NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sea Me

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Spice Girl

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 12:43 am    Assunto: Sea Me Responder com Citação

Já tinha ouvido falar do Sea Me e esta semana, num dia em que tive que almoçar pelo Chiado, resolvi ir até lá.

O Sea Me define-se como uma Peixaria Moderna. Tem um balcão com peixe, que penso que se pode comprar, e uma sala grande com mesas. Umas corridas, outras que permitem mais privacidade.

No site dizem que pretendem reinterpretar as antigas peixarias, transportando-as para um ambiente contemporâneo. Que pretendem de certa forma homenagear e integrar os conceitos de cervejaria, marisqueira e sushi bar.

Um espaço despretensioso e agradável. Pena o tecto ser tão baixo. Há várias hipóteses de escolha, mariscos, sushi, pratos, petiscos... Os preços não sendo muito baratos, são razoáveis - 4 a 6 euros os petiscos e 14-15 euros os pratos.

Fiquei-me pelos petiscos. Comi uma sopa rica de caranguejo com amêndoa, um carpaccio de atum, umas ostras panadas com panko e molho de mel e mostarda, um carapau alimado com batatas de molho frias e terminei com um leite creme com moscatel.

Tenho andado adoentada e a minha percepção do que como não está muito afinada, por isso não vou entrar em muitos detalhes, guardo-os para outra visita.

Gostei, mesmo muito do carapau alimado. Comi poucas vezes, umas duas vezes no Algarve, mas este estava muito saboroso. Gostei muito.

Gostei menos das ostras panadas, estavam muito secas e eu não senti o sabor das ostras.

Gostei do leite creme, soube-me muito bem. Tudo o resto estava bom.

Cheguei já tarde, já no final do período do almoço, e ainda havia bastante gente.

Mas gostei sobretudo do conceito. Tanto falamos de peixe, do nosso peixe, mas não surgem restaurantes contemporâneos à volta do peixe. Não há projectos. Claro que há o sushi-bar que têm surgido nos últimos anos. Neste caso, embora havendo sushi, não é um sushi bar. É de facto um conceito diferente à volta do peixe. O que acho muito interessante e com pernas para andar.
Abílio Neto

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:56 am    Assunto: Responder com Citação

Spice,

Será algo parecido a isto, mais ou menos?

http://www.cotizalia.com/emprendedores/2011/nuestro-publico-experto-gastronomia-exigia-20110208-64651.html

http://www.srmartin.es/web/inicio.php?lg=es

Tenho a coisa fisgada para a próxima volta a Madrid. (O problema vai ser agenda para tudo).

Abílio Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Spice Girl

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:59 am    Assunto: Responder com Citação

Talvez Abílio. Hoje voltei lá para jantar, completamente cheio - e é terça feira...

É um restaurante que tem todas as características para "pegar".

Hoje tirei fotografias e breve conto o que comi e as minhas impressões.
Spice Girl

MensagemEnviada: Dom Mar 06, 2011 12:55 am    Assunto: Responder com Citação

Gosto da Peixaria Moderna, acho que não é "mais um restaurante", mas um restaurante com características que o tornam bastante interessante e inovador, e que veio ocupar um espaço, que acredito (até pelo que vi das 2 vezes que lá fui), com muitos adeptos e que estava vazio. Já me tenho perguntado como é que ninguém ainda se tinha lembrado disso. Num país que apresenta o peixe como uma bandeira, que se gaba de ter peixe com uma qualidade excelente, que tem muitos restaurantes tradicionais à volta do peixe... como é que não tinha aparecido um projecto mais moderno, inovador... à volta do peixe?

Não posso também deixar de referir também a qualidade do site, que nos dá a informação toda de que necessitamos e vontade de lá ir:
http://www.peixariamoderna.com/

Aqui ficam algumas imagens e comentários relativos ao jantar que referi acima.

O destino inicial foi o balcão do peixe:

Começámos com umas ostras da Ria Formosa:

a que se seguiu uma simpática e fresca Quesadilla de marisco com salada de abacate e "pico de gallo"

e o Carapau alimado com batatas de molho frio
Como já referi acima, gosto muito deste prato, mas da primeira vez que comi não tinha o tomate cherry, e gosto mais delas sem o tomate. Não é que "implique" com o resto, mas esteticamente agrada-me mais e parece-me mais "autêntico" sem o tomate.

Seguiu-se aquele que para mim foi o prato mais fraco - Tártaro ménage à trois (atum salmão e bacalhau)
Gostei da idéia dos três tártaros, mas eles vêm sobre fatias de pão torrado. As fatias são muito grossas, custam a mastigar, não joga com a suavidade dos tártaros e não liga particularmente bem com eles...

Hosomaki de Aji (carapau gengibre e cebolinho)

Os vizinhos do lado estavam a comer... e achámos bonito e decidimos no final pedir um Choco com shisô em tempura preta.

E no final para adoçar a boca: Chocolate 3 texturas
Foi um bom final, gostei bastante.

Duas pessoas, dividimos tudo bebemos uma imperial e um refrigerante. Pagámos cerca de 45 euros pelo jantar, pouco mais de 20 euros por pessoas, parece muito razoável e uma boa relação qualidade preço ( e nem precisávamos de ter comido tanto...)

Espero que continuem a ter muito sucesso e deixo uma sugestão, sem retirar da carta algumas propostas mais criativas e/ou internacionais, penso que era muito interessante que incluíssem otros petiscos mais tradicionais à base de peixe e marisco (à semelhança do que fizeram com o carapau alimado). Teriam muito sucesso e, sendo aquela uma zona com muitos turistas, permitia, aqueles que o quisessem, tomar contacto com os nossos petiscos tradicionais.
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Fomos lá almoçar no sábado. Muito bom.

Comi a sopa de caranguejo e a Luósa o gaspacho.

Partilhámos as pataniscas de marisoc, que visualmente pareciam ter gordura a mais, mas estavam excelentes; as ovas à Bulhão Pato, muito boas; e o ceviche de peixe.

Continuámos com um sashmi de 15 peças, onde esteve o único ponto fraco; o atum era mediano e ainda por cima com forte "toque de frigrífico". Sabendo nós que o "teste do algodão" de restaurante que sirva sushi e sashimi é a qualidade do atum, é uma falha com algum peso. O carapau também não era dos melhores que já comi em sashimi, mas uns furos acima do atum. Os outros peixes excelentes - salmão, vieiras, robalo.

Acompanhámos com um branco alentejano que não conhecia e era a sugestão da semana, um vinho feesco e fácil que ligou bem com os vários pratos. Infelizmente não me lembro do nome.

Terminámos com boas sobremesas - eu a Maria Bolacha, a Luísa o leite creme.

Repito. muito bom e, para o que se come, em qualidade e quantidade, preços sensatos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.