NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum NovaCrítica-vinho.com
Forum de Discussão

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

10 coisas que Lisboa não tem… e devia ter

Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 7:48 pm    Assunto: 10 coisas que Lisboa não tem… e devia ter Responder com Citação

Achei graça a estas ideias publicadas na Timeout. O que acham?

No último ano, já se cumpriram vários desejos da Time Out: vários chefs conhecidos apostaram em conceitos baratos; a Starbucks abriu mais lojas; nasceu uma créperie; e o Chiado abriu os olhos à restauração. O que é que falta? Com esperança que alguém a ouça, Mariana Correia de Barros reuniu dez ideias que gostávamos de ver em Lisboa.

WHOLE FOODS É um daqueles conceitos que invejamos quando vamos a Inglaterra e aos Estados Unidos. Uma cadeia de supermercados biológicos como deve ser. Onde compramos legumes que cresceram sem aditivos, o leite da vaca que se alimentou em solos biológicos, um champô de origem natural e ainda levamos biscoitos para o cão. Orgânicos, claro está. Na Whole Foods há ainda refeições pré-cozinhadas, um restaurante e muitas explicações sobre o que faz bem à saúde.

RESTAURANTES DIGITAIS Se a moda pegar, já não vai ter de passar uma refeição inteira a acenar aos empregados. Com os menus electrónicos pode navegar na ementa até encontrar o prato certo. Um ecrã para cada mesa, com fotografias detalhadas, informações sobre a origem dos produtos e conselhos sobre vinhos que conjugam com a comida pedida. Se sobrar tempo ou estiver sozinho, pode jogar uma partida de xadrez ou Tetris. Cidades como Londres, São Paulo e Tel Aviv já aderiram, mas o alemão Baggers foi mais longe. Dispensou os empregados e montou uma pista de carrinhos pela qual envia os pratos para a mesa.

WAGAMAMA Uma cadeia de restaurantes inglesa, com origem asiática, onde a palavra de ordem é Noodles. Esses mesmos, os fios de massa (fininhos ou grossinhos) que alimentam os orientais. No Wagamama pode comê-los com tudo, ou optar pelos arrozes, as saladas e os pratos com pato, camarão e tofu. O conceito, baseado em servir comida boa e nutritiva num espaço simples (a fazer lembrar um bar), não tem porque falhar em Lisboa. É levar o nome à letra, (Wagamama significa teimoso e obstinado em japonês) e esperar pelo franchising.

VENDER DECORAÇÃO “Confere aí a conta: couvert, duas cervejas, um bitoque, uma omeleta, dois cafés, quatro pratos, um quadro e duas cadeiras”. Leu bem. Um restaurante onde pode comprar os copos, os talheres, as travessas. Toda a loiça que usou, ou melhor, igual à que usou. E porque há restaurantes que estão mesmo bem decorados, os mãos largas podem levar o estilo para casa. Queremos espaços que vendam também os móveis e os quadros das paredes. O Brasil já implementou a tendência. Podemos inverter papéis e desta vez deixar-nos colonizar.

RESTAURANTES COM PÁTIO PARA CÃES Era mudar a lei, aproveitar o quintal lá atrás e contratar um dogsitter. Três premissas necessárias para que os cães lisboetas pudessem acompanhar os donos à hora da refeição. Nos Estados Unidos, alguns espaços já têm pátios interiores onde os cães ficam à guarda de uma pessoa. Não há espaço para dar ração (só água) e é claro que nenhum prato pode passar pelo pátio. Mas funciona.

RESTAURANTES VIETNAMITAS No que toca à comida asiática, já contamos com uma lista aceitável. Chineses, japoneses, nepaleses, indianos, tailandeses... mas ainda faz falta um vietnamita. Dos mais típicos, com a verdadeira cozinha do país. Mais verde, mais fresca e também mais picante. Pedimos pato, frango, sabores agridoces e muita opção vegetariana. Sem esquecer a fusão entre os sabores chineses e franceses. Já agora, podia seguir a tendência de alguns espaços no estrangeiro e deixar-nos levar as próprias bebidas.

DOGGY BAG PARA VINHOS
Poupamos na garrafa de vinho e pedimos só um copo. Mas antes de terminar o prato principal, já não resta nem um golo. E pedir uma garrafa é um exagero. Tal como as embalagens conhecidas como doggy bags, para levar os restos de comida, queremos o mesmo sistema para o vinho. As garrafas são vedadas com nova rolha, postas dentro de um saco e podem ser bebidas nos dias seguintes. Se alguns países estrangeiros já têm (incluindo a purista França), porque não nós?

BAR SELF SERVICE O conceito é tão simples quanto prático: um frigorífico recheado de garrafas, de onde o cliente retira as próprias bebidas. A ideia nasceu em Amesterdão, com o Minibar: um espaço onde uma das paredes é forrada com 45 pequenos frigoríficos de portas transparentes. Partindo da ideia dos mini-bares dos quartos de hotel, a cada cliente é dada uma chave correspondente a um dos frigoríficos. E no final paga a conta. Para acompanhar, os snacks são de borla.

