falar no local e na cara quando a restauração é da gama baixa ou média, pois temos que admitir as limitações do pessoal.

Quando se trate de alta restauração com pratos entre os 20 €e 40 € que se traduz em preços média por pessoa superior a 60/70 € não pode haver contemplações.

Só pode estar bom ou muito bom. Se estiver banal ou mau, vai para trás e o chef que coma. A razão é muito simples; com esse dinheiro qualquer um vai a um espectáculo do seu artista(s) preferido(s) e passa uma bela noite.

Se optamos em ir para um restaurante gastar esse dinheiro temos também direito a uma noite bem passada. É este grau de exigência que é preciso colocar à alta restauração e ao qual ela não está em geral habituada.... e depois.... reage mal

Ameaças, telefonemas desagradáveis, processos em tribunal, acusações de ignorância dos críticos e claro, o clássico; o cliente estava bêbado....
CP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 9:52 am    Assunto: Responder com Citação

Abílio Neto escreveu:

Caro Carlos Alexandre,

Ando sem grande vontade de o fazer, de pesquisar, mas num tópico, no passado, opinei aqui sobre um restaurante da restauração "não moderna" e/ou "experiente"... opinei, não gostei do restaurante. Resultado: fui ameaçado com uma acção em tribunal. Ainda aguardo.

Isto para confirmar da dificuldade em opinar, mais quando não se é crítico. Se for um crítico, ainda se tolera. Quem está proibido de opinar é o consumidor normal. Dá-me que pensar. É preverso, mas é isso mesmo.

Caro Abílio, já soube um pouco do seu caso.

Compreendo que seja estéril, por vezes, a discussão à volta de futebol ou de religião ou ainda de política. Mas sobre comida e restaurantes, não entendo onde está o tabu.

Sobre os melhores restaurantes do mundo, encontramos sistematicamente boas e más opiniões. Somos assim tão pequenos que a opinião individual possa incomodar tanto?

É que a discussão que levamos por aqui nem é publicada. Trata-se de um forum como milhares de outros que há por aí.
Por exemplo, neste tópico, nenhum dos participantes sequer assumiu como verdadeiros os factos descritos. Foram sempre na hipótese de o serem. Para quê ataques tão violentos de dentro do próprio forum?

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé Carlos

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação

[quote="CP"]
Abílio Neto escreveu:

Por exemplo, neste tópico, nenhum dos participantes sequer assumiu como verdadeiros os factos descritos. Foram sempre na hipótese de o serem. Para quê ataques tão violentos de dentro do próprio forum?

Os ataques pessoais têm em regra as mesmas origens e destinam-se a calar os não alinhados. Confunde-se um fórum de discussão, logo de esclarecimento, com um fórum de promoção.

Lamento ainda que os responsáveis do restaurante não tenham vindo ao menos dar alguma explicação sobre a questão do preço.

Se sobre os problemas do cliente ainda se podem refugiar numa pretensa lógica da confidencialidade que logo foi violada ao transmitirem aos amigos a sua versão dos factos sobre o que lá se passou, como se concluiu pelo que afirma a moderadora, a questão do preço do menu é por definição uma questão pública.

Teve de ser um terceiro a vir aqui dar explicações.
CP

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Estive a consultar a sequência dos posts.

http://forum.revistadevinhos.iol.pt/viewtopic.php?f=6&t=1976

É inacreditável como nesse tópico as pessoas conseguiram, com opiniões antagónicas nalguns casos, conversar de um modo civilizado e construtivo.

Sem atribuir automatica e cegamente culpa no Guilherme (ou no Tavares).

"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. " - Friedrich Nietzsche
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 1:25 am    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:

É inacreditável como nesse tópico as pessoas conseguiram, com opiniões antagónicas nalguns casos, conversar de um modo civilizado e construtivo.

Caro,

Concordo.

Abílio Neto
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

CP escreveu:

Caro Carlos Alexandre

Qual acha que foi a intenção do Zé Carlos ao trazer para este espaço o post que o Gulherme colocou na RV?
Zé Carlos

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:

Caro Carlos Alexandre

Qual acha que foi a intenção do Zé Carlos ao trazer para este espaço o post que o Gulherme colocou na RV?