RESTAURANTES PARA CRIANÇAS Não aqueles onde há dois baloiços para entreter dez crianças ao mesmo tempo. Aí, a berraria ainda é pior. Restaurantes exclusivos para os miúdos. Onde as mesas e cadeiras são feitas ao tamanho, há espaço de sobra para brincar, já que todo o restaurante serve de playground. E há quem olhe pelas crianças, obviamente. Um exemplo perfeito é o sul-coreano Kids Café Piccolo, que tem uma biblioteca, uma loja e um mini ginásio feito à medida dos mais pequenos. Seria um sucesso.

RESTAURANTES DESPORTIVOS Federer passou às meias-finais do Wimbledon. Valentino Rossi conseguiu mais uma Pole Position. O Liverpool marcou o terceiro golo. A informação chegou ao mesmo tempo a todos os que estavam sentados no The Sports Cafe, em Glasgow. Com mais de 70 ecrãs, não foi difícil. Devíamos ter o mesmo em Lisboa. Um restaurante dedicado às várias modalidades desportivas e ao futebol de vários países, de preferência com ecrãs sintonizados no canal escolhido pelo cliente (para evitar a confusão que se vê na imagem...).

http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=4889
Alex.S

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que deveria ter também as estradas arranjadas, pessoas mais bem educadas, cultura a metade do preço ou mesmo grátis e aberta até ás tantas (como fazem já aqui ao lado), entre outras coisas.

Laughing

"O sal é o Caviar dos Pobres!" Brillat Savarin
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 1:08 am    Assunto: Responder com Citação

Há na lista muita coisa quase tudo) que acho que não precisamos muito... ou mesmo nada.

Já uns bons restaurantes vietnamitas, gostava muito. Very Happy
Artur Hermenegildo

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

Eu voto no Wagamamas, de facto era uma excelente ideia.
José Tomáz Mello Breyner

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação

E no Wole Foods ?
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu até gosto do Whole Foods. É um excelente supermercado comparado com os "outros normais", uma excelente apresentação dos produtos, muita variedade e qualidade. Dá gosto passear lá até, mesmo que não se vá comprar. Isto por comparação com grande parte dos supermercados de produtos biológicos que em geral têm uma variedade bem mais reduzida e alguns até parecem feitos para quem acha que comer é "remédio" e não tem gosto nisso. Mas é caro também...

Claro que gostava de um Whole Foods. Um bom Whole Foods. Mas tendo em conta que nem temos supermercados "normais" que sejam, de facto, de um nível muito elevado. E que os muito bons até são pouquíssimos. Não vejo consumidores para um Whole Foods. É que nem equivalentes temos nos "normais". Acho que primeiro temos que ter supermercados "normais" muito bons e excelentes.

(Uma ressalva estou a comparar com o de Londres de Kensington High Street que é excelente, no do Soho entrei e saí, não deu para avaliar, e nos outros 4 ou 5 que há em Inglaterra nunca fui. Também nunca fui nos USA. De qualquer forma mesmo que não sejam todos iguais, imagino que estejam à altura dos melhores dos "normais" para a mesma localização e público alvo.)
Spice Girl

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2011 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Só para ilustrar o que digo...

Isto é um dos espaços com pão no Whole Foods - logo à entrada da porta. Onde há sempre muitas variedades para comprar e provar:

Esta é a sala climatizada onde estão alguns dos queijos. Os que não precisam estão fora.

As fotos estão mázinha. Não são muito abertos a fotos. Uma vez perguntei se podia tirar da sala dos queiios porque nunca tinha visto nenhuma assim num suermercado (já vi em lojas dedicadas a queijo, num supermercado, não) e é impressionante. Disseram-me que não. Estas foram tiradas discretamente com o tm.
jakub

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2011 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação

E não acham que faltam restaurantes que elogiassem melhores produtos nacionais de forma simples? Eu adoraria de poder provar um simples carpaccio de 3 raças bovinas mais caraterísticas do país, depois seguir com belo robalo da costa ao sal de Tavira servido com grelos de Carapelhos e batata doce de Aljezur, e comer uma bela meloa da ilha de Santa Maria. Simples, sem muita elaboração, pratos com verdadeiros sabores de Portugal. Eu sei que há cozinheiros que trabalham muito com os melhores produtos regionais, mas criam pratos de autor, as vezes muito complexos.

Restaurantes vietnamitas existem em abundância em Varsóvia, a cidade em que cresci. Os Vietnamitas são a minoria mais bem representada em Varsóvia, logo depois de Ucranianos. E sabem, por serem tantas e serem mais barracas com comida rápida do que verdadeiros restaurantes com verdadeira comida vietnamita, não sinto nenhumas saudades de saigon crepes nem outras "falsas especialidades". Hoje em dia talvez já haja bons restaurantes que representassem bem a fabulosa comida daquele país, quem sabe... É a mesma tristeza que sinto em relação aos restaurantes chineses de Lisboa, you know what I mean? ;)

J
Fugo

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2011 12:51 pm    Assunto: Restaurante vietnamita Responder com Citação

Existe um restaurante de comida vietnamita em Paço D'Arcos há bastantes anos, na rua dos restaurantes Dízima, Os Arcos, etc. ao pé de uma farmácia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    NovaCrítica-vinho.com - Índice do Fórum -> Gastronomia Todos os horários são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.