Sobre as minhas intenções sei eu e já deixei isso claro. Não tenho interesses na restauração, EM NENHUM RESTAURANTE. Não tenho relações com o Guilherme de nenhuma natureza, nem quero ter.

Mas repito o que disse num post anterior, para ver se o Thomaz lê;

O problema maior de algumas pessoas destes fórums é que, entre outras coisas, deixam de ler e interpretar o que está escrito e partem logo para o ataque consoante o subscritor dos posts.

Eu coloquei uma dúvida pertinente - O que é que se passa no Tavares ? - e até escrevi em relação ao teor do tópico do crítico brasileiro o que passo a citar ;

".... eu tenho sérias dúvidas que seja como o que foi descrito, daí que tenha levantado aqui a questão, onde há muitas pessoas que vão regularmente ao Tavares e me merecem mais credibilidade que o crítico brasileiro"

Não tendo eu dito nada em desabono do restaurante, só porque levantei a questão fui logo marcado "em cima" como se diz na gíria futebolística.

Este tipo de reacção, confirma, infelizmente, que, se não existe, parece que existe um certo corporativismo, que não é exclusivo deste fórum mas de todos, o que não significa que o moderador seja o responsável, pois a ideia que fica, é que certos participantes teriam todo o gosto em ver expulsos aqueles que ousam ser não alinhados e na verdade quase sempre é o moderador que impede que isso aconteça.

Finalmente gostaria de deixar claro que não confundo nunca as pessoas com as instituições ou empresas, no caso o Zé Avillez com o Tavares e que, como sempre, o tempo se encarregará de fazer luz com mais estrelas, ou tirar o brilho da existente, como aconteceu recentemente a um estabelecimento da capital, facto que só pode ter surpreendido quem andava distraído....

Concluindo, quero deixar expresso que me daria muita alegria ver Lisboa com tantas estrelas como Barcelona ( para não ir muito longe) e que as mesmas fossem dadas a chefs portugueses...

E não vejo isso ser possível sem um publico muito exigente e crítico...

Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

O senhor saberá para o que tem tempo e como quer gastar o seu tempo e energia.
Também a imagem que quer dar de si. Que no seu caso deve ser importante dado o seu tipo de negócio. Eventualmente positiva para alguns. Seguramente negativa para muitos.

Agora repetir posts, não vale a pena, já lemos. A "gritaria" tem limites. Mas obviamente que pode continuar.

Para mim acabou aqui. Tudo isto causa-me uma enorme repugnância. Tudo isto ultrapassa muito os limites do que considero eticamente aceitável. Mas cada um tens os seus valores e formas de ver o mundo...
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Zé Carlos

O post em questão foi publicado no forum da RV. A minha pergunta é porquê colocá-lo aqui? Sabendo ainda por cima que todos nós os que escrevemos aqui também participamos ou pelo menos lemos o forum da RV? Responda-me por favor apenas a esta questão.

Ao contrario de si eu quando vejo uma critica negativa, e momentos maus todos os temos, peço que esta passe o mais discretamente possivel. Se isto é corporativismo, então eu sou corporativista. Mas sobretudo considero-me amigo dos meus amigos. Acho sobretudo neste caso que estamos a empolar um incidente de percurso

Um abraço e Feliz Ano Novo

Zé Tomaz (sem H por favor)
Zé Carlos

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

José Tomáz Mello Breyner escreveu:
Caro Zé Carlos

O post em questão foi publicado no forum da RV. A minha pergunta é porquê colocá-lo aqui? Sabendo ainda por cima que todos nós os que escrevemos aqui também participamos ou pelo menos lemos o forum da RV? Responda-me por favor apenas a esta questão.

Ao contrario de si eu quando vejo uma critica negativa, e momentos maus todos os temos, peço que esta passe o mais discretamente possivel. Se isto é corporativismo, então eu sou corporativista. Mas sobretudo considero-me amigo dos meus amigos. Acho sobretudo neste caso que estamos a empolar um incidente de percurso

Um abraço e Feliz Ano Novo

Zé Tomaz (sem H por favor)

Bom dia José Tomaz

Eu respondo-lhe e com a toda a sinceridade.

Inicialmente, quando vi o post do Guilherme nem acreditei no que li. Tenho como sabe um conflito pessoal com o Guilherme portanto acho que ninguém vai duvidar do que digo.

Suspeitava que o Guilherme exagerava para dar nas vistas que é do que ele gosta.

Esperava uma reacção do restaurante, com classe e elegância que de alguma forma poderia deixar o queixoso calado, senão mesmo embaraçado

Acredito que o José Avillez seja um gentleman e vi a sua ausência do restaurante no dia em que ocorreu o problema como uma janela de oportunidade para intervir.

Tive como resposta um silêncio total, que sinceramente não entendo.

O Guilherme insistiu na sua versão e o silêncio do restaurante continuou só que cometendo um erro ; soprando para fora algumas coisas. Houve muita boataria inútil por força desse silêncio

Recebi entretanto várias informações recentes de pessoas que lá tinham estado de que a qualidade anda instável e há dificuldade no restaurante em encher. Pessoas que me merecem a mim e a si toda a credibilidade.

Para a coisa ficar pior ainda apareceram na internet de língua estrangeira algumas críticas negativas ao Tavares a última das quais num site de grande visibilidade poucos dias depois do Guilherme lá ter estado e um pouco na linha do tópico do Guilherme.

Não me peça para trazer para aqui o link, mas tudo o que me ia chegando foi reforçando a ideia que afinal o Guilherme pode não ter exagerado e se limitou a ser duro.

Talvez por não ter nascido em Portugal e por ter vivido quase metade da minha vida fora daqui, não vejo as críticas negativas como você, antes vejo-as como alertas importantes e oportunidades que não podem ser desperdiçadas e muitas vezes são verdadeira consultadoria gratuita.

A política lusitana de abafar as situações provoca o surgimento de boatos e mentiras que só fazem mal ás organizações. A transparência e a comunicação são sempre a longo prazo a melhor política. Os consumidores confiam em organizações que não escondem os seus erros.

Numa palavra; tal como os vírus reforçam o sistema imunitário, as críticas negativas acordam-nos e fazem-nos crescer e ser mais fortes. O silêncio dos amigos, ainda que bem intencionados, transforma-se facilmente na história de que o rei vai nú.

E ninguém quer isso para uma instituição como o Tavares e os meus votos são que 2011 traga o brilho da segunda estrela. E até pode ter sido este incidente de percurso a mola impulsionadora dessa nova conquista.

Lisboa precisa não de um, mas de vários restaurantes com duas estrelas. E a cidade merece-o.

Um bom ano para si também e mais garfos para a York House são os meus votos pois também me surpreendeu a última avaliação.
paixaodasilva

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 2:22 am    Assunto: Responder com Citação

Peço desculpa por interromper a vossa discussão, mas aqui há um ponto que gostava de focar,
Se ninguém tivesse respondido ao tema inicial ele já tinha sido esquecido e passado à História, os próprios defensores estão a dar demasiada importância ao assunto ao comentá-lo com tanto alarido.

Se o senhor Guilherme não gostou de algo tem todo o direito de o expor como bem entender, felizmente há liberdade de expressão.

Lembro-me de uma vez um senhor reclamar na FdG que o borrego tinha muita gordura, aquele borrego rigorosamente preparado da mesma maneira todos os dias, da melhor carne que alguma vez trabalhei, mas era a opinião do cliente, não podia fazer nada.
Isto foi a opinião de um cliente, que por acaso escreve num fórum e por acaso é critico, possivelmente se tivesse sido ele naquele dia na FdG também teria escrito que não tinha gostado do borrego, haveria por isso razão para se pensar que o restaurante estaria em declínio?..

Não há razão nenhuma para se dar relevo a este comentário.

Cumprimentos

"Alguns cozinheiros que se tornam célebres, esquecem-se do mais importante... trata-se apenas de cozinhar." Antoine Westermann
Margarida Rodrigues

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé Carlos escreveu:
Margarida Rodrigues escreveu:
Nunca ligo a estas coisas!

Uma critica negativa? Um cliente que diz que o restaurante estava em dia nao? Porque nao estar o cliente em dia nao?

Prezada Margarida

As pessoas quando estão em dia não, ficam em casa, ou no hotel, e bebem um chá com umas torradas.

Quando um cliente gasta sózinho quase 300 € no Tavares, quer banquetear-se e está nesse direito.

É para isso que o Tavares serve, senão não seria o Tavares.

Mais. A pessoa em questão já conhecia o restaurante e o trabalho do Avillez e fez questão de lá ir novamente exactamente porque o restaurante lhe dava garantias.

O que ocorreu aqui foi o choque da diferença cultural, com os nossos tradicionais paninhos quentes, combinados com o lusitano "passar a mão no pêlo".

Em Portugal as pessoas não estão habituadas à crítica pura e dura, sobretudo na restauração moderna e/ou inexperiente.

São sempre os clientes que não tem gosto, não percebem a criatividade do chefe ou estão bêbados.

No fundo tudo se resume à nossa baixa exigência em tudo. Comer e calar é a regra.

Quando sou eu a pagar a conta não hesito em mandar para trás muita coisa e sei bem a cara que muitos vezes me fazem por cá.

Prezadíssimo Zé Carlos:

Em primeiro lugar quero desejar-lhe um fantástico 2011! Very Happy

Quero explicar-lhe que em relação ao meu comentário:

Nunca ligo a estas coisas!

Uma critica negativa? Um cliente que diz que o restaurante estava em dia nao? Porque nao estar o cliente em dia nao?

Ha sempre alguem que diz mal, que nao gosta, seja do Tavares, seja do El Bulli, do The Fat Duck, etc, etc, enfim de todos e de tudo... ha sempre alguem.

Interessa-me a minha experiencia nestes sitios, a das pessoas que conheco, e cujo "gosto" conheco.

A Paulina foi saber a outra versao, pela minha experiencia no Tavares e essa q faz sentido!

é uma total generalização, à excepção do último parágrafo. É que eu não ligo nenhuma ao que "as pessoas dizem", dizem o que querem e o que lhes apetece o que não me incomoda absolutamente nada, nem tão pouco me influencia!
Cada um é como é, e tem toda a liberdade de o ser. Somos todos diferentes, haverá uns que quando estão em dia não, ficam em casa sossegados como o Zé Carlos disse, e há outros que fazem exactamente o contrário, eu nem quero saber!

Em relação ao Tavares, sempre comi maravilhosamente bem, continuarei a ir, e não tenho nenhum indicativo para que as coisas estejam diferentes.

O que eu penso destas coisas/opiniões é exactamente o que disse o paixãodasilva:

paixaodasilva escreveu:
Peço desculpa por interromper a vossa discussão, mas aqui há um ponto que gostava de focar,
Se ninguém tivesse respondido ao tema inicial ele já tinha sido esquecido e passado à História, os próprios defensores estão a dar demasiada importância ao assunto ao comentá-lo com tanto alarido.

Se o senhor Guilherme não gostou de algo tem todo o direito de o expor como bem entender, felizmente há liberdade de expressão.

Lembro-me de uma vez um senhor reclamar na FdG que o borrego tinha muita gordura, aquele borrego rigorosamente preparado da mesma maneira todos os dias, da melhor carne que alguma vez trabalhei, mas era a opinião do cliente, não podia fazer nada.
Isto foi a opinião de um cliente, que por acaso escreve num fórum e por acaso é critico, possivelmente se tivesse sido ele naquele dia na FdG também teria escrito que não tinha gostado do borrego, haveria por isso razão para se pensar que o restaurante estaria em declínio?..

Não há razão nenhuma para se dar relevo a este comentário.

Cumprimentos

É que de facto, como já disse, nunca ligo nenhuma, mas também há opiniões e opiniões e há pessoas e pessoas! Agora especificando, quando há dias o Guilherme disse que o Quarenta e 4 merecia 2 estrelas michelin... para mim fica tudo dito.
God couldn't be everywhere, so He created mothers...
Zé Carlos

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 6:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezadíssimo Zé Carlos:

Em primeiro lugar quero desejar-lhe um fantástico 2011! Very Happy

Agradeço e retribuo Margarida, para si e para os seus.
Bizas

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2011 5:20 am    Assunto: Responder com Citação

Alex.S escreveu:
Bravo Paulina!!!

Começo a achar que "O Português está bem é com a desgraça dos outros.", podia ser um proverbio popular!

Alex.S, concordo contigo! tive a ver agora o que o "Guilherme" diz e existe uma descrepancia em valores... acho muito estranho...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.